sexta-feira, 9 de junho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A LUZ DO ESPÍRITO SANTO NOS ESCLARECE E EDUCA

 Imagem relacionada
1a Leitura - Tobias 11,5-17
Leitura do livro de Tobias. 11 5 Entretanto, Ana ia todos os dias assentar-se perto do caminho, no cimo de uma colina, de onde podia ver ao longe. 6 Ela espreitava ali a volta de seu filho, quando o viu de longe que voltava e o reconheceu. Correu ao seu marido e disse-lhe: Eis que aí vem o teu filho! 7 Ora, Rafael tinha dito a Tobias: “Logo que entrares em tua casa, adorarás o Senhor teu Deus e dar-lhe-ás graças. Irás em seguida beijar teu pai, 8 e pôr-lhe-ás imediatamente nos olhos o fel do peixe que tens contigo. Sabe que seus olhos se abrirão instantaneamente e que teu pai verá a luz do céu. E, vendo-te, ficará cheio de alegria”. 9 O cão, que os tinha acompanhado durante a viagem, correu então adiante como um mensageiro, e mostrava o seu contentamento fazendo festas e abanando a cauda. 10 O pai cego levantou-se e pôs-se a correr, tropeçando. Dando então a mão a um criado, foi ao encontro de seu filho. 11 Abraçou-o e beijou-o, fazendo o mesmo sua mulher, e ambos começaram a chorar de alegria. 12 Só se assentaram depois de terem adorado e agradecido a Deus. 13 Tobias tomou então o fel do peixe e pô-lo nos olhos de seu pai. 14 Depois de ter esperado cerca de meia hora, começou a sair-lhe dos olhos uma belida branca como a membrana de um ovo. 15 Tobias tomou-a e a arrancou dos olhos de seu pai, o qual recobrou instantaneamente a vista. 16 E louvaram a Deus, ele, sua mulher e todos os que o conheciam. 17 Bendigo-vos, Senhor Deus de Israel, dizia ele, porque depois de me terdes provado, me salvastes: eis que vejo o meu filho Tobias!
Palavra do Senhor.

Salmo - 145/146
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Bendirei ao Senhor toda a vida,
cantarei ao meu Deus sem cessar!

O Senhor é fiel para sempre,
faz justiça aos que são oprimidos;
ele dá alimento aos famintos,
é o Senhor quem liberta os cativos.

O Senhor abre os olhos aos cegos,
o Senhor faz erguer-se o caído;
o Senhor ama aquele que é justo.
É o Senhor quem protege o estrangeiro.

ele ampara a viúva e o órfão,
mas confunde os caminhos dos maus.
O Senhor reinará para sempre!
Ó Sião, o teu Deus reinará
para sempre e por todos os séculos!
Imagem relacionada
Evangelho - Marcos 12,35-37
Aleluia, aleluia, aleluia. Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
12 35 Continuava Jesus a ensinar no templo e propôs esta questão: “Como dizem os escribas que Cristo é o filho de Davi? 36 Pois o mesmo Davi diz, inspirado pelo Espírito Santo: ‘Disse o Senhor a meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos sob os teus pés’. 37 Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho?” E a grande multidão ouvia-o com satisfação.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Os mestres da lei perturbavam as pessoas com ensinamentos enganadores, porém, com muita simplicidade, Jesus ensinava no templo as coisas que Lhe eram reveladas pelo Pai e orientava ao povo para distinguir as coisas do alto das coisas da terra. Hoje também a humanidade se confunde com as aparências, com o que é superficial tirando conclusões precipitadas de tudo o que acontece. Para os que têm conhecimento das coisas ensinadas por Jesus, porém, o Espírito Santo esclarece tudo de acordo com a Palavra. É o mesmo Espírito, que já naquele tempo, motivara a Davi a reconhecer em Jesus, o Messias filho de Deus e O salmodiava em versos. A nós também nos é dada a chance de discernir por meio do Espírito Santo o que é de Deus e o que é dos homens. Não podemos ficar como os mestres da lei limitados às nossas próprias conjecturas e guiados pela nossa humanidade restrita, querendo tirar prova real das coisas espirituais. Somos chamados a confiar na luz do Espírito Santo que nos esclarece e educa nas coisas de Deus. - Você também percebe quando a sugestão vem dos homens ou vem do Espírito Santo? – Você escuta o Senhor com prazer? – Você se considera uma pessoa movida pelo Espírito Santo?




Helena Serpa 

Nenhum comentário: