quinta-feira, 11 de novembro de 2010

APRENDER A SEPARAR DUAS COISAS:CONSEQUÊNCIA E CULPA.A CULPA, NÃO PRECISAMOS CARREGAR.


Mat 18,15-18.


Continuamos hoje a refletir sobre a necessidade do Perdão em nossa vida.Um outro problema que pode acontecer é não perdoarmos a nós mesmos, ainda que tenhamos recebido o perdão de Deus e da outra pessoa.

Mesmo que o seu erro traga conseqüências eternamente dolorosas, você precisa aceitar que foi perdoado. Isto não é entusiasmar-se com a desgraça. Isto é amar a si mesmo, na medida em que Deus deseja. Você pode até sentir tristeza pela existência de algum mal, mas, apesar disso, deve aprender que sempre existe a chance do recomeço. Na arte do perdão, devemos aprender a separar duas coisas: conseqüência e culpa.

A conseqüência, não podemos evitar; mas a culpa, não precisamos carregar.É importante que, após o reconhecimento do erro e de pedirmos o perdão a Deus, também nos perdoemos! Se não nos perdoarmos, ficaremos “remoendo” o erro, por mais que já tivermos recebido o perdão da outra pessoa e de Deus. E isso não é bom!O dia pode tornar-se uma corrida de obstáculos que exige coragem e determinação. Às vezes vem a tentação de procurar o caminho mais fácil, isto é, evitar as dificuldades, contornar os obstáculos.

Porém isto não resolve os problemas e deixa uma sensação de fracasso e incapacidade.O melhor é procurar fora de si à força suficiente para superar todas as barreiras. Procurando em Deus a força que falta, descobre-se dentro a coragem necessária. Cada obstáculo superado é um treinamento que dá mais coragem para ir em frente e superar todos os outros.O medo do futuro traz à lembrança o fracasso do passado.

O momento presente vivido com coragem nas dificuldades destila na alma todo o positivo da vida passada, presente e futura.Se o nosso amor é dirigido apenas às pessoas que também nos amam, este amor ainda não é perfeito.Devemos amar sem nenhuma distinção, devemos amar como Deus ama.Ele manda chuva e sol aos bons e aos maus, porque Ele vê dentro do coração, e sabe que todos podem aperfeiçoar o amor latente em cada um.

A perfeição do amor está em ir além dos limites. "Amar a quem nos odeia, fazer o bem a quem nos faz o mal, orar pelos que nos perseguem"...(Mat 5, 43-49). Esta é talvez a tarefa mais árdua para um cristão, porém não é impossível e o próprio Jesus deu o exemplo. E depois dele muitos dos seus seguidores.Só quem ama com perfeição alcança a felicidade perfeita.


Ad Jesum per Mariam!
Com minha pobre benção.
Pe. Emílio Carlos Mancini.+

Nenhum comentário: