terça-feira, 21 de agosto de 2012

A ALEGRIA DO DESPOJAMENTO ESPIRITUAL



S. Mateus 19,16-22.
Naquele tempo, Aproximou-se de Jesus um jovem que Lhe perguntou: «Mestre, que hei-de fazer de bom, para alcançar a vida eterna?»
Jesus respondeu-lhe: «Porque me interrogas sobre o que é bom? Bom é um só. Mas, se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos.»
«Quais?» perguntou ele. Retorquiu Jesus: Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho,honra teu pai e tua mãe; e ainda: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: «Tenho cumprido tudo isto; que me falta ainda?»
Jesus respondeu: «Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.»
Ao ouvir isto, o jovem retirou-se contristado, porque possuía muitos bens.
 Comentário
A alegria do despojamento espiritual

Um dia, em segredo, Bernardo aproximou-se de Francisco, que ainda não tinha nenhum companheiro. «Irmão, disse-lhe Bernardo, por amor ao meu Senhor, que mos confiou, quero distribuir todos os meus bens da maneira que te pareça mais adequada.» Francisco respondeu: «Amanhã iremos à igreja e o livro dos Evangelhos revelar-nos-á o que Senhor ensina aos Seus discípulos». Na manhã seguinte levantaram-se e, acompanhados por outro homem chamado Pedro, que também desejava tornar-se irmão, foram até à igreja. [...] Entraram para orar e, porque não tinham tido instrução e não sabiam onde encontrar a palavra do Evangelho sobre a renúncia ao mundo, pediram ao Senhor que Se dignasse revelar-lhes a Sua vontade assim que abrissem o livro.
Terminada a oração, Francisco tomou o livro fechado e, ajoelhando-se diante do altar, abriu-o. O primeiro texto que leu apresentava este conselho do Senhor: «Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu». Francisco regozijou-se com esta descoberta e deu graças a Deus. Mas como tinha verdadeira devoção pela Santíssima Trindade, quis ter a confirmação através de um triplo testemunho. Abriu então livro pela segunda e pela terceira vez. Na segunda vez, leu: «Nada leveis para o caminho» (Lc 9,3) e na terceira: «Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo» (Lc 9,23). [...] Francisco disse: «Irmãos, eis a nossa vida e a nossa regra, e de todos os que quiserem juntar-se ao nosso grupo. Ide e fazei tudo o que aqui ouvistes!»
Bernardo, que era muito rico, partiu: ao vender tudo o que possuía, obteve uma grande soma de dinheiro, que distribuiu na sua totalidade pelos pobres da cidade. [...] A partir deste momento, os três viveram segundo a regra do santo Evangelho que o Senhor lhes tinha mostrado. É o que São Francisco diz no seu testamento: «Foi o próprio Senhor que me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.»

Narrativa de três companheiros de São Francisco de Assis (c. 1244)
§§ 27-29

Nenhum comentário: