segunda-feira, 16 de julho de 2012

LITURGIA DIÁRIA - A FAMÍLIA DE JESUS.


Primeira Leitura: Zacarias 2, 14-17


NOSSA SENHORA DO CARMO
(branco, glória, prefácio de Maria - ofício da festa)


Leitura da profecia de Zacarias - 14Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor. 15Naquele dia se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos. 16O Senhor possuirá Judá como seu domínio, e Jerusalém será de novo (sua cidade) escolhida. 17Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa morada. - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(Lc 1)


REFRÃO: O poderoso fez por mim maravilhas, / e santo é o seu nome.

1. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, - R.

2. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. - R.

3. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. - R.

4. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. - R.

5. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. - R.





Evangelho: Mateus 12, 46-50



Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - Naquele tempo: 46Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora,procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus:'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.' 48Jesus perguntou àquele que tinha falado:'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse:'Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai,que está nos céus,esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'Palavra da Salvação.
catolicanet.com
 
 
Homilia - Pe Bantu
 
Mateus salienta que a família de Jesus são os seus discípulos, isto é, a comunidade que já se dispôs a seguí-lo. São eles que aprendem os ensinamentos de Jesus, para levá-los aos outros; são eles que milham o caminho da vontade do Pai, isto é, a obediência à radicalização da Lei proposta por Jesus. Desse modo, começa nova geração, diferente da geração má dos fariseus.

Independente de raça, cor, religião e, ainda sendo “judeu ou grego” a mensagem de Cristo é clara, minha mãe e meus irmãos são aqueles que realizam, como pessoa humana, a vontade de Deus. Fazer a vontade de Deus, portanto, é amar e sentir-se amado, ser feliz e fazer os outros felizes. Cristo vive, porque através da fé e no relacionamento com outrem as pessoas transmitem a revelação divina. Podemos dizer que fomos também escolhidos por Jesus Cristo para participar da Sua família, quando nós fazemos a vontade do Pai que está no céu. O exemplo de Maria foi dado por Jesus às multidões naquele tempo, e hoje é dado para nós, com a finalidade de nos clarear a mente e o coração para que percebamos que todos nós somos chamados a fazer parte da família de Jesus.

Somos participantes da graça de filhos, de irmãos e irmãs, se, como a Mãe de Jesus, estivermos abertos a fazer tudo conforme Deus nos manda realizar. Assim como estendeu a mão para os Seus discípulos e os considerou na mesma qualidade de mãe e de irmãos seus, Jesus nos aponta a Sua mão e nos acolhe como membros da sua família, se, estivermos dispostos a fazer a vontade de Deus a qual se expressa na Sua Palavra. E a vontade do Pai é que todos nós, pela Fé em Jesus Cristo, alcancemos a salvação e a vida eterna sem fim. Não devemos nos admirar da expressão que Jesus usou quando se referiu à Sua Mãe e aos Seus irmãos: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” Ele aproveitou a oportunidade para também nos enquadrar como pessoas especiais, discípulos e discípulas dignos de ser chamados filhos de Deus Pai, tendo Maria como Mãe, irmãos de Jesus Cristo e motivados pelo poder do Espírito Santo, a fazer a vontade de Deus.

Você também se considera da família de Jesus Cristo? O que você entende por fazer a vontade de Deus? Você é discípulo de Jesus? O que falta para que você faça a vontade do Pai aqui na terra do jeito que ela acontece no céu?
Pai, reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos uma grande família, cujo pai és tu.

Nenhum comentário: