sexta-feira, 16 de março de 2012

LITURGIA DIÁRIA - JESUS RESUMIU OS MANDAMENTOS EM APENAS DOIS.


Primeira Leitura: Oséias 14, 2-10
Naqueles dias:
2Muni-vos de palavras (de súplicas) e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios. 3O assírio não nos salvará, não mais montaremos nossos cavalos, e não mais teremos como Deus obra alguma de nossas mãos, porque só junto de vós encontra o órfão compaixão. 4Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração, (porque minha cólera apartou-se deles). 5Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo. 6Seus galhos estender-se-ão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano. 7(Os de Efraim) virão sentar-se à sua sombra. Cultivarão o trigo. Crescerão com a vinha. E serão famosos como o vinho do Líbano. 8Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto. 9Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam. - Palavra do senhor.

Salmo Responsorial(80)

REFRÃO: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus! 1. uma lei que foi imposta a José, quando ele entrou em luta com o Egito. Eis que ouviu uma língua desconhecida: Aliviei os seus ombros de fardos, já não carregam cestos as suas mãos, na tribulação gritaste para mim e te livrei; da nuvem que troveja eu respondi, junto às águas de Meribá eu te provei. - R.
2. na tribulação gritaste para mim e te livrei; da nuvem que troveja eu respondi, junto às águas de Meribá eu te provei. Escuta, ó povo, a minha advertência: Possas tu me ouvir, ó Israel! - R.
3. Não haja em teu meio um deus estranho; nem adores jamais o deus de outro povo. Sou eu, o Senhor, teu Deus, eu que te retirei do Egito; basta abrires a boca e te satisfarei. - R.
4. Oh, se meu povo me tivesse ouvido, se Israel andasse em meus caminhos! - R.
5. Eu o teria alimentado com a flor do trigo, e com o mel do rochedo o fartaria. - R.
Evangelho: Marcos 12, 28-34

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 28Achegou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. 31Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe. 32Disse-lhe o escriba: Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele. 33E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios. 34Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


 Homilia - Pe Bantu
Essa foi uma pegadinha ou uma armação para pegar Jesus? Os escribas eram os intelectuais, eles dominavam aquela complicada escrita e conheciam a lei. Sua pergunta foi tão sincera que o próprio Jesus reconheceu.
Quanto à resposta de Jesus, acho que ela merece uma explicação detalhada. "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito, de todo o teu entendimento(em outros evangelistas) isso quer dizer: Amar a Deus com toda a minha vontade, com toda minha juventude, sem medir esforços, por exemplo para ir à missa num dia de chuva, não ter preguiça de rezar, de ajudar na igreja se eu puder , de ensinar a palavra de Deus aos outros, etc. Em outros evangelistas, aparece a frase: "com todo o teu entendimento" O que significa o seguinte: Se eu não sei que uma coisa é pecado e eu fizer essa coisa, eu não pequei, mas se eu estou sabendo que aquilo é pecado e eu o fizer, meu pecado será maior. Exemplo: Nunca disseram a um jovem que a masturbação é um pecado contra a castidade. Se ele faz isso, não está pecando. Ao contrário, outro jovem que está consciente de seu erro e o comete, estará pecando. Vejam. Quanto mais eu conheço a lei de Deus, mais aumenta a minha responsabilidade. Porque eu estou ciente do que estou fazendo. Eu faço, repito, volto ao padre e confesso. Peco de novo. Seria o caso de um psiquiatra. Não eu não disse que você está ficando louco(a). Porque no Brasil quem procura um psiquiatra, é louco. Então seria o caso de procurar um sacerdote para acompanhar o seu problema. Meu irmão, minha irmã. Se estou falando do seu caso, por favor não desista de ser cristão, ou cristã, só porque está sendo difícil vencer este seu defeito de personalidade. Deus quer o nosso esforço para vencer os nossos defeitos. E você está se esforçando, tentando ser cristão ou cristã. Continue lutando bravamente. Mesmo se o padre maravilhoso com quem você se aconselha não resolveu o seu problema, seja firme! Um dia você vai conseguir vencer tudo isso que o está impedindo de ser um (a) cristão como todas as outras pessoas.
            Amar a Deus de todas as tuas forças. Significa que eu vou me dedicar às coisas de Deus de acordo com a minha saúde, meu estado físico, e a minha idade, etc. Exemplo: Hoje é domingo, você está doente e não pode ir à missa. Você não pecou. Agora, o seu amigo, em plena saúde, e que mora razoavelmente perto da igreja, faltou à missa. Então ele pecou.
            Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não é sair por aí dando beijinho nos "caras" que você encontrar. Este mandamento do Mestre quer nos dizer que devemos desejar para os outros, exatamente o mesmo que desejamos para nós. Se eu estou lavando a louça na minha casa. O meu copo preferido eu lavo bem lavado. Os demais copos, eu lavo de qualquer jeito, eu não estou amando os meus próximos mais próximos como a mim mesmo. Você concorda? Ou sem corda?

Nenhum comentário: