segunda-feira, 20 de agosto de 2012

LITURGIA DIÁRIA - O DESPRENDIMENTO


Primeira Leitura: Ezequiel 24, 15-24
SÃO BERNARDO
ABADE E DOUTOR
(branco, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)

Leitura da profecia de Ezequiel - 15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16filho do homem, vou levar subitamente de ti aquela que faz a delícia de teus olhos. Tu, porém, não darás gemido algum de dor, não chorarás, não deixarás tuas lágrimas correrem. 17Suspira em silêncio, não celebres o luto habitual dos mortos; conserva o teu turbante na cabeça, põe o calçado nos pés, não cubras a tua barba, não comas o pão das gentes. 18De manhã, eu me dirigi ao povo; à tarde, minha mulher morreu. No dia seguinte, fiz o que fora prescrito. 19Disse-me o povo: Não irás explicar-nos o que significa esse teu modo de proceder? 20Respondi: A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 21Faze esse discurso aos israelitas: eis o que diz o Senhor Javé: vou profanar o meu santuário, o orgulho de vosso poderio, a alegria de vossos olhos, o objeto do vosso amor; vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, vão cair sob a espada. 22Fareis então como acabo de fazer; não cobrireis a vossa barba, não comereis o pão das gentes; 23conservareis os vossos turbantes na cabeça, e trareis os pés calçados; não poreis luto e não chorareis. Entretanto, definhareis por causa das vossas iniquidades e gemereis uns com os outros. 24O que Ezequiel está fazendo será para vós um sinal. Quando isso acontecer, fareis exatamente do mesmo modo como ele fez, e sabereis que sou eu o Senhor Javé. - Palavra do Senhor.



Salmo Responsorial(Dt 32)
REFRÃO: Esqueceram o Deus que os gerou.
1. Da Rocha que te deu à luz te esqueceste, / do Deus que te gerou não te lembraste. / Vendo isto, o Senhor os desprezou, / aborrecido com seus filhos e suas filhas. - R.

2.
E disse: Esconderei deles meu rosto / e verei, então, o fim que eles terão, / pois, tornaram-se um povo pervertido, / são filhos que não têm fidelidade.
-R.

3.
Com deuses falsos provocaram minha ira, / com ídolos vazios me irritaram; / vou provocá-los por aqueles que nem povo, / através de gente louca hei de irritá-los. -R.




Evangelho: Mateus 19, 16-22


Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.
20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
cançaonova.com

 
Homilia - liturgia diaria
 
 
Alguns dos relatos evangélicos da semana anterior, já era uma proposta para superarmos certos limites e alimentar o desejo de avançar sempre mais e mais na prática das virtudes ensinadas por Jesus. Hoje se apresenta diante dele um jovem que pode ser tido como alguém virtuoso, porém muito preso as Leis Religiosas. Este jovem sente que ainda há algo a ser -
Alcançado para além da Conduta Religiosa ditada pelas Normas e Leis existentes, a aspiração Cristã vai nesse sentido, pois o Espírito de Deus presente em nós, sempre nos desafia a superarmos nossos limites e irmos além. E o mais importante, esse Jovem percebe que Jesus Supera qualquer lógica religiosa, e que por isso mesmo, ele tem a resposta para sua pergunta.
Só Deus é realmente bom e nossas ações, por mais grandiosas que chegam, não passam de reflexos dessa bondade. Primeiramente, quem quiser se aproximar de Deus deverá ser comprometido com a Vida em sua relação com as pessoas, pois, não matar, não cometer adultério, não furtar, não dar falso testemunho, honrar pai e mãe e amar o próximo como a si mesmo, são ações contra ou a favor da Vida do outro.
Esse é um bom começo, mas a grande questão é, porque fazer ou deixar de fazer essas ações? Qual a razão e o motivo? E na proposta de Jesus vem a resposta de que precisamos, o nosso bom jovem fazia todas essas coisas porque praticava fielmente a Lei de Moisés, e ele estava certo, mas agora Jesus lhe faz outra proposta, renunciar toda e qualquer segurança, como Família e riqueza, e tornar-se um Discípulo, continuar a fazer todas essas coisas, porém agora, não mais por obrigação, mas por causa de Jesus que vem dar um sentido novo a tudo que fazemos.
Foi uma proposta desafiadora para aquele jovem, pois de um lado na questão religiosa, ele colocava toda sua segurança de Salvação na observância da Lei, mas de outro, a riqueza e a Família também lhe davam segurança. Sentiu-se abalado com o convite de Jesus e foi embora triste porque não queria abrir mão da sua segurança.
Não é proibido ao Cristão ter bens materiais, muito ou pouco, o que é perigoso é colocar a segurança e esperança de viver bem e ser Feliz, apenas naquilo que tem e não naquilo que se é. Quando entendemos isso temos com as pessoas uma relação de igualdade, e sabemos partilhar com elas tudo o que somos e o que temos. Tudo na vida do Discípulo deve ser repartido com o próximo, menos o coração que deve ter um único Dono e Senhor: Jesus Cristo, Aquele que deu tudo de si para os outros, inclusive a própria Vida.

Nenhum comentário: