quarta-feira, 10 de agosto de 2016

LITURGIA DIÁRIA - SE ALGUÉM ME QUER SERVIR, SIGA-ME

1a Leitura - 2 Coríntios 9,6-10
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 9 6 convém lembrar: "aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará.
7 Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria".
8 Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras.
9 Como está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça subsiste para sempre.
10 Aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, vos dará rica sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.
Palavra do Senhor.


Salmo - 111/112
Feliz o homem caridoso e prestativo.

Feliz o homem que respeita o Senhor
e que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
abençoada a geração dos homens retos!

Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve seus negócios com justiça.
Porque jamais vacilará o homem reto,
sua lembrança permanece eternamente!

Ele não teme receber notícias más:
confiando em Deus, seu coração está seguro.
Seu coração está tranqüilo e nada teme,
e confusos há de ver seus inimigos.

Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez,
e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho - João 12,24-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 12 24 "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.
25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.
26 Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará".
Palavra da Salvação.


Quem resguarda  a sua vida, pode até  sentir-se  protegido de muitos perigos, mas não realiza a vontade de Deus, não produz os frutos esperados por Ele!
Sabemos que Deus não precisa de nós, que Ele poderia e pode  realizar tudo por si só, mas Deus  quer contar conosco na construção do seu Reino aqui na terra, não,  em vista de si próprio, mas em vista do nosso próprio bem!
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, Jesus nos adverte quanto ao  perigo do apego a nossa vida!
Desde o início de seu ministério, Jesus já sabia do sofrimento que estava por vir, mas Ele não fugiu da cruz e mesmo no momento derradeiro a sua morte, Ele teve  força,  para falar com os discípulos,  sobre a fecundidade da vida, referindo-se aos frutos que seriam produzidos com a sua morte!
A caminho da cruz, Jesus fala de vida, citando o exemplo de uma semente, que só produz frutos, quando  cai na terra e morre! “Se um grão de trigo que cai na terra não morre, ele continuará só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.” Jesus se compara com uma semente, Ele também, assim como a semente lançada na terra, precisaria passar pela morte para produzir frutos,  do contrário,  aos olhos do povo, Ele não passaria de mais  um pregador que andou por este chão, como tanto outros!
Se Jesus recusasse em levar em frente do projeto do Pai, que teve como consequência a sua morte, hoje, os seus ensinamentos não chegariam até a nós! Foi depois da sua morte e ressurreição, que a sua mensagem salvífica  chegou a todos os rincões da terra, encorajando-nos  a assumirmos a fé com todas as suas consequências.
Falando claramente de sua morte, Jesus começa a  orientar os seus discípulos, no sentido de prepara-los bem, já que seriam eles os encarregados a dar continuidade a sua missão aqui na terra! Caminhando para o final da sua trajetória terrena, Jesus adverte os discípulos e hoje a nós, sobre o perigo do apego a nossa vida! A sua mensagem é clara: somente quem é desapegado,  é livre para servir, para ser  usado por Deus, como e onde se fizer necessário!
O primeiro passo, de quem deseja seguir Jesus, é não ter medo da cruz é estar disposto  a renunciar a si mesmo para apresentar-se a Ele, completamente livre para servir!
Uma semente, quando não lançada na terra, conserva-se bonita, mas não gera vida!






Olivia Coutinho

Nenhum comentário: