sexta-feira, 18 de junho de 2021

Liturgia Diária - Onde está o teu coração?.

 Discípulos de Jesus Cristo em Guarulhos - Home | Facebook

Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (2 Coríntios 11,18.21-30)

Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 11 18 porque muitos se gloriam segundo a carne, também eu me gloriarei.
21 Sinto vergonha de o dizer; temos mostrado demasiada fraqueza. Entretanto, de tudo aquilo de que outrem se ufana (falo como um insensato), disto também eu me ufano.
22 São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu.
23 São ministros de Cristo? Falo como menos sábio: eu, ainda mais. Muito mais pelos trabalhos, muito mais pelos cárceres, pelos açoites sem medida. Muitas vezes vi a morte de perto.
24 Cinco vezes recebi dos judeus os quarenta açoites menos um.
25 Três vezes fui flagelado com varas. Uma vez apedrejado. Três vezes naufraguei, uma noite e um dia passei no abismo.
26 Viagens sem conta, exposto a perigos nos rios, perigos de salteadores, perigos da parte de meus concidadãos, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos entre falsos irmãos!
27 Trabalhos e fadigas, repetidas vigílias, com fome e sede, freqüentes jejuns, frio e nudez! 28 Além de outras coisas, a minha preocupação cotidiana, a solicitude por todas as igrejas!
29 Quem é fraco, que eu não seja fraco? Quem sofre escândalo, que eu não me consuma de dor?
30 Se for preciso que a gente se glorie, eu me gloriarei na minha fraqueza.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 33/34

O Senhor liberta os justos de todas as angustias!
 
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!
 
Comigo engrandecei ao Senhor Deus,
exaltemos todos juntos o seu nome!
Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu
e de todos os temores me livrou.
 
Contemplai a sua face e alegrai-vos,
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido,
e o Senhor o libertou de toda angústia.

Evangelho (Mateus 6,19-23)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).

 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 19 "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.
20 Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.
21 Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.
22 O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado.
23 Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!"
Palavra da Salvação.

Reflexão

"Não junteis tesouros aqui na terra", diz-nos hoje o Senhor. É uma como que constante no Evangelho sermos lembrados deste fato: os bens deste mundo são, por natureza, passageiros e perecíveis; o homem, porém, foi predestinado à posse das riquezas eternas: em primeiro lugar, da bem-aventurança celeste, que consiste essencialmente na contemplação direta de Deus; em segundo, da companhia e do amor dos anjos e santos no Céu. Por isso, temos de pôr o coração não no que passa, no que "a traça e a ferrugem destroem", mas no que é perpétuo e duradouro, nos tesouros celestes que ladrão nenhum pode roubar-nos. "Porque", continua Jesus, "onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração". Não é digno do homem, com efeito, contentar-se com as ninharias que o mundo lhe pode oferecer; antes, deve aspirar ao que há de mais alto, ao que lhe enobrece o coração e, por meio da verdadeira , o purifica de tudo quanto turva a imagem divina que lhe foi impressa (cf. Gn 1, 26).

E para vir em socorro ao nosso apego doentio às coisas temporais, o próprio Filho de Deus assumiu para si um Coração sacratíssimo, sempre voltado para as coisas do Pai. No entanto, para chegarmos concretamente à posse definitiva da herança eterna, temos de passar primeiro por esse mundo. Por esta razão, fomos dotados com aquela "lâmpada do corpo" a que se refere o Senhor. Esse "olho" por que nos guiamos neste desterro é, antes de tudo, o nosso intelecto, que nos dita quais bens devemos buscar; mas ele é também a intenção de nossas obras e a que, unindo-nos verdadeiramente a Jesus, deve levar-nos a ser um só coração com Ele, a ponto de podermos dizer com São Paulo: "Eu vivo, mas não sou eu; é Cristo que vive em mim" (Gl 2, 20). Colocando, pois, o nosso coração — tudo o que somos, temos e desejamos — no Coração de Cristo, teremos já aqui na terra Aquele tesouro preciosíssimo de que gozaremos plenamente na glória do Céu. 

 

https://padrepauloricardo.org 

Nenhum comentário: