terça-feira, 30 de novembro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - PESCADORES DE HOMENS


Primeira Leitura: Romanos 10, 9-18

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos, 9Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação. 11A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido (Is 28,16). 12Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam, 13porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,5). 14Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? 15E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)? 16Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação (Is 53,1)? 17Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo. 18Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Sl 18,5). - Palavra do Senhor.

Evangelho: Mateus 4, 18-22

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 18Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 19E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. 20Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. 21Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, 22e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram. - Palavra da salvação.


O Evangelho dessa sexta-feira difere da temática desta semana, na qual estamos refletindo sobre o fim dos tempos. A exceção foi aberta porque hoje é o dia de um santo muito querido: Santo André.
Das passagens em que André é citado nos Evangelhos, a Igreja escolheu aquela em que ele foi chamado para ser "pescador de homens". Ele era irmão de Simão Pedro, e foi um dos primeiros a ser chamado para fazer parte da seleção de Jesus. Estava pescando com seu irmão no momento em que ambos foram convocados por Jesus.
No Evangelho de João, André é citado 4 vezes. Mas é durante a multiplicação dos pães, a única cena em que vemos André se pronunciar a Jesus: "Está aqui um menino que tem 2 pães de cevada e dois peixes. Mas que é isto para tanta gente?" (Jo 6,8-9)
Diz a tradição que sua marca registrada era a coragem e a alegria. Ele morreu mártir, numa cruz em forma de X, na Acáia, após ter pregado o Evangelho e fundado igrejas na região do Mar Cáspio e Negro.
Neste dia de Santo André, Jesus vem "interrompê-lo" no seu trabalho para chamá-lo: "Segui-me. E eu farei de vós pescadores de homens." Esse chamado também é para mim e para você. Jesus não buscou pessoas sábias, nem ricas... não procurou pessoas desocupadas, nem tampouco preparadas para entender a sua mensagem... não buscou guerreiros armados, nem pediu o currículo... Apenas fez o que diz aquela linda canção...
"Senhor, tu me olhaste nos olhos... a sorrir, pronunciastes meu nome... lá na praia, eu larguei o meu barco... junto a Ti, buscarei outro mar..."

Jailson Ferreira
jailsonfisio@hotmail.com

Nenhum comentário: