quinta-feira, 18 de novembro de 2010

COMO SER CRISTÃO HOJE?


Perguntar pelo jeito de ser cristão hoje é sempre uma inquietação que nos assola a alma. Cotidianamente somos bombardeados por notícias que exemplificam o ódio, o rancor, a maldade que há no coração de alguns seres humanos. E, então, como dar uma resposta autêntica a violência que assombra nossas famílias, ao descaso para com a Mãe Terra, o Meio Ambiente, que não está sendo levado em consideração. Como ser Cristão hoje?

Esta semana ocorreu a reunião do G-20 (1). O assunto em destaque foi o monetário, nada mais justo, visto que o mundo está numa crise econômica, Porém, será que a questão da Natureza, do Meio Ambiente entrou ou raspou a pauta? Será que nesta reunião se pensou a questão das conseqüências do que significa para o Meio Ambiente as toneladas de poluição que as indústrias de seus respectivos países jogam na atmosfera? E, em nossas casas, o que fazemos com o que produzimos de lixo? Reciclamos?Este dois exemplos a cima apenas aponta o modo de ser cristão hoje. Mas, então ser Cristão é apenas reciclar e falar de meio ambiente, não só. O cristão como Filho da Luz, irmão de toda criatura respeita tudo e a todos sem distinção e por isso ama porque ama. O Cristão por meio de seu exemplo provoca os seus iguais para que também façam o mesmo.Quando estávamos aproximando do ano de 2000 surgiram vários boatos de que o mundo iria acabar. Pergunto: Acabou? Não! Com certeza algumas daquelas pessoas que falaram aquilo não vivem mais. Essa semana, numa de minhas conversas informais no horário do almoço escutei algo parecido.
Existe uma profecia dos Incas, ou será dos Maias, bem, não importa, de que o mundo iria acabar no ano de 2012. Ops! Está próximo. Calma! Não vai ficar louco e sair vendendo tudo e anunciando o fim do mundo. Digo estes dois exemplos do fim dos tempos para relembrar que também Jesus Cristo anunciou que o fim estava próximo. Mas, de que fim estava falando?Para Jesus Cristo, naquele momento era o fim de seu período cronológico na terra, no entanto para nós hoje, para o cristão autêntico o fim está próximo.
O fim da violência, o fim do ódio, o fim da corrupção e da maldade. A primeira coisa que lhe vem a mente é pensar que estou louco, ou que sou utópico. Não. O fim está próximo de tudo isso se nós formos cristãos autênticos.Então, como ser cristão autêntico hoje e anunciar o fim para a violência, para a maldade, para o ódio?

Primeiramente precisamos ter claro em nossas mentesde que
o modo de ser Cristão é o do seguimento do Evangelho, ou seja, Amar, amar e amar e, nada mais. Quando apenas amamos nos tornamos testemunhas deste amor, somos testemunhas vivas e, portanto exemplo. Fácil! Não. Muito difícil, porque nos violentarão, nos odiarão, tentarão nos convencer do contrário, porém o mesmo Senhor que nos chamou, nos fortalecerá e estará conosco.“Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater.
Todos vos odiarão por causa de meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”(2)Com estas palavras de Cristo temos a certeza do amparo divino. No entanto, devemos nos resguardar de toda vangloria, pois poderíamos pensar de que somos melhores por termos amado, provocado a paz, nas empresas termos sido sinais de bondade e transformação, termos sido amantes do Meio Ambiente. Tudo isso devemos fazer enquanto co-responsáveis para que o Reino de Deus aconteça já aqui na terra. E, como dizia Francisco de Assis: “Fizemos o que devíamos ter feito”.


Este artigo foi publicado primeiramente no Blog do Frei Maffei, OFM.

(1)O G-20 é um grupo de países em desenvolvimento criado em 20 de agosto de 2003, na fase final da preparação para a V Conferência Ministerial da OMC, realizada em Cancun, entre 10 e 14 de setembro de 2003.

O Grupo concentra sua atuação em agricultura, o tema central da Agenda de Desenvolvimento de Doha. (Disponível em http://www.geomundo.com.br/geografia-30144.htm )

(2) Lc 21,14-15,17-19.

Fonte:padre emilio carlos

Nenhum comentário: