segunda-feira, 23 de julho de 2012

LITURGIA DIÁRIA - O SINAL DA CRUZ


Primeira Leitura: Miquéias 6, 1-4.6-8


XVI SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia)


Leitura da profecia de Miqueias - 1Ouvi o que diz o Senhor: Vamos, advoga tua causa diante das montanhas, ouçam as colinas a tua voz! 2Ouvi, montanhas, o processo do Senhor, e vós, fundamentos perenes da terra. Porque o Senhor entrou em juízo com seu povo, ele vai pleitear com Israel: 3Povo meu, que te fiz, ou em que te contristei? Responde-me. 4Fiz-te sair do Egito, livrei-te da escravidão, e mandei diante de ti Moisés, Aarão e Maria. 6Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei diante do Deus soberano? Irei à sua presença com holocaustos e novilhos de um ano? 7Agradar-se-á, porventura, o Senhor com milhares de carneiros, ou com milhões de torrentes de óleo? Sacrificar-lhe-ei pela minha maldade o meu primogênito, o fruto de minhas entranhas por meus próprios pecados? 8Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus. - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(49)


REFRÃO: A todo homem que procede retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

1. Reuni os meus fiéis, que selaram comigo aliança pelo sacrifício. E os céus proclamam sua justiça, porque é o próprio Deus quem vai julgar. - R.

2. Não te repreendo pelos teus sacrifícios, pois teus holocaustos estão sempre diante de mim. Não preciso do novilho do teu estábulo, nem dos cabritos de teus apriscos, - R.

3. Ao pecador, porém, Deus diz: Por que recitas os meus mandamentos, e tens na boca as palavras da minha aliança? Tu que aborreces meus ensinamentos e rejeitas minhas palavras? - R.

4. Eis o que fazes, e eu hei de me calar? Pensas que eu sou igual a ti? Não, mas vou te repreender e te lançar em rosto os teus pecados. - R.

5. Honra-me quem oferece um sacrifício de louvor; ao que procede retamente, a este eu mostrarei a salvação de Deus. - R.



Evangelho: Mateus 12, 38-42


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 38Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre. 39Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas: 40do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão. - Palavra da salvação.
catolicanet.com



Homilia - Pe Bantu


Hoje Jesus mais uma vez joga duro com aqueles hipócritas que se julgavam santos. Ele fica muito irritado com os fariseus e escribas os quais lhe pedem um milagre só para testá-lo. Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre. Todas as vezes que pediram a Jesus para Ele fazer um milagre só para experimentá-lo, e por isso, Ele se recusou tratando aqueles que o faziam de”Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas.” E nós? Onde nos encaixamos? Em que palavras nos vemos neste evangelho? Quantas graças já pedimos a Deus talvez para ver até que ponto nós somos merecedores? Ou para ver se realmente Deus faria aquilo? Quantos de nós não achamos uns santos? Quantas vezes nos comparamos com outras pessoas julgando-as inferiores a nós? Quanta crítica que fazemos! E o pior, é que com aquela cara de santo, diagnosticamos e classificamos os defeitos das pessoas, com uma única desculpa esfarrapada ou justificativa: somos corretos e estamos fazendo correção fraterna. Ou, estamos combatendo o mal do mundo! Quanto pecado! Que Jesus nos perdoa e que o Espírito de Deus esteja conosco nos iluminando e nos livrando das tentações, pois é por aí que satanás agarra os cristãos da linha de frente da Igreja de Jesus Cristo.

O Sinal da Cruz é para nós a prova maior do Amor de Deus pela humanidade. Vivemos esperando por sinais, queremos testar o poder de Deus na nossa vida, no entanto, Jesus nos ensina que o grande sinal é a Sua Morte e Ressurreição, que foi outrora prefigurada pelo sinal de Jonas. O Senhor nos mostra que o Seu Amor é a garantia de que nós necessitamos para usufruir de uma vida harmoniosa conosco mesmo e com as outras pessoas. O amor de Deus age em nós e através de nós. Por isso, quando nós nos deixamos motivar pela presença amorosa de Deus, nós encontramos sentido para a nossa existência e compreendemos qual é a nossa missão aqui na terra. Este Amor é como uma força interior que possuímos, mas que não “vemos” de onde vem, apenas sentimos que provém de uma fonte inesgotável. Não esperemos por sinais exteriores.

Deus sinaliza o Seu amor dentro do nosso coração e, por isto, não precisamos enxergar nem tocar ou ouvir, mas somente perceber a sua intensidade e a sua eficácia em nós. Você precisa de evidências para acreditar no poder de Deus na sua vida? Você tem esperado por sinais mais claros ou você já reconhece que Jesus já trouxe a sua salvação? Para você o que representa o SINAL DA CRUZ?

Nenhum comentário: