terça-feira, 30 de agosto de 2016

LITURGIA DIÁRIA - E A FAMA DE JESUS SE ESPALHAVA

 Resultado de imagem para JESUS E ENDEMONIADO
1a Leitura - 1 Coríntios 2,10-16
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
2 10 Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.
11 Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou
13 e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais.
14 Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.
15 O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém.
16 Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 144/145
É justo o Senhor em seus caminhos.

Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Para espalhar vossos prodígios entre os homens
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração.

O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda obra que ele faz.
ele sustenta todo aquele que vacila
e levanta todo aquele que tombou.
Resultado de imagem para Lucas 4,31-37
Evangelho - Lucas 4,31-37
Aleluia, aleluia, aleluia.

Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 4 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e ali ensinava-os aos sábados.
32 Maravilharam-se da sua doutrina, porque ele ensinava com autoridade.
33 Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo, e exclamou em alta voz: 34 “Deixa-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus!”
35 Mas Jesus replicou severamente: “Cala-te e sai deste homem”. O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum.
36 Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros: “Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos, e eles saem?”
37 E corria a sua fama por todos os lugares da circunvizinhança.
Palavra da Salvação.

 Reflexao

Aproximar de Jesus, saber quais são as suas propostas, é o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para sua vida!
O conhecimento e a vivencia dos ensinamentos de Jesus, nos habilita a  falar Dele com autoridade, pois  só podemos falar daquele que conhecemos!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos falar de um Deus comprometido com a vida em toda a sua dimensão, um Deus libertador que se manifestou a nós na pessoa de Jesus!  
O texto nos diz que num dia de sábado, Jesus estava numa sinagoga em Cafarnaum, cidade da Galileia, ensinando os discípulos. O povo  percebe de imediato o jeito diferente de Jesus ensinar, Ao contrário dos líderes religiosos daquela época, Jesus falava com autoridade, isto é, Ele falava o que ouvia do Pai, o que Ele e vivia! 
As palavras de Jesus, ao mesmo tempo em que ensinavam,  libertavam, por isto, os seus ensinamentos eram vistos como um ensinamento novo, completamente diferente do que as lideranças religiosas daquele tempo, passavam para o povo. Eles colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas e eles mesmos ficavam só na palavra.
Infelizmente, ainda hoje, existem   muitas  lideranças,  que fazem o mesmo, ditam o que os outros devem fazer mas eles mesmos não fazem nada. Há movimentos, pastorais, que se baseiam  em teorias, sem uma caminhada comprometida  com a vida!
A narrativa nos diz, que na sinagoga, havia um homem possuído por um espírito mal, cuja presença de Jesus o atormentava: “Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus!” Jesus, o intimou: “Cala-te e sai dele!”. A partir daquele momento, aquele homem se vê completamente livre das correntes do mal que o aprisionava, impedindo-o de ser ele mesmo!
 Nesta sua ação libertadora, Jesus desmascara aqueles dirigentes religiosos através de um olhar, que vai além dos limites impostos por eles! Ao contrário destes "líderes" Jesus enxerga o homem, e não o mal que está nele, o mal, Jesus tem o poder de retirar e o homem, Ele trás de volta à vida!
Aquele homem,  possuído por um espírito mal, representa todas as pessoas que estão  impedidas de falar, de agir como sujeito da sua própria vida e da sua história, àqueles, cuja  vida está sobre o controle de quem os domina.
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e está sempre a nos rondar, mas ele só ganha força em nós, quando nos distanciamos de Deus! 
As estruturas do mal conhecem quem é mais forte do que elas, quem  tem o poder de destruí-las, por isto fazem de  tudo para eliminá-lo,  mas não conseguem, pois o mal não encontra espaço no coração de quem vive integralmente em  Deus!
Com as suas ações libertadoras, Jesus nos ensina uma forma simples de nos livrar do mal, que é, nos preenchendo de Deus! O mal não tem vez, num coração habitado por Deus! 
 
 
 
 
 

  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: