quarta-feira, 9 de junho de 2021

Liturgia Diária - A Lei do amor.

 Simplicidade, uma Necessidade

Leitura (2 Coríntios 3,4-11)

Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
3 4 Tal é a convicção que temos em Deus por Cristo.
5 Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus.
6 Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.
7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório),
8 quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito!
9 Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais o há de sobrepujar em glória o ministério da justificação!
10 Aliás, sob esse aspecto e em comparação desta glória eminentemente superior, empalidece a glória do primeiro ministério.
11 Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece!
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 98/99

Santo é o Senhor nosso Deus!

Exaltai o Senhor nosso Deus
e prostrai-vos perante seus pés,
pois é santo o Senhor nosso Deus!

Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes.
E também Samuel invocava seu nome,
e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.

Da coluna de nuvem falava com eles.
E guardavam a lei e os preceitos divinos
que o Senhor nosso Deus tinha dado.

Respondíeis a ele, Senhor nosso Deus,
porque éreis um Deus paciente com eles,
mas sabíeis punir seu pecado.

Exaltai o Senhor nosso Deus
e prostrai-vos perante seu monte,
pois é santo o Senhor nosso Deus.

Evangelho (Mateus 5,17-19)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 5 17 disse Jesus: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.
19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

No Evangelho, Jesus diz que não veio abolir a Lei, mas levá-la a pleno cumprimento. Trata-se da realização de tudo o que Deus prometera e prepara, sob signos e figuras, ao longo de todo o Antigo Testamento. O Senhor quis, de modo bastante pedagógico, preparar o seu povo para a vinda de Cristo, e Ele o fez, em primeiro lugar, buscando inculcar nos israelitas critérios morais e de justiça superiores à lógica — animal, poder-se-ia dizer — da vingança. Com efeito, existe dentro de nós uma tendência muito forte e bem enraizada a querermos nos vingar de todos os que nos fazem alguma injustiça; é uma capacidade de fúria e, às vezes, de destruição que se oculta em nossa alma. Ofendidos por algo, irrompemos com raiva e, se for possível, estraçalhamos o que estiver por perto.

Ora, a antiga Lei foi imposta, entre outras razões, precisamente como um freio à violência e ao egoísmo, que impediriam o povo hebreu de reconhecer, na hora oportuna, a chegada de seu Rei e Messias. A Torá, nesse sentido, foi dada ao povo para que ele, deixando gradativamente as obras da carne, se tornasse capaz de receber com cada vez mais clareza a mensagem do amor. É por isso que a santidade — vivida por homens como Ezequiel, Jeremias etc. — era, no Antigo Testamento, mais exceção do que regra, já que é impossível ser santo sem ter um coração manso e amante do Senhor. É com Cristo, por quem nos veio a verdade e a graça, que recebemos a capacidade de amar efetivamente a Deus de toda a alma, de todo o coração, com todo o nosso ser. Ele veio dar-nos a força para cumprirmos a Lei em seu sentido pleno e verdadeiro, a graça de amarmos como Ele nos ama e o poder de tornar-nos mais do que servos, ou seja, filhos de Deus. Que nesse tempo que nos resta de Quaresma possamos aproximar-nos de Jesus e pedir-lhe a graça de vivermos plenamente a Lei do amor. Roguemos ainda à nossa Mãe bendita, Maria SS., pedindo-lhe que faça converter-se em carne e caridade o coração de pedra e egoísmo que trazemos dentro do peito.

 

 https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: