terça-feira, 14 de agosto de 2012

QUEM É O MAIS IMPORTANTE?


Primeira Leitura: Ezequiel 2, 8; 3, 4
SÃO MAXIMILIANO KOLBE
PRESBÍTERO E MÁRTIR
(vermelho, pref. comum ou dos mártires - ofício da memória)

Leitura da profecia de Ezequiel - Assim fala o Senhor: 8E tu, filho do homem, escuta o que eu te digo: não sejas rebelde, como essa raça de rebelados. Abre a boca e come o que te vou dar. 4Em seguida, acrescentou: Filho do homem, vai até a casa de Israel para lhe transmitir as minhas palavras. - Palavra do Senhor.



Salmo Responsorial(118)
REFRÃO: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
1. Seguindo vossa lei, me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas. - R.
2. Minha alegria é a vossa aliança, / meus conselheiros são os vossos mandamentos. - R.
3. A lei de vossa boca, para mim, / vale mais do que milhões em ouro e prata. - R.
4. Como é doce ao paladar vossa palavra, / muito mais doce do que o mel na minha boca! - R.
5. Vossa palavra é minha herança para sempre, / porque ela é que me alegra o coração" - R.
6. Abro a boca e aspiro largamente, / pois estou ávido de vossos mandamentos. -R.




Evangelho: Mateus 18, 1-5.10.12-14


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 1Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino dos céus? 2Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: 3Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. 4Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. 5E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe. 10Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou? 13E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. 14Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia -  Padre Bantu Mendonça K. Sayla


Quem é o mais importante no Reino do Céu? Mateus não chega a dizer qual dos discípulos fez a pergunta. Verdade é que Jesus de tanto falar bem do Reino dos Céus, todos os discípulos fariam tudo por tudo para entrar nele, e com o maior destaque possível!


Ante a pergunta do discípulo, em três partes Jesus dividi o seu discurso. Primeira: Desmonta as grandezas dos pensamentos dos seus discípulos. Pois o Reino não é para aqueles que se fazem grandes mas sim os pequeninos. Depois Ele ameaça a quem fizer qualquer mal a um pequenino. E, por fim, fala como Deus se agrada de reaver um pequenino que estava perdido. Isso leva os discípulos de uma posição de superiores, para uma posição de igualdade aos pequeninos. Ao invés de valorizarem o poder, a vaidade, são levados a se colocarem à disposição. E Jesus faz tudo isso porque percebe a grande vontade deles em participar do Reino dos Céus!


O Evangelho conclui falando ainda que Deus se agrada mais de um pequenino que é resgatado, do que de 99 que não precisaram ser resgatados. Eis uma boa pista para quem quer agradar a Deus e garantir um bom lugar no Reino dos Céus. Ir ao encontro do irmão, da irmã, do filho, da filha, do marido ou esposa que qual ovelha perdida anda longe do rebanho e até mesmo fora de si mesmo.
Eis, Portanto, a lição prática que podemos levar conosco para a nossa vida hoje e sempre:

1) A humildade e simplicidade, ingenuidade no pecado e pureza do coração representados pela criança símbolo dos órfãos, excluídos, pobres e parginalizados pela sociedade;

2) A acolhida que se deve dar a estes excluídos condenados à comer o pão que o diabo amassou ou seja acolhida aos pequeninos;

3) E por último não só acolher, mas e, sobretudo, sair em busca dos pequeninos que se perderam, e resgatá-los.


Isso é deixar as 99 ovelhas e ir ao encontro de uma única ovelha que se perdeu. Esta um dia foste tu encontrada por Jesus e que agora Ele te consagra em Seu missionário. Não interessa que tipo de vida tu leves o importante é que Ele te faz discípulo e missionário d’Ele com uma vocação específica.

Nenhum comentário: