quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"ESPORTE É ESCOLA DE VALORES HUMANOS E CRISTÃOS"


VATICANO, 16 Nov. 10 / 12:23 pm (ACI).- Ao receber este meio-dia (hora local) um grupo de professores de esqui italianos, o Papa Bento XVI assinalou que quando for praticado com paixão e ética, o esporte se converte em uma escola de valores humanos e cristãos.Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu ao ministro dos Assuntos Exteriores da Itália, Franco Frattini, por seus esforços para que muitos católicos, recentemente atacados em Bagdá, tenham podido ser acolhidos prontamente nesse país.Sobre o esporte, o Papa afirmou que "se for praticado com paixão e sentido da ética, além de exercitar um espírito de sã competição, converte-se em uma escola para aprender e aprofundar valores humanos e cristãos. Mediante a atividade esportiva, a pessoa entende melhor que seu corpo não pode ser considerado um objeto, mas através da corporeidade se expressa a si mesmo e entra em relação com outros"."Desta maneira, o equilíbrio entre a dimensão física e a espiritual leva a não idolatrar o corpo, mas a respeitá-lo, a que não seja um instrumento que deve ser potencializado a todo custo, inclusive utilizando médios ilícitos", acrescentou.
Bento XVI disse logo que ao esquiar na montanha, "contemplando a criação, o ser humano reconhece a grandeza de Deus, fonte última do próprio ser e do universo, não se deve esquecer que a relação com a criação é um elemento importante para o desenvolvimento da identidade humana, e nem sequer o pecado do homem eliminou sua tarefa de ser guardião do mundo. Também a atividade esportiva pode ser concebida e vivida como parte desta responsabilidade"."Os avanços na ciência e a tecnologia dão aos seres humanos a oportunidade de intervir e manipular a natureza, mas o risco, sempre presente, é querer substituir o Criador e reduzir a criação a um produto de uso e consumo", advertiu."Qual é, entretanto, a atitude correta a ser assumida?", perguntou o Papa. "Sem dúvida, a de um profundo sentimento de gratidão e reconhecimento, mas também de responsabilidade na preservação e cuidado da obra de Deus.
O esporte ajuda a alcançar estes objetivos, que afetam o estilo mesmo de vida, que se orienta segundo o equilíbrio, a auto-disciplina e o respeito. Em particular, para vocês, o contato com a natureza é um motivo para cultivar um profundo amor pela criação de Deus". Bento XVI ressaltou que o papel dos professores de esqui "é importante para uma formação esportiva sã e para uma educação ao respeito do meio ambiente. Trata-se de uma tarefa que não deverá ser realizada isoladamente, mas com as famílias, especialmente quando seus alunos são menores de idade, e em colaboração com a escola e as outras realidades educativas".Finalmente o Papa disse que "também é importante seu testemunho de fiéis leigos, que no contexto da atividade esportiva, outorgam o justo relevo aos momentos fundamentais para a vida de fé, especialmente a santificação do domingo como dia do Senhor".

Nenhum comentário: