sábado, 27 de agosto de 2016

LITURGIA DIÁRIA - A VIDA É O NOSSO MAIOR DOM

Resultado de imagem para parábola dos talentos
1a Leitura - 1 Coríntios 1,26-31
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
1 26 Vede, irmãos, o vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres.
27 O que é estulto no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes;
28 e o que é vil e desprezível no mundo, Deus o escolheu, como também aquelas coisas que nada são, para destruir as que são.
29 Assim, nenhuma criatura se vangloriará diante de Deus.
30 É por sua graça que estais em Jesus Cristo, que, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção,
31 para que, como está escrito: “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.
Palavra do Senhor.




Salmo - 32/33
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança! 

Feliz o povo cujo Deus é o Senhor,
e a nação que escolheu por sua herança!
Dos altos céus o Senhor olha e observa;
ele se inclina para olhar todos os homens.

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
para da morte libertar as suas vidas
e alimenta-los quando é tempo de penúria.

No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Por isso o nosso coração se alegra nele,
seu santo nome é nossa única esperança.
Resultado de imagem para parábola dos talentos
Evangelho - Mateus 25,14-30
Aleluia, aleluia, aleluia. 
Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24 14 “Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens.
15 A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu.
16 Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco.
17 Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois.
18 Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor.
19 Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas.
20 O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: ‘Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei’.
21 Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’.
22 O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei’.
23 Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’.
24 Veio, por fim, o que recebeu só um talento: ‘Senhor’, disse-lhe, ‘sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste.
25 Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence’.
26 Respondeu-lhe seu senhor: ‘Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei.
27 Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu.
28 Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez.
29 Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter.
30 E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes’”.
Palavra da Salvação.



Reflexao



Jesus nos conta a parábola dos talentos para nos ensinar a bem dimensionar todo dom que recebemos das mãos de Deus. Assim, Ele nos fala dos empregados que receberam do seu patrão, respectivamente, cinco, dois e um talento. Os empregados que receberam mais talentos apresentaram no final maior rendimento, porém o que só recebeu um talento enterrou-o por medo de não conseguir fazer render o seu dote. Deus nos premiou com talentos e virtudes, porém fazemos pouco caso disso e não poucas vezes, desprezamos os carismas que temos deixando de lado as nossas aptidões, por preguiça, por desleixo, porque não damos muita importância, ou porque não valorizamos e desconhecemos o nosso potencial.  No mínimo, todos nós recebemos das mãos de Deus o dom da vida!  É o talento mais simples e ao mesmo tempo o talento mais importante. Às vezes ficamos esperando coisas extraordinárias quando o Senhor só quer que possamos viver a nossa vida com alegria e confiança Nele. O medo nos leva a destruir a nossa capacidade de viver feliz. O querer muito, o achar tudo pouco nos leva a perder o tempo precioso que temos e acabamos por enterrar as pequenas oportunidades que nos são dadas para viver bem. A justiça de Deus consiste em fazer valer o Seu Plano de Amor para a nossa vida. Justo é que todos nós usemos e usufruamos de tudo quanto Deus providenciou para a nossa felicidade. Precisamos ter consciência de que todo dom que recebemos de Deus vem na medida certa, isto é, de acordo com a capacidade que Ele mesmo nos dá, nem mais nem menos do que poderíamos receber. Portanto, cabe a cada um de nós assumirmos os talentos que ganhamos com humildade e perseverança, pois seremos cobrados pelo que recebemos.  Aquele (a) que se acha muito pequeno (a) e, por isso, se encosta e se acomoda não assumindo a capacidade que lhe foi concedida, está cometendo um erro incorrigível. Será tirado dele (a) até o dom para o qual tinha inclinação para fazer prosperar e não o fez, porque não o colocou em prática. Achar-se muito sem capacidade e não confiar na capacidade de Deus é o grande pecado que muitos de nós cometemos, pois se trata de falta de humildade e orgulho.  – O que você tem feito com os seus dons? – Você se acha muito sem expressão, incapaz de realizar alguma coisa? – Não será porque você está confiando somente em você mesmo (a) e esquecendo-se Daquele que lhe deu a vida? – Você não acha que a sua vida já é um dom muito precioso?  - O que você tem feito dela? 




Helena Seroa

Nenhum comentário: