sexta-feira, 3 de novembro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - GOVERNAR É EXECUTAR PRIORIDADES

 Resultado de imagem para Lucas 14,1-6
1a Leitura - Romanos 9,1-5
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
9 1 Digo a verdade em Jesus Cristo, não minto; a minha consciência me dá testemunho pelo Espírito Santo:
2 sinto grande pesar, incessante amargura no coração. 3 Porque eu mesmo desejaria ser reprovado, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são do mesmo sangue que eu, segundo a carne. 4 Eles são os israelitas; a eles foram dadas a adoção, a glória, as alianças, a lei, o culto, as promessas 5 e os patriarcas; deles descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém.
Palavra do Senhor.


Salmo - 147/147B
Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as tuas portas,
e os teus filhos em teu seio abençoou.

A paz em teus limites garantiu
e te dá como alimento a flor do trigo.
Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.

Anuncia a Jacó sua palavra,
seus preceitos e suas leis de Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
a nenhum outro revelou os seus preceitos.
Resultado de imagem para Lucas 14,1-6
Evangelho - Lucas 14,1-6
Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
14 1 Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam. 2 Havia ali um homem hidrópico. 3 Jesus dirigiu-se aos doutores da lei e aos fariseus: “É permitido ou não fazer curas no dia de sábado?” 4 Eles nada disseram. Então Jesus, tomando o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5 Depois, dirigindo-se a eles, disse: “Qual de vós que, se lhe cair o jumento ou o boi num poço, não o tira imediatamente, mesmo em dia de sábado?” 6 A isto nada lhe podiam replicar.
Palavra da Salvação.
 

Em nossas vidas temos que fazer muitas coisas desde a hora que levantamos, até a hora de deitarmos. A pergunta, é: o que devemos fazer primeiro? O que não podemos fazer agora?É uma questão de prioridades. Sabemos que ADMINISTRAR É RESOLVER RPIORIDADES.Desse modo, não podemos desviar a nossa rotina, para atender uma questão que não é uma prioridade.
Por vezes tem gente que fica desapontada, ou mesmo irada pelo fato do padre não lhes atender naquele exato momento em que elas solicitam. Ora, o padre tem mil e uma ocupação, e naquele momento não lhe pode atender. É preciso entender isso.
Do mesmo modo, muitos ficam com a sua pouca fé abalada, quando pedem a Deus que lhes resolva um certo problema, e nada acontece.Tais pessoas não sabem que o tempo de Deus é diferente do nosso. Deus escreve certo com linhas tortas. E muitas vezes, Ele nos concede muitas graças as quais nem se quer pensamos em lhe pedir.
VIVER SABIAMENTE, É DIRIGIR, GOVERNAR, ADMINISTRAR BEM A NOSSA VIDA,  ATENDENDO OU RESOLVENDO PRIMEIRO ÀS PRIORIDADES.
Viver com sabedoria, é fazer em primeiro lugar, as coisas que se fazem urgentes, e necessárias.AS PRIORIDADES PODEM MUDAR NO TEMPO E NO ESPAÇONo entanto, a ordem das prioridades pode se alterar de um momento para outro, de uma hora para outra.Imaginemos que estamos em plena missa do dia das mães. De repente, em plena consagração, uma senhora num dos bancos  da frente começou a se sentir muito mal… ela teve um enfarto.
O sacerdote, que também era médico, parou a celebração e descendo do altar, foi socorrer àquela senhora, que não era outra pessoa senão, a SUA PRÓPRIA MÃE!Logo de imediato, algumas pessoas ali presentes, começaram a murmurar, achando que o padre deveria deixar o atendimento daquela senhora, para outras pessoas, as quais correram e se prontificaram a ajudar.Porém, analisando melhor os fatos, a prioridade naquele momento, foi alterada completamente. Momentos depois, o sacerdote voltou, e continuou com a celebração, e todos compreenderam.O nosso DOMINGO é o dia do Senhor, e devemos prestar-lhe cultos, e isso o fazemos na missa, de preferência. O domingo também é o dia no nosso merecido descanso. Nele, devemos, além de rezar e descansar, fazer coisas diferentes, pois descansar é fugir da rotina. Descansar não é só dormir, mas sim fazer coisas completamente fora do nosso dia a dia. DESCANSO É MUDANÇA DE ATIVIDADES.Porém, se algo de anormal acontecer, como por acaso, um acidente, um mal-estar repentino, o nosso descanso ficará para depois, será sacrificado, e teremos de atender aquela emergência vital.Os judeus não acetavam ou não entendiam isso. E no dia do sábado, dia do Senhor, para eles, a Lei era interpretada com muito rigor, de forma absurda! Não era permitido fazer nada!Mas no fundo, eles queriam mesmo era pegar de surpresa as pessoas que precisando resolver alguma emergência não respeitassem o dia de sábado, aquela lei exagerada, inventada por eles. E então tais pessoas “infratoras” do preceito sabático, seriam multadas.  Muito espertos!Por outro lado, prezadas irmãs e prezados irmãos, Deus conhece, Deus sabe melhor do que nós, das nossas necessidades, as nossas possibilidades. Assim, se em algum momento, você não estiver com saúde, com disposição física e mental  para fazer alguma coisa referente a Deus e ou ao irmão, não se julgue culpada(o).
Deus irá compreender, Ele está vendo o seu estado de saúde.  Fica na paz com sua consciência!  

 

 

 

 José Salviano. 

 

Nenhum comentário: