domingo, 12 de junho de 2022

Solenidade da Santíssima Trindade.

 DEUS TEM PLANOS PARA A SUA VIDA!: TRINDADE e TRIUNIDADE

Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.

Bendito seja o Pai criador, o Filho salvador e o Espírito santificador. Somos acolhidos, amados e convidados a fazer parte da Família de Deus. Celebremos com alegria a solenidade da Santíssima Trindade, que nos apresenta e nos faz viver o mistério do Deus comunhão. A profissão da fé trinitária é o sinal que nos identifica como cristãos.

Primeira Leitura: Provérbios 8,22-31

Leitura do livro dos Provérbios – Assim fala a sabedoria de Deus: 22“O Senhor me possuiu como primícias de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; 23desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. 24Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas, 25antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada. 26Ele ainda não havia feito as terras e os campos nem os primeiros vestígios de terra do mundo. 27Quando preparava os céus, ali estava eu; quando traçava a abóbada sobre o abismo, 28quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do abismo, 29quando fixava ao mar os seus limites – de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas – e lançava os fundamentos da terra, 30eu estava ao seu lado como mestre de obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, 31brincando na superfície da terra e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 8

Ó Senhor nosso Deus, como é grande / vosso nome por todo o universo!

1. Contemplando estes céus que plasmastes / e formastes com dedos de artista; / vendo a lua e estrelas brilhantes, / perguntamos: “Senhor, que é o homem, / para dele assim vos lembrardes / e o tratardes com tanto carinho?” – R.

2. Pouco abaixo de Deus o fizestes, / coroando-o de glória e esplendor; / vós lhe destes poder sobre tudo, / vossas obras aos pés lhe pusestes. – R.

3. As ovelhas, os bois, os rebanhos, / todo o gado e as feras da mata; / passarinhos e peixes dos mares, / todo ser que se move nas águas. – R.

Segunda Leitura: Romanos 5,1-5

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 1justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 3E não só isso, pois nos gloriamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância, 4a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança; 5e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. – Palavra do Senhor.

Evangelho: João 16,12-15

Aleluia, aleluia, aleluia

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, / ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém (Ap 1,8). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu”. – Palavra da salvação.

Reflexão

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é domingo, dia do Senhor. E nós celebramos, com toda a Igreja, a Solenidade da Santíssima Trindade, esse mistério de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Uma solenidade de uma necessidade vivencial. Por que eu digo isso? Porque esses dois mil anos, mais de dois mil anos da história do cristianismo, dois mil anos de estudos, dois mil anos de teologia trinitária não bastariam se faltasse o elemento experiencial: A Santíssima Trindade, claro!

Esses mais de dois mil anos de estudos ajudaram muito para que nós, através de alguns elementos, alguns conceitos, compreendêssemos um pouco mais a grandeza desse mistério da Santíssima Trindade. Mas é preciso o elemento experiencial da Trindade: Deus amor — Pai, Filho e Espírito Santo.

Eu e você precisamos experimentar a eficácia desse amor. Nós podemos até estudar o Catecismo da Igreja, falar sobre as processões das Pessoas, falar sobre a identidade de cada uma das Pessoas, das missões, mas se nós não experimentarmos esse Amor que circula entre as três pessoas da Santíssima Trindade e estão destinados a mim e a você, não vai adiantar nada!

Precisamos experimentar a Trindade, porque Deus, na Sua Trindade, é companhia, Ele é comunhão de amor, e essa realidade precisa estar presente em nós. Deus é perfeitíssimo na Sua identidade, na Sua natureza, mas Deus é relação. Ou seja, Deus não quis bastar-se a si mesmo. Três pessoas, um só Deus. Ele não quis bastar-se a si mesmo, e quis que eu e você experimentássemos a força trinitária: Pai, Filho e Espírito Santo.

O Espírito Santo nos revela e vai nos conduzir à plena verdade sobre a Santíssima Trindade

E a exemplo da Santíssima Trindade, eu e você somos chamados à comunhão. Ninguém é chamado a viver sozinho, ninguém é chamado a fechar-se em si mesmo, ninguém está destinado a viver assim. Todos nós somos, por vocação, destinados a viver na comunhão!

O Evangelho de hoje nos falou justamente de alguém dentro das três Pessoas da Santíssima Trindade que tem a incumbência de nos contar alguns segredos. É o Espírito Santo. Ele nos revela e vai nos conduzir à plena verdade sobre a Santíssima Trindade. O Espírito Santo nos conta o que o Filho está revelando sobre o Pai, o que o Filho revelou sobre o Pai.

Dentro da Santíssima Trindade, é uma cumplicidade de amor, porque todas as pessoas querem que a outra seja conhecida, querem que a outra faça a sua experiência de amor dentro da comunhão de amor que é a Santíssima Trindade.

São coisas belíssimas, são coisas preciosas para meditarmos dias e dias. Mas, hoje, o mais importante: abra o seu coração para que você experimente o amor e o afeto do Pai do Céu, para que você experimente a força da redenção do Filho de Deus, para que você experimente a força santificante do Espírito Santo. É a Trindade do Amor que se derrama sobre nós em graça, para que a nossa vida tenha sentido e a nossa vida também seja uma experiência de amor.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

https://homilia.cancaonova.com/pb/

Nenhum comentário: