terça-feira, 13 de setembro de 2016

"EU VOS EXORTO: DEIXAI-VOS SEMPRE GUIAR PELO ESPÍRITO" (Gl 5,16)

Para nós cristãos católicos estamos neste mês que contemplamos mais a vivência com as sagradas Escrituras.

A Bíblia nos traz um significado diferente do cotidiano no que se refere a aquele que serve, elevando-o a uma condição de superioridade, através do ensino do próprio Jesus, quando disse: “Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20,26 - 28).
A verdade é que todos nós temos um chamado específico de Deus para servi-lo. É imperativo que unamos nossos esforços a graça! Um duro combate contra os poderes das trevas atravessa toda a história dos homens. Tendo começado nas origens, há-de durar – o Senhor no-lo disse – até ao último dia.
Empenhado nesta batalha, o homem vê-se na necessidade de lutar sem descanso para aderir ao bem.
Só através de grandes esforços é que, com a graça de Deus, consegue realizar a sua unidade interior. Bom combate, unindo seus esforços a graça!
Lembre-se de São Paulo e coloque em pratica na sua vida: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2 Timóteo 4,7-8)
Por isso: “Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito”. (Gálatas 5, 16)
Isso quer dizer que todo aquele que é chamado pelo Senhor para ser Seu combatente está, constantemente, sob Sua santa vontade, guiado pelo Espírito Santo. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável! A vontade de Deus é o que existe de melhor para nós. A vontade de Deus é o melhor e não é como os nossos ‘projetinhos’ fracos e limitados. A vontade de Deus é um desígnio estabelecido desde antes da fundação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante do Seu olhar na glória.
Os combatentes do Senhor precisam se deixar guiar pela vontade de Deus. Eu preciso estar convencido de que a vontade de Deus é o melhor para mim, para minha casa, para minha família. Ninguém possui um telefone para falar diretamente com Deus.
Mas, assim como está escrito no Evangelho de São João, capítulo 10, versículo 4, digo a vocês que as ovelhas conhecem a voz do seu pastor.
Se você quer saber qual a vontade de Deus, você não pode negligenciar a voz da Igreja que nos ensina através da Palavra de Deus. Se você quer saber qual a vontade de Deus, você precisa dar ouvidos para o que a Igreja diz. Quem é você para descordar do que a Igreja diz há dois mil anos? A Igreja tem a sabedoria para nos revelar, em sua doutrina, qual a vontade de Deus para nossa vida. Os combatentes precisam estar unidos à Igreja. Nós lutamos saindo de casa e indo à Igreja, não combatemos sozinhos. Se a Igreja não fosse necessária o Senhor não a haveria convocado. Deus quis você, porque você é Igreja. Se você não sabe o que fazer diante de uma situação procure um diretor espiritual, procure a confissão.

Quem é combatente precisa ter intimidade com a Palavra de Deus, a vontade de Deus está nas Escrituras. Façam o estudo da Palavra de Deus. A vontade de Deus se manifesta quando temos o desejo de estar perto de Jesus. Quem está perto de Deus sabe qual é a Sua vontade. Esteja perto de Jesus, queira a presença de Jesus, queira estar com Ele. É preciso ter vida de oração com a Palavra de Deus. Faça a Liturgia diária!
A vontade de Deus se manifesta no coração. Os discípulos souberam que estiveram com Jesus, porque o coração deles ardia. A nossa Igreja está cheia de pessoas com o coração frio. Uma pessoa fria é aquela que está mandando mensagem no whatsapp enquanto a palavra de Deus está sendo proclamada ou o padre está fazendo a homilia. Quantas pessoas querem tirar selfie com Jesus, durante a adoração, não há problema em tirar foto de Jesus Eucarístico, mas há pessoas que só pensam nisso. O mistério Eucarístico de Jesus é paixão, morte e ressurreição que é festa, alegria. Fazemos festa, porque o fogo de Deus arde em nós. Se você não for uma pessoa que se entrega, que reza com ardor, não conhecerá a vontade de Deus.
O fogo de Deus, dentro de você, precisa incendiar. Você precisa viver de acordo com o fogo que Deus ascende em sua alma. Uma pessoa que não vai à Igreja, que não reza, não tem contato com as Sagradas Escrituras e não tem o fogo de Deus em seu coração nunca saberá a vontade Dele e nunca será guiado pelo Espírito Santo.
Escute a voz do comandante! Quando a cegueira te tomar, como tomou os discípulos de Emaús, ouça a voz do comandante que vai dizer: “Vinde benditos de meu Pai para o reino que lhes foi preparado desde toda a eternidade!”

Pe Emílio Carlos Mancini
Diocese de São Carlos.

Nenhum comentário: