sábado, 24 de junho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

 Imagem relacionada
1a Leitura - Isaías 49,1-6
Leitura do livro do profeta Isaías.

49 1 Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome. 2 Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava. 3 E disse-me: "Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei". 4 E eu dizia a mim mesmo: "Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa". 5 E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força). 6 Disse-me: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo".
Palavra do Senhor.

Salmo - 138/139
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,

porque de modo admirável me formastes!
 
Senhor, vós me sondais e conheceis,

sabeis quando me sento ou me levanto;

de longe penetrais meus pensamentos;

percebeis quando me deito e quando eu ando,

os meus caminhos vos são todos conhecidos.
 
Fostes vós que me formastes as entranhas

e, no seio de minha mãe, vós me tecestes.

Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,

porque de modo admirável me formastes!
 
Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis;

nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis

quando eu era modelado ocultamente,

era formado nas entranhas subterrâneas.
 
2a Leitura - Atos 13,22-26
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Paulo disse: 13 22 "Depois, Deus o rejeitou e mandou-lhes Davi como rei, de quem deu este testemunho: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades’. 23 De sua descendência, conforme a promessa, Deus fez sair para Israel o Salvador Jesus. 24 João tinha pregado, desde antes da sua vinda, o batismo do arrependimento a todo o povo de Israel. 25 Terminando a sua carreira, dizia: ‘Eu não sou aquele que vós pensais, mas após mim virá aquele de quem não sou digno de desatar o calçado’. 26 Irmãos, filhos de Abraão, e os que entre vós temem a Deus: a nós é que foi dirigida a mensagem de salvação".
Palavra do Senhor.
Resultado de imagem para SAO JOAO BATISTA O FILME
Evangelho - Lucas 1,57-66.80
Aleluia, aleluia, aleluia.

Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos (Jo 1,7; Lc 1,17).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

1 56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa. 57 Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho. 58 Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela. 59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias. 60 Mas sua mãe interveio: "Não", disse ela, "ele se chamará João". 61 Replicaram-lhe: "Não há ninguém na tua família que se chame por este nome". 62 E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse. 63 Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: "João é o seu nome". Todos ficaram pasmados. 64 E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus. 65 O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia. 66 Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: "Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele. 80 O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.
Palavra da Salvação.
 
 
 Reflexão
 
Com grande alegria, celebramos hoje, a natividade de São João Batista, o único santo, além da Virgem Maria, cujo o nascimento é lembrando!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta,  narra o acontecimento que marcou a passagem do tempo de espera para o tempo da realização das promessas de Deus! Com o nascimento de João Batista, é iniciada uma nova etapa da realização do projeto de Deus iniciado na concepção de Maria! Devido a sua significante participação na história da salvação, a liturgia de hoje, própria desta festa, nos apresenta o nascimento e a missão profética deste grande homem que ajudou e que ainda continua ajudando nossas comunidades a trilharem o caminho de Jesus! A vida de João Batista, o maior de todos os profetas que precederam Jesus, foi marcada por grandes contrastes, ao mesmo tempo que ele vivia o silencio do deserto ele  movia multidões! O próprio Jesus o reconhecia como o maior dentre os nascidos de mulher, (Lc 7,28).
João Batista desempenhou um papel importantíssimo na história da salvação, ele veio dar testemunho da luz, abrir caminho para o encontro do humano com o Divino!  Encontro este, que ele experimentou ainda no ventre de sua mãe, Isabel.
São João Batista, o santo mais popular de toda história, experimentou durante a sua vida terrena, a força dos dois lados do coração humano: a força do amor, capaz de transformar vidas e a força do ódio que leva a morte! Tiraram a vida do profeta João Batista, mas não conseguiram calar a sua voz, voz que continua ressoando no coração de geração  a geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus”...
João Batista foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, Ele não se acomodou nas tradições do seu povo, nem de sua Família, pelo contrário, buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo, um tempo que traria um sentido novo para humanidade que se distanciava de sua verdadeira origem.
Assim como João Batista, nós também viemos a este mundo com uma missão: realizar a vontade de Deus, na vivencia do amor, assumindo o compromisso de cultivar em nossos corações, a disposição de renovarmos a cada dia mediante a palavra de Deus!
Colocar Jesus, como o centro da nossa vida, assim como fez João Batista, é pensar, é viver, é falar é mover em função do amor!
A festa de hoje, nos convida a refletir sobre a importância do profetismo! O mundo requer urgentemente de pessoas que façam a diferença, de homens e mulheres que assim como João Batista, apontem algo novo, renovador, no sentido de suscitar nos corações dos homens, sentimentos positivos. Há uma necessidade muito grande de profetas, profetas que não se calam diante das injustiças que desfilam diariamente diante dos nossos olhos, profetas, que estejam dispostos a dar a vida se preciso for, pela causa do Reino!
Na maternidade da anciã, Isabel, é revelado o poder grandioso de Deus: para Deus nada  é impossível!
Podemos dizer que o ventre antes sem vida de Isabel, representa a humanidade sem vida, uma humanidade, que ao receber a intervenção amorosa de Deus passa a gerar vida!
São João Batista rogai por nós...
 
 
 
 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olivia Coutinho

Nenhum comentário: