sexta-feira, 5 de agosto de 2016

LITURGIA DIÁRIA - É IMPOSSÍVEL SEGUIR JESUS SEM A CRUZ

 
1a Leitura - Naum 2,1.3;3,1-3.6-7
Leitura da Profecia de Naum.
2 1 Eis que vem sobre as montanhas um mensageiro de boa nova, alguém que anuncia a felicidade. Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre teus votos! Porque o ímpio não passará mais por tua terra; está completamente aniquilado.
2 Um destruidor avança contra ti: guarda a fortaleza vigia o caminho, fortifica os teus rins, reúne todo o teu vigor,
3 porque o Senhor restaura o esplendor de Jacó, assim como o esplendor de Israel, depois que os saqueadores despojaram e destruíram seus sarmentos.
3 1 Ai da cidade sanguinária, cheia de fraude e de violência, e que não põe termo à sua rapinagem!
2 Ruído de chicote! Estrondo de rodas! cavalos a relinchar, carros a dançar,
3 cavaleiros à brida, espadas que reluzem, lanças que cintilam, multidão de feridos, mortos em massa, cadáveres sem número, nos quais se tropeça.
6 Vou cobrir-te de imundícies para te aviltar, e te exporei como espetáculo.
7 Todos os que te virem fugirão para longe de ti, dizendo: Nínive está arruinada! Quem se apiedará de ti? Aonde te irei buscar consoladores?
Palavra do Senhor.

Salmo - Dt 32
Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Já vem o dia em que serão arruinados
E o seu destino se apressa em chegar.
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo
E salvará todos aqueles que o servem.

Saibam todos que eu sou, somente eu,
E não existe outro Deus além de mim:
Quem mata e faz viver sou eu somente,
Sou eu que firo e eu que torno a curar.

Se eu afiar a minha espada reluzente
E com as minhas próprias mãos fizer justiça,
Dos adversários todos hei de me vingar
E vou retribuir aos que odeiam.

Evangelho - Mateus 16,24-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
16 24 Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á.
26 Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?
27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.
28 Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

No Reino de Deus, o conceito e de ganhar e perder, é o oposto do conceito de ganhar e perder do mundo! 
O modelo de vida proposto pelo o mundo vai ao contrário do que nos é proposto por Jesus! O que o mundo entende como ganhar a vida, para Jesus, é perdê-la! 
Quem recusa as propostas do mundo para aceitar o modelo de vida proposto por Jesus, é visto pela sociedade como alguém que está perdendo a sua vida, por não poder aproveitar os “prazeres” que o mundo oferece! Enquanto que para Jesus, as pessoas, que na visão do mundo, estão perdendo a vida, são as que estão ganhando uma vida em plenitude! Essas pessoas, são seletivas, fazem escolhas certas, aproveitam a vida dentro do plano de Deus! 
No evangelho de hoje, Jesus é muito claro para com os discípulos e hoje para conosco: “ Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.”
Há um contraste entre o que diz Jesus e a mentalidade deste mundo que preconiza o gozo da vida sem limitações. É bom entendermos, que Jesus não coloca a vida presente e a vida futura em contraste. Ele não desvaloriza a vida presente, pelo contrário, nos pede para que valorizemos este presente, vivendo dentro do plano de Deus! É vivendo bem esta vida presente, que ganharemos como herança a vida futura!
Jesus nunca nos pediu  algo, que ele não o tivesse cumprido primeiro, tudo que Ele nos pede para fazer, Ele já o fez antes de nós! Os discípulos, embora convivendo diretamente com Jesus, tiveram muitas dificuldades em entender o seu messianismo, em entrarem na dinâmica do Reino! Na mente deles, Jesus não deveria aceitar um desfecho tão trágico para a sua vida! A revelação da sua morte soou para eles, como um fracasso.
 Foi muito difícil para eles  aceitarem  o desafio da cruz, eles só foram compreender o seu verdadeiro sentido,  depois da ressurreição de Jesus! Foi a partir da ressurreição de Jesus que os discípulos abraçaram a cruz, fazendo o mesmo caminho de Jesus, dando a vida pela causa do evangelho!
Quem está disposto a seguir Jesus, não deve iludir com facilidades, pois o seguimento à Ele, é exigente, implica em mudanças radical no seu modo de viver, exige muito mais do que boa vontade, do que entusiasmo, exige compromisso, fidelidade, disposição de deixar muitas coisa para trás, exige consciência do rumo a ser tomado, despojamento de si mesmo e de assumir a cruz de cada dia! 
Não tem como seguir Jesus sem a cruz, pois a nossa adesão a Ele, tem consequência, nos leva a atitudes que contrariam os seus adversários, estes, irão nos ferir de alguma forma. 
A nossa opção por Jesus, não pode subordinar-se a nenhuma outra, por isto, quem está disposto a seguir Jesus, deve apresentar-se a Ele, completamente livre de qualquer apego.
“Que poderá alguém dar em troca da sua vida?” A resposta, com certeza, nós já temos: é nada, nada deste mundo supera o valor da vida, da vida em Jesus, vida em plenitude!






Olivia Coutinho

Nenhum comentário: