quinta-feira, 1 de março de 2012

ONDE ESTAVA DEUS NO MOMENTO DO MEU ACIDENTE? - PARTE II


Os muitos questionamentos deixados em função do porque da presença  de tanta maldade e tragédia no mundo, e com as quais nos toma de pesar e nos entorpecem, pode ser a mais poderosa arma do ateísmo contra a fé cristã.
 Deus existe mesmo? Seria Ele indiferente ao sofrimento humano?
Deus tem um propósito em tudo àquilo que Ele faz e na vida de cada ser humano.  O mais difícil é entender esses propósitos, a forma como eles se manifestam e o seu por que. Claro que nem sempre é possível compreender ou adentrar nos mistérios de Deus, mas, sabemos pela Bíblia que tudo que é necessário saber, já nos foi revelado pelo próprio Deus. (Rm 1,19).
As muitas atrocidades e misérias existentes no mundo podem servir como sinais, alertas para os homens que ainda dormem espiritualmente.
A fome que mata e dizima as crianças africanas e no resto do mundo, demostra não a falta de amor ou descuidado de Deus, mas sim, expõe o extremo que atingiu a ambição humana. A alta concentração de riquezas tem tornados os países ricos cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres, segundo os indicadores internacionais, os quais atestam tal disparidade.
No milagre da multiplicação dos pães (dentre os muitos realizados por Jesus, este juntamente com  a crucificação e ressurreição, é descrito pelos quatro evangelistas), Jesus apresenta um modelo do que poderia ser feito para solucionar o problema da fome. A divisão em grupos de 50 e 100 pessoas, além da organização para um melhor atendimento, mostra ainda, que se o mundo através dos países que detém a maior concentração de renda dividissem suas riquezas com os sem renda, as fortes e impactantes imagens das crianças africanas não seriam tão conhecidas.
Certa vez em uma entrevista, uma Geneticista falou da forma incrível de como o ser humano nasce em sua grande maioria perfeitos. Para ela, fundamentada claro em todo seu conhecimento científico, a incompatibilidade de genes existente em cada pessoa, eleva a probalidade do desenvolvimento de uma doença ou até mesmo de uma formação fetal imperfeita, de constante risco. Nem por seus pecados e nem por pecados de seus pais, mas pela própria constituição incompatível de genes.
Quando Deus criou e formou o universo, ele o constituiu de Leis e ordenamentos, para que tudo estivesse em sincronia e perfeição. Onde antes era caos e trevas, Deus transformou em um ambiente perfeito para a habitação de sua mais preciosa criação: O homem. Infelizmente, este ser não zelou e nem foi cuidadoso na administração do que lhe foi entregue. Hoje, as grandes catástrofes naturais que acontecem no mundo (tsunamis, terremotos), são apenas respostas das leis e ordenamentos violados pelo homem. É a natureza apenas  reagindo.
E por que Deus em sua onipotência não interfere?
Para isso, Ele teria que também tirar a liberdade de escolha concedida ao homem.
Por que então permite que o homem viole essas leis?
Ora, o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. (2Cor 3,17)
O homem recebeu das mãos do Criador o domínio, a soberania dentro daquilo que lhe foi permitido fazer. Violar os ordenamentos existentes é trazer sobre si a própria destruição.
“O homem faz o seu próprio destino” (Jó 5,8). É, portanto, o principal agente causador da extinção de sua própria raça.
Quantas vidas são ceifadas em função da imprudência ao volante, e do abuso de bebidas alcóolicas. E se escuta no momento de dor da perda pela vida do jovem que violentamente colidiu com outro veículo: “foi porque Deus quis” “chegou sua hora”
Deus não quer a morte de ninguém. (Ez 18,23). O que houve foi o abuso da liberdade por Deus concedida. Existe tempo pra nascer e tempo pra morrer. Abusar dessa libertade é antecipar seu próprio tempo. (Ecle 7,16).
Apesar de todo entendimento exposto, resta ainda saber, Onde está Deus diante desse vale de lágrimas? Onde estva Deus no momento do meu acidente?

*citações Bíblia da Ave Maria



Por
Wellington Dantas
(foto representativa pesquisada na internet, conservando o modelo do veículo e a semelhança do sinistro que foram reais)

Nenhum comentário: