segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O NÚCLEO DA CRISE DA IGREJA É UMA CRISE DA FÉ, AFIRMA DOM FISICHELLA.



Em artigo publicado no L’Osservatore Romano, com o título de “A grandeza de crer”, Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, recorda várias intervenções de Sua Santidade o Papa Bento XVI que são de palpitante atualidade.
O Arcebispo afirma que “pode-se falar de Fé como si se tratasse de fórmulas químicas sabidas decoradas na memória. Sem embargo do que, se falta a força da opção sustentada por confrontação com a verdade sobre a própria vida, tudo se trinca. A força da Fé é alegria de um encontro com a pessoa viva de Jesus Cristo que transforma a vida. Saber dar a razão disso, permite aos crentes ser novos evangelizadores em um mundo que muda”.
 
 
A coerência entre aquilo que se crê e a vida diária é lembrada por Dom Fisichella, uma vez que vivemos em uma época em que os modelos e exemplos a seguir são cada dia mais necessários. Os jovens de hoje procuram seguir alguém. Esse alguém, com maiúscula, é Jesus Cristo, mas, também é verdade que lhe seguirão com mais facilidade na medida em que seus discípulos sejam criveis.
“O mundo contemporâneo -afirma o Arcebispo– tem fome de testemunhos. Sente uma necessidade vital de testemunhos porque procura coerência e lealdade”, pois, conclui ele, “uma fé que suporta as razões do coração é mais convincente, porque contém a força da credibilidade. Assim, o desafio é poder conjugar a fé vivida com sua inteligência e vice versa”.
 
 
Saber raciocinar aquilo que se crê e dar as razões pelas quais se crê é sem dúvida umas das tarefas pendentes em muitos cristãos. Porque, como bem assinala Dom Fisichella, “sem uma sólida reflexão teológica capaz de apresentar as razões de crer, a opção do crente não é tal. Fica numa repetição de fórmulas ou de celebrações, porém não mantém a força da convicção. Não é só uma questão de conhecimento de conteúdos, mas de liberdade”.
 
O núcleo da crise da Igreja é uma crise da Fé
 
A verdade nos faz livres e a essa verdade é necessária que apresente uma nova vitalidade em nossos tempos de crise.
Para a Curia Romana o Papa recomendou em seu discurso de 25 de dezembro passado: “O núcleo da crise da Igreja na Europa é a crise da Fé. Se não encontramos uma uma resposta para ele, se a Fé não adquire nova vitalidade com uma convicção profunda e uma força real graças ao encontro com Jesus Cristo, todas as demais reformas serão ineficazes”.
Verão é também tempo para procurar pensar sobre a Fé, sobre a saída para as crises mais profundas que nos castigam, porque, como disse o Papa Bento XVI, “não serão as táticas que nos vão salvar… senão que uma Fé pensada e vivida de um modo novo.”
É o desafio do próximo Sínodo de outubro. É o desafio que todos os cristãos temos pela frente. (JSG)

Nenhum comentário: