sábado, 6 de agosto de 2016

LITURGIA DIÁRIA - ESCUTAI O QUE ELE DIZ!

1a Leitura - Daniel 7,9-10.13-14
Leitura da profecia de Daniel.
7 9 Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente.
10 Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos.
13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido.
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.
Palavra do Senhor.


Salmo - 96/97
Deus é rei, é o Altíssimo,
muito acima do universo.

Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu trono,
que se apóia na justiça e no direito.

As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.

Porque vós sois o Altíssimo, Senhor,
muito acima do universo que criastes,
e de muito superais todos os deuses.

Evangelho - Lucas 9,28-36
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eis meu filho muito amado, nele está meu benquerer, escutai-o, todos vós! (Mt 17,5)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
9 28 Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar.
29 Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
30 E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias,
31 que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.
32 Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono; ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois personagens em sua companhia.
33 Quando estes se apartaram de Jesus, Pedro disse: Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!... Ele não sabia o que dizia.
34 Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor.
35 Então da nuvem saiu uma voz: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!
36 E, enquanto ainda ressoava esta voz, achou-se Jesus sozinho. Os discípulos calaram-se e a ninguém disseram naqueles dias coisa alguma do que tinham visto.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Estamos  refletindo neste mês de Agosto,  sobre a importância de vivermos bem a nossa vocação. 
 Este tempo especial, nos convida a  contemplarmos  a luz de Cristo, para que possamos, iluminados por ela, viver dentro do plano de Deus, no respeito e no cuidado com a vida!
Somos  filhos e filhas  amados de Deus que deseja percorrer o mesmo caminho que  Jesus percorreu, atualizando esta caminhada no contexto do mundo de hoje.
O Evangelho que a liturgia de hoje  nos apresenta, fala-nos da transfiguração de Jesus!
 “Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha para rezar. Enquanto rezava, Jesus transfigurou-se  diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar”.
A transfiguração de Jesus, mostrou  aos discípulos,  a sua  intimidade com o Pai, assegurando-os da sua ressurreição após a sua morte de cruz!
Naquele instante, Pedro, Tiago e João, puderam visualizar o encontro de Jesus com o Pai. A partir de então, eles, que andavam tristes, desapontados com as últimas revelações  de Jesus, a respeito da proximidade de sua morte, se encheram de alegria, com a  certeza de que a vida e ação de Jesus, não terminariam com a sua morte!
Hoje nós sabemos que a ação de Jesus no mundo, se intensificou ainda mais depois da sua morte e  ressurreição! Após a sua ressurreição,  a vida e as ações de  Jesus,  se ampliam  no coração de seus seguidores!
Assim como Pedro desejou construir três tendas para que eles pudessem ficar no alto da montanha com Jesus, longe dos perigos e sem precisar batalhar a vida, nós também, certamente desejaríamos  o mesmo! Esta,  pode  ser a  nossa grande tentação dos dias de hoje: buscar uma comodidade, um bem estar, sem pensar no outro.  Rezar, ouvir,  meditar a palavra de Deus é muito bom, agrada Jesus, mas precisamos descer do alto da “montanha” voltarmos para a planície,  andar com os pés neste chão duro, com olhar  voltado para as margens do caminho, onde podemos  visualizar, os rostos desfigurados de tantos irmãos!
Como continuadores da missão de Jesus, precisamos  avançar para águas mais profundas, saindo de nossas tendas, do nosso comodismo!  Descruzemos  os nossos braços, desvendemos os  nossos olhos e nos coloquemos à caminho!
O episódio da transfiguração, deve nos animar ao longo de toda a nossa vida, especialmente quando esta transfiguração nos  mostra o lado bom  da cruz!
A  transfiguração  de Jesus, nos trouxe a certeza, de que há uma vida melhor por vir! Este episódio, deve nos animar, afinal, foi transfigurado, que Jesus nos mostrou o lado positivo da cruz! Estejamos certos: A cruz não é sinal de morte e sim, de vida, de vitória!
Com a  sua vida, Jesus nos ensina a olhar a cruz de outra forma, a não temê-la! 
Não deixemos apagar em nós, o brilho do rosto transfigurado de Jesus, este brilho, será o farol que iluminará os túneis escuros de nossa vida.







  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: