quarta-feira, 17 de agosto de 2016

LITURGIA DIÁRIA - SALVAÇÃO A QUALQUER HORA.

1a Leitura - Ezequiel 34,1-11
Leitura da profecia de Ezequiel.
1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
2 filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; dize-lhes, a esses pastores, este oráculo: eis o que diz o Senhor Javé: ai dos pastores de Israel que só cuidam do seu próprio pasto. Não é seu rebanho que devem pastorear os pastores?
3 Vós bebeis o leite, vestis-vos de lã, matais as reses mais gordas e sacrificais, tudo isso sem nutrir o rebanho.
4 Vós não fortaleceis as ovelhas fracas; a doente, não a tratais; a ferida, não a curais; a transviada, não a reconduzis; a perdida, não a procurais; a todas tratais com violência e dureza.
5 Assim, por falta de pastor, dispersaram-se minhas ovelhas, e em sua dispersão foram expostas a tornarem-se presa de todas as feras.
6 Minhas ovelhas vagueiam em toda parte sobre a montanha e sobre as colinas, elas se acham espalhadas sobre toda a superfície da terra, sem que ninguém cuide delas ou se ponha a procurá-las.
7 Pois bem, pastores, escutai a palavra do Senhor:
8 por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, já que por falta de pastor foram minhas ovelhas entregues à pilhagem, e serviram de pasto às feras, pois os meus pastores não têm o mínimo cuidado com elas, e que, em vez de pastoreá-las, só têm procurado se fartar eles próprios,
9 por isso, escutai, pastores, o que diz o Senhor:
10 Eis o que diz o Senhor Javé: vou castigar esses pastores, vou reclamar deles as minhas ovelhas, vou tirar deles a guarda do rebanho, de modo que não mais possam fartar a si mesmos; arrancarei minhas ovelhas da sua goela, de modo que não mais poderá devorá-las.
11 Pois eis o que diz o Senhor Javé: vou tomar eu próprio o cuidado com minhas ovelhas, velarei sobre elas.
Palavra do Senhor.




Salmo - 22/23
O Senhor é o pastor que me conduz,
não me falta coisa alguma. 

O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha
e restaura as minhas forças.

ele me guia no caminho mais seguro,
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,
nenhum mal eu temerei.
Estais comigo com bastão e com cajado,
eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa,
bem à vista do inimigo;
com óleo vós ungis minha cabeça,
e o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me
por toda a minha vida;
e na casa do Senhor habitarei
pelos tempos infinitos.
Evangelho - Mateus 20,1-16
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
1 Disse Jesus: “O Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha.
2 Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha.
3 Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada”.
4 Disse-lhes ele: ‘Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário’.
5 Eles foram. À sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo.
6 Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: ‘Por que estais todo o dia sem fazer nada?’
7 Eles responderam: ‘É porque ninguém nos contratou’. Disse-lhes ele, então: ‘Ide vós também para minha vinha’.
8 Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: ‘Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros’.
9 Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário.
10 Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas só receberam cada qual um denário.
11 Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo:
12 ‘Os últimos só trabalharam uma hora e deste-lhes tanto como a nós, que suportamos o peso do dia e do calor’.
13 O senhor, porém, observou a um deles: ‘Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário?
14 Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti.
15 Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom?’
16 Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”.
Palavra da Salvação.


Reflexão

Mais uma vez Jesus nos conscientiza de que a mentalidade de Deus é completamente diferente do que nós, homens, entendemos e esperamos. Nesta parábola percebemos que o chamado de Deus para fazer parte do Seu reino e usufruir da recompensa prometida é para todos, independentemente da idade cronológica ou do tempo que acolhemos a Sua convocação. Enquanto aqui vivemos, somos, a cada momento, convidados para entrar em sintonia com o reino dos céus e gozar da intimidade com o Rei.  Por isso, aquele trabalhador que começou a servir na Sua vinha desde cedo receberá a mesma recompensa daqueles trabalhadores da última hora.  A vivência do reino, desde já, e a vida eterna em plenitude depois da morte é a moeda que todos vamos receber, conforme o contrato que acordamos com o Patrão, que é Deus Pai. Foi por bondade e misericórdia do Pai, que o Seu Filho Jesus Cristo veio nos salvar, por isso a qualquer hora da vida, mesmo na nossa morte, nós teremos a chance de ganhar o prêmio da vida eterna.  O Senhor está sempre a nos convocar para fazer parte do seu reino, aqui na terra e lá no céu. É bastante, o nosso sim. Feliz de quem atende ao chamado do Senhor logo cedo da manhã, como a história nos conta, pois usufruirá de tudo quanto foi providenciado para que possua uma qualidade de vida melhor.      A nossa recompensa é a salvação e a vida eterna que o Senhor promete a todos àqueles (as) que atenderem ao Seu convite.     Portanto, não façamos questão para sermos os primeiros ou os últimos, o mais importante é que já estamos dentro do redil do reino de Deus. – Você já aceitou o convite de Deus para trabalhar na Sua vinha? – Qual é o seu trabalho e que recompensa você espera? – Você se incomoda se outros também receberem a mesma recompensa que você? – Você deseja que muitos entrem também com você no reino de Deus? – O que você tem feito para que  isto aconteça? 







Helena Serpa

Nenhum comentário: