sexta-feira, 19 de agosto de 2016

LITURGIA DIÁRIA - FOMOS CRIADOS, POR AMOR E PARA O AMOR.

1a Leitura - Ezequiel 37,1-14
Leitura da profecia de Ezequiel.
37 1 A mão do Senhor desceu sobre mim. Ele me arrebatou em espírito e me colocou no meio de uma planície, que estava coberta de ossos.
2 Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos numerosos que jaziam na superfície. Vi que estavam inteiramente secos.
3 Disse-me o Senhor: filho do homem, poderiam esses ossos retornar à vida? Senhor Javé, respondi, só vós o sabeis.
4 Ele disse-me então: Profere um oráculo sobre esses ossos. Ossos dessecados, dir-lhes-ás tu, escutai a palavra do Senhor:
5 Eis o que vos declara o Senhor Javé: vou fazer reentrar em vós o sopro da vida para vos fazer reviver.
6 Porei em vós músculos, farei vir carne sobre vós, cobrir-vos-ei de pele; depois farei entrar em vós o sopro da vida, a fim de que revivais. E sabereis assim que eu sou o Senhor.
7 Profetizei, pois, assim como tinha recebido ordem. No momento em que comecei, um barulho se fez ouvir, em seguida um ruído ensurdecedor, enquanto os ossos se vinham unir aos outros.
8 Prestando atenção, vi que se formavam sobre eles músculos, que nascia neles carne e que uma pele os recobria. Todavia, não tinham espírito.
9 Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor, profetiza, filho do homem, e dirige-te ao espírito: eis o que diz o Senhor Javé: vem, espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que revivam.
10 Proferi o oráculo que ele me havia ditado, e daí a pouco o espírito penetrou neles. Retornando à vida, eles se levantaram sobre seus pés: um grande, um imenso exército.
11 Então o Senhor me disse: filho do homem, esses ossos são toda a raça dos israelitas. Eles dizem: nossos ossos estão secos, nossa esperança está morta; estamos perdidos!
12 Por isso, dirige-lhes o seguinte oráculo: eis o que diz o Senhor Javé: ó meu povo, vou abrir os vossos túmulos; eu vos farei sair deles para vos transportar à terra de Israel.
13 Sabereis então que eu é que sou o Senhor, ó meu povo, quando eu abrir os vossos túmulos e vos fizer sair deles,
14 quando eu meter em vós o meu espírito para vos fazer voltar à vida e quando vos hei de restabelecer em vossa terra. Sabereis então que sou eu o Senhor, que o disse e o executei - oráculo do Senhor.
Palavra do Senhor.




Salmo - 106/107

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,
porque eterna é a sua misericórdia! 

Que o digam os libertos do Senhor,
que da mão dos opressores os salvou
e de todas as nações os reuniu,
do oriente, ocidente, norte e sul.

Uns vagam, no deserto, extraviados,
sem acharem o caminho da cidade.
Sofriam fome e também sofriam sede,
e sua vida ia aos poucos definhando.

Mas gritaram ao Senhor na aflição,
e ele os libertou daquela angústia.
Pelo caminho bem seguro os conduziu
para chegarem à cidade onde morar.

Agradeçam ao Senhor por seu amor
e por suas maravilhas entre os homens!
Deus de beber aos que sofriam tanta sede
e os famintos saciou com muitos bens!



Evangelho - Mateus 22,34-40

Aleluia, aleluia, aleluia.
Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4s). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
22 34 Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se
35 e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova:
36 “Mestre, qual é o maior mandamento da lei?”
37 Respondeu Jesus: “Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito’”.
38 Este é o maior e o primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’.
40 Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas”.
Palavra da Salvação.


Reflexão

O caminho para a Terra Prometida é a vivência do Amor de Deus.   O próprio Deus se comunica com o Seu povo por meio da Bíblia para lhe indicar como isto pode acontecer. Jesus, então, nos ensina que amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos é o resumo de toda a lei e dos profetas. Deus nos chama insistentemente para nos deixar amar por Ele e viver esse amor nos nossos relacionamentos. Fomos criados, por amor e para o amor e só encontraremos a felicidade quando vivenciarmos o amor no nosso dia a dia. O Senhor nos oferece o Seu amor para que possamos usá-Lo sem medidas usando a fonte que existe em nós. Jesus nos esclarece também que não há um mandamento maior que o outro, assim sendo, os dois mandamentos a que Ele se refere, são semelhantes. Podemos concluir que não nos adiantará amar a Deus de todo o coração com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento, se não amarmos, semelhantemente, ao nosso próximo e a nós mesmos, na mesma extensão e com a mesma intensidade. 

Não podemos colocar “panos mornos” nas palavras de Jesus e esquecer certos detalhes que, às vezes, fingimos não entender. Somos hipócritas, se dizemos que amamos a Deus, de todo o coração, mas não nos aceitamos, não conseguimos conviver com os nossos defeitos e, por isso, nos rejeitamos e nos odiamos. Da mesma forma, seremos considerados mentirosos se dizemos que amamos a Deus com toda a nossa alma, mas desprezamos o nosso irmão, por causa dos seus erros e dos seus defeitos. O amor exige de nós a compreensão para as suas consequências, por isso, também não podemos dizer que amamos a Deus com todo o nosso entendimento, se deixamos de amar alguém porque ele nos fez sofrer.  – Você já se deixa amar por Deus?  - Você tem consciência do seu amor por Deus e por si mesmo (a)? – É assim que você também ama o seu próximo? – O que você diz deste ensinamento de Jesus? – Ele poderá ajudá-lo de hoje em diante a ter uma nova visão do amor?






Helena Serpa

Nenhum comentário: