quinta-feira, 8 de março de 2012

POR QUE OS JUDEUS AINDA HOJE NÃO ACEITAM JESUS COMO O "MESSIAS"?


O Artigo foi escrito por um rabino e nos permite entender melhor o ponto de vista de nossos irmãos mais velhos.

Claro que em Jesus todos os argumentos afirmados caem por terra!
Sendo Jesus DEUS e não apenas homem, ELE deu a verdadeira interpretação às sagradas escrituras do Antigo Testamento, ponto de partida, chegada e interpretação da fé judaica.
Cada argumento apresentado tem vasta e fundamentada resposta na teologia cristã. O tempo e o espaço não permitem colocar aqui.
Alem disso, algumas afirmações abaixo não corresponderem à verdade da doutrina católica e parecem ser interpretações e impressões pessoais.
***

Por: Shraga Simmons, rabino nos Estados Unidos.
1. Jesus não preencheu as profecias messiânicas
2. O Cristianismo contradiz a teologia judaica
a – D-us em três? A ideia cristã da trindade quebra D-us em três seres separados: o Pai, o Filho e o Espirito Santo.
b - Um homem como deus? Os cristãos acreditam que D-us veio à terraem forma humana, como disse Jesus: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).
O Judaísmo diz que Messias nascerá de pais humanos, com atributos físicos normais, como qualquer outra pessoa. Não será um semideus, e não possuirá qualidades sobrenaturais. De fato, em cada geração vive um indivíduo com a capacidade de tornar-se o Messias. (veja Maimônides – Leis dos Reis 11:3).
C – Envolvimento no mundo físico. O Cristianismo frequentemente trata o mundo físico como um mal a ser evitado. Maria, a mais sagrada mulher cristã, é retratada como uma virgem. Padres e freiras são celibatários. E os mosteiros estão em locais remotos e segregados. Em contraste, o Judaísmo acredita que D-us criou o mundo físico não para nos frustrar, mas para nosso prazer.
3. Jesus não personifica as qualificações pessoais do Messias
a – Messias como profeta. Jesus não foi um profeta. A profecia apenas pode existir em Israelquando a terra for habitada por uma maioridade de judeus.
b- Observância da Torá. O Messias levará o povo judeu à completa observância da Torá.
4. Versículos bíblicos “referindo-se” a Jesus são traduções incorretas
5. A crença judaica é baseada na revelação nacional
Das 15.000 religiões na História Humana, apenas o Judaísmo baseia sua crença na revelaçãonacional – i.e., D-us falando à toda a nação. Se D-us está para iniciar uma religião, faz sentidoque Ele falará à todos, não apenas a uma pessoa. O Judaísmo é a única entre todas as grandesreligiões do mundo que não confia em “reivindicações de milagres” como base para estabelecer uma religião. De fato, a Torá afirma que D-us às vezes concede o poder de “milagres” a charlatões, para testar a lealdade judaica à Torá (Devarim 13:4). Maimônides declara (Fundações da Torá, cap. 8): “Os Judeus não creram em Moshê (Moisés), nosso mestre, por causa dos milagres que realizou. Sempre que a crença de alguém se baseia na contemplação de milagres, tem dúvidas remanescentes, porque é possível que os milagres tenham sido realizados através de mágica ou feitiçaria. Todos os milagres realizados por Moshê no deserto aconteceram porque eram necessários, e não como prova de sua profecia”. Qual era então a base da crença judaica? A revelação no Monte Sinai, que vimos com nossos próprios olhos e ouvimos com nossos ouvidos, não dependendo do testemunho de outros… como está escrito: ‘Face a face, D-us falou com vocês…’ A Torá também declara: ‘D-us não fez esta aliança com nossos pais, mas conosco – que hoje estamos todos aqui, vivos.’ (Devarim 5:3).”O Judaísmo não são os milagres. É o testemunho da experiência pessoal de todo homem, mulher e criança”.
6. Judeus e gentios
O Judaísmo não exige que todos se convertam à religião. A Torá de Moshê é uma verdade paratoda a Humanidade, seja judia ou não. O Rei Salomão pediu a D-us para considerar as precesde não-judeus que vão ao Templo Sagrado (Reis I, 8:41-43). O profeta Yeshayáhu refere-se ao Templo Sagrado como uma “Casa para todas as nações”. O serviço no Templo durante Sucot realizava 70 oferendas de touros, correspondendo às 70 nações do mundo. De fato, o Talmud diz que se os romanos tivessem percebido quantos benefícios estavam conseguindo do Templo, jamais o teriam destruído. Os judeus nunca buscaram ativamente converter as pessoas ao Judaísmo, porque a Torá prescreve um caminho correto para que os gentios o sigam, conhecido como “As Sete Leis de Nôach”. Maimônides explica que qualquer ser humano que observe fielmente estas leis morais básicas recebe um lugar apropriado no céu. 1. Creia em D-us – não adore ídolos. 2. Respeite D-us e ame-O. Não blasfeme Seu nome. 3. Respeite a vida humana – não mate. 4. Respeite a família – não cometa atos sexuais imorais. 5. Respeite os direitos e a propriedade dos outros – não roube. 6. Estabeleça tribunais para a manutenção da justiça. 7. Respeite todas as criaturas – não coma a carne de um animal enquanto ele ainda está vivo.
7. Trazendo o Messias
De fato, o mundo está desesperadamente necessitado da Redenção Messiânica. A guerra e apoluição ameaçam nosso planeta; o ego e a confusão estão erodindo a vida familiar. Na mesma extensão em que estamos conscientes dos problemas da sociedade, é a extensão em que ansiamos pela Redenção. Como declara o Talmud, uma das primeiras perguntas que um judeu recebe no Dia do Julgamento é: “Você ansiou pela vinda do Messias?” Como podemos apressara vinda de Mashiach (Messias)? A melhor maneira é amar generosamente toda a humanidade, cumprir as mitsvot da Torá (da melhor maneira que pudermos) e encorajar outros para que as cumpram também. O Mashiach pode chegar a qualquer momento e tudo depende de nossas ações. D-us estará pronto quando estivermos. Pois, como disse o Rei David: “A Redenção chegará hoje – se derem atenção à Sua voz”.

Nenhum comentário: