terça-feira, 23 de novembro de 2010

CARISMAS CONFIRMADOS


"Confirmai, Senhor, o que em nós realizastes"
(Preces das Laudes do dia de hoje, 15/10/2010Dia de Santa Teresa Doutora)

"Meu filho: não é a água que confirma o mar. A onda, o sal e a profundidade progressiva denunciam que aquelas águas são diferentes das demais" (Locução interior desta manhã de 15/10/2010)

Um carisma não sobrevive nessa terra senão for confirmado na vida das pessoas envolvidas com ele.Um carisma "cura o seu tempo" e, o tempo curado deve confirmar o carisma e o chamado. Caso contrário, tudo é utopia ou esforço humano que com certeza se esvaziará e desaparecerá.
Realmente não é fácil entender "o que Deus quer". Não estamos vivendo um plano humano, fácil de se explicar. Estamos sob a Graça de Deus e, Graça não se explica, se vive.
Assim é um carisma. Ele deve "viver" e se desenrolar na vida daqueles que foram agraciados com tal presente. E, a autenticidade deste dom deve ser confirmado na pessoas que vivem sob este carisma e nas pessoas que "de longe" vivem esta Graça.
Confirmar é tornar firme e, firmar um carisma na própria vida pode levar anos. Não se confirma o carisma que eu tenho em alguns dias ou meses.Leva-se tempo e gasta-se paciência. Quem tem um carisma consigo nunca conseguirá fazer economia de esperança.
O começo de um carisma é como o nascimento de uma criança: dá medo, mas é gostoso. Todos (papai, mamãe, titio, vovó, padrinho, madrinha) se "juntam" para celebrar o nascimento e contemplar o neném. Mas, os dias vazios, as noites cansativas e meses de esforço que sucedem o nascimento vão "complicando" e, naturalmente há um afastamento daqueles que não "compõe aquela família". E é justamente este o momento inicial do processo de confirmação do carisma. Se ele realmente for meu carisma eu fico e cuido. Se não for, não consigo suportar.

Observação: é fato. Pessoas que não tem o mesmo carisma, muitas vezes, desenvolvem doenças dentro de uma comunidade. Nas mulheres costumam se desenvolver problemas nos ovários, descontrole menstrual e terríveis dores de cabeça. Nos homens, surge uma "raiva" e uma "rebeldia" descontroladas.Tudo isso, somados ao estresse e solidão causados pela "forçação de barra"
Comprovar o nosso carisma supõe pregações, momentos de oração ou serviços de evangelização e pastoral. O carisma se manifesta nestes momentos mas, a confirmação do carisma não se dá através do que eu faço. Antes de tudo, ele deve se confirmar através daquilo que eu sou, na descoberta de mim mesmo e no processo de santidade que se desenrola a partir da revelação do carisma.

Manter um carisma não é fácil. Sozinho não se vai tão longe. Como o mar precisa do vento para produzir as ondas, assim é um povo que recebe um carisma: necessita do vento da Graça, o Espírito Santo, para confirmar que fazem parte de uma "água diferente" e para movimentar a Graça na praia da vida das pessoas.
A confirmação de um carisma se dá por duas vias: a via Divina e a via humana.
A via divina é Deus confirmando um carisma na vida das pessoas através de provações, dificuldades, solidão, tristeza... mas também fulgor, alegria, paz, unidade, brincadeiras, fraternidade, missão enfim.

Já na via humana, a confirmação do carisma se dá através de perseguições, frustrações, não entendimentos, relações conturbadas... mas também em frutos do Espírito na vida das pessoas que convivem com este carisma, em suas vidas de oração, num ânimo espiritual, na santidade e na descoberta daqueles "mistérios" que O Senhor revela somente àquele carisma...Tudo pode ser motivo de confirmação de um carisma. Todas as coisas concorrem para nosso bem (Rm. 8,28). Mas, somente o tempo e a fidelidade do fundador (a) e dos pioneiros verificam e confirmam a autenticidade daquele Dom.
Antes de perder o ânimo é bom que observemos todos os acontecimentos, todos os movimentos Divinos e toda manifestação humana. Nosso carisma, quando quer se confirmar em nossa vida, usa de todos os meios para que isso aconteça: fracassos, tristezas, velórios, decepções, família, perseguições familiares...E é bom que tenhamos uma convicção: o carisma não nos confirma somente uma vez. Todo dia é dia de confirmação. Atente-se a todos os movimentos e deixe que O "Deus Fiel até o fim" confirme Sua Santa Vontade em cada um de nós."Vós, que em Cristo nos chamastes para uma missão profética, dai-nos a graça de proclamarmos sem temor as maravilhas do Vosso poder" (Laudes do dia).http://www.silvinhoz.blogspot.com/


com minha benção
Padre Emílio Carlos+

Nenhum comentário: