quinta-feira, 15 de setembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - AOS PÉS DA CRUZ

Resultado de imagem para maria aos pés da cruz
1a Leitura - Hebreus 5,7-9
Leitura da carta aos Hebreus.
5 7 Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade.
8 Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve.
9 E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
Palavra do Senhor.




Salmo - 30/31
Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Senhor, eu ponho em vós minha esperança;
que eu não fique envergonhado eternamente!
Porque sois justo, defendei-me e libertai-me,
apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;
por vossa honra, orientai-me e conduzi-me!

Retirai-me desta rede traiçoeira,
porque sois o meu refúgio protetor!
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio
e afirmo que só vós sois o meu Deus!
Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
libertai-me do inimigo e do opressor!

Como é grande, ó Senhor, vossa bondade,
que reservastes para aqueles que vos temem!
Para aqueles que em vós se refugiam,
mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.
Resultado de imagem para PAIXAO DE CRISTO AOS PES DA CRUZ
Evangelho - João 19,25-27
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz a virgem Maria, que, sem passar pela morte, do martírio ganha a palma, ao pé da cruz do Senhor!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 19 25 junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.
26 Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”.
27 Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.
Palavra da Salvação.


Reflexão


Jesus usou a Cruz, como uma Cátedra para pronunciar as Palavras que legitimariam Sua Mãe, Maria como Mãe de toda a humanidade. E foi de pé, aos pés da Cruz, na hora do maior sofrimento, que Maria acolheu toda a humanidade como filha. A mesma humanidade que condenara o Seu Filho à morte de Cruz, representada agora pelo apóstolo João, lhe era entregue por Ele: “Mulher, este é o teu filho!” “Esta é a tua mãe!” Ao passar pelo momento mais angustiante da sua vida Maria tornou-se então, nossa Mãe e Mãe da Igreja. Por isso, ela, como Jesus, é para nós exemplo de aceitação da vontade do Pai ao assumir, submissa, a Sua vontade tornando-se partícipe do plano de redenção da humanidade. Para dar amparo a humanidade Jesus esperou pela hora da Cruz e nos deu o entendimento de que Maria estaria presente na nossa vida na hora da festa e na hora da dor como intercessora e modelo de fé e aceitação da vontade do Pai. Como mulher e como Mãe, Maria saberia compreender as nossas fraquezas, as nossas dificuldades e, assim, mesmo sem compreender nada tornar-se exemplo de fortaleza, de obediência e de acolhimento à vontade de Deus.  Acolher Maria é trazê-la conosco dentro do nosso coração como uma Mãe que está presente na nossa vida e na vida da nossa família.  - O que significa para você o “ficar de pé”, junto à Cruz?  - Você já levou Maria para a sua vida junto aos seus pertences? Ela faz parte de você, da sua casa, da sua família?   - Reze agora uma Ave-Maria e reflita sobre o significado das palavras desta oração tão simples!





Helena Serpa

Nenhum comentário: