Se quereis completamente e facilmente purificar-vos dos vossos pecados, libertar-vos das vossas paixões e enriquecer-vos de todos os bens, colocai-vos na escola da eterna caridade. Conservai-vos, mergulhai-vos constantemente em espírito… todo o vosso coração e a vossa mente no Coração dulcíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz. Aquele Coração é cheio de amor. Através dele nós temos acesso ao Pai na unidade de Espírito; Ele abraça com um imenso amor todos os eleitos. Naquele Coração dulcíssimo se encontra todo tipo de virtude, a fonte da vida, a consolação perfeita, a luz verdadeira que ilumina cada homem, mas, sobretudo, quem recorreu a Ele devotamente em cada aflição e necessidade.
Todo o bem que se pode desejar, se obtém abundantemente nele; toda salvação e toda graça nos vêm daquele Coração dulcíssimo e não de outro lugar. Ele é a lareira do amor divino que queima sempre do fogo do Espírito Santo, que purifica, consome e transforma em si todos aqueles que lhe são unidos e que desejam fixar-se nele.
Então, como todo bem nos vêm deste Coração dulcíssimo de Jesus, assim também tudo deveis referir a Ele, tudo restituir-Lhe sem nada atribuir a vós. Naquele mesmo Coração confessareis os vossos pecados, pedireis perdão e graça, louvareis e agradecereis. Por isso, beijareis frequentemente com gratidão aquele Coração piedosíssimo de Jesus, unido inseparavelmente ao Coração divino, onde estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento de Deus: uma imagem, quero dizer, seja do Coração, seja do Crucifixo.
Aspirareis sem cessar contemplá-Lo face a face, confiando-Lhe as vossas dores; atraireis assim aos vossos corações, o seu Espírito e o seu amor, as suas graças e as suas virtudes; a Ele recorrereis nos tempos bons e maus, Nele tereis confiança, a Ele vos unireis, Nele habitareis a fim de que, em troca, se digne de fazer a Sua morada no vosso coração; e aqui, enfim, dormireis docemente e repousareis na paz. Porque ainda que os corações de todos os mortais vos abandonassem, aquele Coração fidelíssimo nos vos enganará e nos vos abandonará nunca.
E não descuideis de honrar devotamente e de invocar também a gloriosa Mãe de Deus e dulcíssima Virgem Maria, para que, por meio de súplicas, se digne de obter do Coração de seu Filho tudo o que vos será necessário. Em troca, vós oferecereis tudo ao Coração de Jesus através de suas mãos benditas.
(Escrito por um cartuxo, anônimo)
Via: https://cartusialover.wordpress.com/ “Tudo sobre o Universo Cartusiano”
Nenhum comentário:
Postar um comentário