terça-feira, 7 de agosto de 2012

LITURGIA DIÁRIA - CORAGEM SOU EU!

Primeira Leitura: Jeremias 30, 1-2.12-15.18-22
 
XVIII SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do profeta Jeremias - 1Dirigiu o Senhor nestes termos a palavra a Jeremias. 2Eis o que disse o Senhor, Deus de Israel: consignarás em um livro todas as palavras que te tenho dito. 12Porque eis o que diz o Senhor: tua ferida é incurável e perigosa a tua chaga. 13Ninguém quer tomar o encargo de curá-la, não há para ti remédio nem emplasto. 14Esqueceram-te os que te amavam, e contigo nem mais se preocupam. Pois que te feri, como se fere um inimigo, com cruel castigo, por causa da gravidade de tua falta e do número de teus pecados. 15Por que choras sobre tua ferida? Por que incurável é tua dor? É por causa da gravidade de tua falta e do número de teus pecados que te fiz isso. 18Mas, eis o que diz o Senhor: restaurarei as tendas de Jacó, e me apiedarei de suas moradas. Será a cidade reconstruída em sua colina, e reedificado o palácio no primitivo lugar. 19Cânticos de louvor se erguerão e gritos de alegria. Multiplicar-lhes-ei o número, que não será mais reduzido; eu os exaltarei, e não serão mais humilhados. 20Os filhos serão como eram outrora, e forte será diante de mim sua assembléia; eu castigarei seus opressores. 21Um dentre eles será o chefe, e do meio deles sairá seu soberano. Mandarei buscá-lo, e perante mim terá acesso, porque nenhum homem se arriscaria a aproximar-se de mim - oráculo do Senhor. 22Sereis o meu povo, e eu, o vosso Deus. - Palavra do Senhor.



Salmo Responsorial(101)
REFRÃO: O Senhor olhou a terra do alto céu.
1. As nações respeitarão o vosso nome, / e os reis de toda a terra, a vossa glória; / quando o Senhor reconstruir Jerusalém / e aparecer com gloriosa majestade, / ele ouvirá a oração dos oprimidos / e não desprezará a sua prece. - R.

2.
Para as futuras gerações se escreva isto, / e um povo novo a ser criado louve a Deus. / Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, / e o Senhor olhou a terra do alto céu, / para os gemidos dos cativos escutar / e da morte libertar os condenados.
- R.

3.
Assim também a geração dos vossos servos terá casa e viverá em segurança, / e ante vós se firmará sua descendência. / Para que cantem o seu nome em Sião / e louve ao Senhor Jerusalém, quando os povos e as nações se reunirem / e todos os impérios o servirem. - R.




Evangelho: Mateus 14, 22-36


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 22Logo depois, Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar antes dele para a outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 23Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, 24Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. 26Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. 27Mas Jesus logo lhes disse: Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! 28Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! 29Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. 30Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! 31No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. 33Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus. 34E, tendo atravessado, chegaram a Genesaré. 35As pessoas do lugar o reconheceram e mandaram anunciar por todos os arredores. Apresentaram-lhe, então, todos os doentes, 36rogando-lhe que ao menos deixasse tocar na orla de sua veste. E, todos aqueles que nele tocaram, foram curados. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu

O evangelho de hoje vai nos narrar o momento em que Jesus andou sobre as águas e que Pedro, pela falta de fé, afundou, mas Jesus com sua misericórdia estendeu sua mão e o salvou. Percebo que hoje o Senhor vem nos ensinar que Ele é Deus de tudo e de todas as coisas. Ora, se o Senhor é nosso Deus e é o Deus de tudo e de todas as coisas não podemos agir como Pedro, devemos colocar nosso pé na água e juntos com Jesus, pois é Ele quem nos chama andarmos sobre as águas de nossas vidas. Quantas vezes meu irmão você se viu afundando diante de algum problema financeiro, uma decepção afetiva (no namoro, na amizade, na família), quantas vezes se sentiu incapaz diante de uma doença grave contigo ou com quem você ama. Não é fácil por o pé na água e acreditar que não vai afundar, mas hoje o nosso Deus a Quem terra, mar, ventos e toda a natureza obedece, nos convida a andarmos sobre as águas sabendo que mesmo quando nos faltar coragem, Ele porque é lindo e misericordioso estenderá sua mão e nos salvará.
Percebam ainda neste evangelho que quando a notícia do ocorrido se espalhou na cidade que Jesus e os discípulos desembarcaram, a fé do povo aumentou, capaz de acreditar que somente tocando nas vestes de Jesus seriam curados, que fé hein? E o que aconteceu? De fato, eles foram curados.
Hoje a começar em mim convido a nos deixarmos inebriar por esta PALAVRA e a partir de agora termos fé. Não é aumentar a nossa fé, é termos fé n’Aquele que é nosso Deus, dono de tudo e de todas as coisas. Deus tudo pode, e pra sua salvação Deus tudo fará.
Quantas vezes nós agimos assim como Pedro? A nossa fé só pode aumentar e nos dar a segurança que precisamos , crescendo, ficando adulta. Só mesmo quando passamos por momentos como esse que Pedro experimentou. Acreditamos nas palavras de Jesus e resistimos ao medo, mas, quando o medo fica maior que a nossa fé, gritamos por socorro e, muitos até, se esquecem de Deus, de Jesus e de Maria, aos quais dão tanto trabalho, quando das muitas preocupações. Ficamos presos às limitações que o mundo nos apresenta como o mar agitado assustou Pedro. O único meio de amadurecermos a nossa fé, é só mesmo quando passamos por momentos difíceis, duros, que se agigantam na nossa vida, parecendo nos querer engolir, derrubar. Notem bem, dos apóstolos, Pedro foi o mais agitado. Foi o que mais Jesus experimentou. Chegou até a negar que o conhecia. Por três vezes, quando lhe perguntaram se conhecia Jesus o “Galileu “, ele disse :- Eu? Nunca vi aquele homem, nem sei quem é. “Conta a história, que por causa disso, Pedro chorou tanto, que às lágrimas lhe abriram grandes sulcos em seu rosto.
E, a sua fé cresceu tanto que Jesus o deixou responsável para continuar a sua Igreja, dizendo-lhe: – “Tu és Pedro e sobre essa pedra erguerei a minha Igreja. Tudo o que ligares na terra, será ligado no céu. Tudo o desligares na terra, será desligado no céu. E, as forças do mal nunca prevalecerão contra Ela”. E, Pedro, cumprindo a missão que Jesus lhe deixou, acabou sendo preso e, ao lhe dizerem que ele iria morrer crucificado como Jesus, ele disse que não merecia isso e pediu que o crucificassem de cabeça para baixo. E, assim foi feito.
A nossa confiança em Jesus deve ser ilimitada, mesmo que às vezes nos custem algum sacrifício, porque o que nos importa é retornarmos um dia à casa do Pai; não nascemos para ficarmos eternamente neste mundo. Por isso somos limitados, por isso, um dia, todos morremos, E, Jesus, é tão bom que não exige de nós uma coragem como a de Pedro, basta, somente que nos amemos uns aos outros como Ele nos ama.
Senhor nos dê a graça da fé e da coragem, para que andemos sobre as águas de nossas vidas junto Contigo e mesmo se vacilarmos, dá-nos Senhor a certeza de que Tu estenderás Tua mão e nos salvará. Jesus eu Te amo!

Nenhum comentário: