sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"NÃO ENTREGUE A DEUS OS PROBLEMAS, MAS SIM A ORAÇÃO.

Padre Silvio César


Quando amamos alguém, não o julgamos, pois é bom estar perto de quem nos faz bem. Jesus é mais do que isso, pois Ele se apaixonou por nós com um amor de predileção, que brota de Suas entranhas. O Senhor não desiste de nós! Muitas vezes, diante das dificuldades, temos vontade de desistir, mas o Senhor não nos abandona. “Hoje é o dia que o Senhor reservou para nós! Quando nos descobrimos as situações tornam mais fáceis, muitas vezes esbarram situações de decadência. Não precisamos camuflar algumas situações diante de Jesus. Eu vos dei uma terra que não lavrastes, cidades que não edificastes e nas quais habitais, vinhas e olivais que não plantastes e cujos frutos comeis. Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o de coração íntegro e sincero. Lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram do outro lado do rio † Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.
Contudo, se vos desagrada servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram no outro lado do rio ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. O povo respondeu: “Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a deuses alheios.
Pois o Senhor, nosso Deus, foi quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes sinais diante de nossos olhos e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é nosso Deus”. Então Josué disse ao povo: “Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas transgressões e pecados. Se abandonardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós e, depois de vos ter tratado tão bem, vos tratará mal e vos aniquilará”.
O povo, porém, respondeu a Josué: “Não! É ao Senhor que serviremos”. Josué então disse ao povo: “Sois testemunhas, contra vós mesmos, de que escolhestes o Senhor para servi-lo?” Eles responderam: “Sim! Somos testemunhas!” — “Sendo assim”, disse Josué, “tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel”. O povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor, nosso Deus, e obedeceremos à sua voz” (Josué 24, 13-24).
"Você pode fazer tantas coisas absurdas, mas quando há o arrependimento, o Senhor sorri para você"
Moisés tornou-se o intercessor daquele povo, ele foi ao encontro de Deus. Da mesma forma, quando perdermos a nossa fé, existem os padres e a Canção Nova para nos reanimar. É muito fácil falar da Misericórdia de Deus quando está tudo bem. Não podemos ser católicos somente quando está tudo bem; precisamos ser católicos nas provações também. Moisés viveu esta experiência com o povo e nos ensinou a realizar a missão que Deus nos pede agora. Você pode fazer tantas coisas absurdas, mas quando há o arrependimento, o Senhor sorri para você e diz: "Você fez tantas coisas, mas há uma que você ainda não viu". Com o Senhor não precisamos ter medo. Você se sente infeliz? Jesus é a fonte da esperança que não pode faltar no coração das pessoas. Podemos ficar tristes, mas nunca devemos perder a esperança, pois o maligno quer derrubar você de várias maneiras. O inimigo de Deus quer semear e alimentar a descrença; não recorra ao que é mais fácil. Josué nos diz que não busquemos outros deuses, pois Deus é "ciumento". A história do Senhor é sempre uma novidade para nós. Quando está tudo bem, presenciamos algumas surpresas. A nossa alma tem sede de Deus como uma planta sedenta por água. Proclame: "Senhor, eu quero ser um adorador. Eu quero ser melhor", pois é o desafio de todos os dias. Em nosso ponto de desequilíbrio, mostramos ao Senhor o quanto amamos. A experiência do matrimônio é a mesma da nossa aliança com Deus. Se você errou, peça perdão ao Senhor, pois Ele sempre estará ao nosso lado. Seja melhor hoje! Temos facilidade de desordenar as situações, por essa razão, não conseguimos dar o passo. Deus grita ao nosso coração: "Quem precisa mudar é você!". Não é fácil proclamar a santidade, pois ela exige a renúncia. Se algo não deu certo, se você feriu alguém e não foi o canal da graça do Senhor para essa pessoa e começou a seguir outros deuses, saiba que o manual da nossa santidade é a Palavra de Deus. O Catolicismo funciona na cabeça e no coração. Quando tudo parecer um caos, devemos levantar a bandeira da certeza, pois o mundo que precisa mudar está dentro de nós. É maravilhoso viver a experiência com o Senhor.
"Não peça a Jesus que resolva o seu problema, mas que você o entenda"

Todo o contexto da Sagrada Escritura leva à liberdade. Precisamos estar atentos nas nossas atitudes, pois não podemos entregar as nossas vidas ao abandono. O Senhor nos permite atravessar o deserto. "Quando o sofrimento bater à porta, abra-a" (Padre Fábio de Melo). Não peça a Jesus que resolva o seu problema, mas que você o entenda. O sofrimento entra na nossa vida de maneira elegante, não podemos esperar Deus de maneira passiva. Hoje é o tempo que o Senhor lhe concede. Não queira que as pessoas olhem para você como uma placa escrita: "Eu sou o problema". Mostre as maravilhas de Deus.São Francisco, no momento da doença, disse: "Neste momento no qual a carne dói, louvo ao Senhor". Ele quis dizer: "Não somos donos de nós mesmos". Não entregue a Deus os problemas, mas sim a oração. O Pai estava pronto para aniquilar o povo, mas Moisés interveio, pois o Senhor nos prometeu uma vida longa. Deus escutou o apelo daquele homem. Senhor, queremos crescer como homens de Deus, queremos viver como um templo de santidade.






Transcrição e adaptação: Thaís Capucho.
Cancaonova.com

Nenhum comentário: