quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O SILÊNCIO DO SACRÁRIO.



No sacrário, silencioso, pobre e humilde, está o Senhor. Por isso o Santo Cura dArs afirmava: “O silêncio do sacrário assusta-me”.
E é mesmo para nos deixar perplexos, estupefactos, surpresos.
Ficarmos abismados perante tal presença. Está ali o Messias Senhor, o Rei dos Reis, o Bom Samaritano e o Bom Pastor.
Está ali, naquele Pão sagrado, o Rei do Céu e da Terra, o Verbo do Pai e o Filho de Maria de Nazaré.
Aquele Pão do Céu é Jesus, é uma Pessoa, é o Amigo Divino, é Aquele que tudo sabe e tudo pode. Jesus Eucaristia, Rei e Senhor, no silêncio omnipotente do sacrário é uma contínua surpresa, é um convite contínuo à nossa presença, a nossa oração, à nossa amizade orante.


Mas “assusta” não O ver, não O ouvir, não O sentir. Silencioso, feito o pobre mais pobrezinho, ali está na mais profunda e eloquente humildade, “escondido” naquele pedaço de pão consagrado.
Jesus Eucaristia não é uma coisa sagrada, é uma Pessoa, é o Menino do presépio, o carpinteiro de Nazaré, o Jesus da Cruz, o Senhor Ressuscitado, o Rei da Glória, Está ali por detrás da porta de milhões de sacrários espalhados pelo mundo.

Mas…ó poeira, ó nuvem de poeira que nos impedes de O contemplar, de reconhecer que é Ele, de aceitar pela fé que Ele está ali. E a poeira, o nevoeiro parece que nos quer afastar do sacrário.
De fato não vamos lá, muitas vezes e com tempo, adorar, louvar, contemplar, reparar, interceder. Ele está, mas não estamos presentes a Ele. Porquê? Falta de fé na sua presença? Falta de tempo? Falta de amor?

Todos os santos e santas, mesmos os mais contemporâneos como Teresa de Calcutá ou o Papa João Paulo II, são sempre pessoas de sacrário, de presença amiga a Jesus Eucaristia.
Sabem gastar tempo com Ele, não querem deixá-Lo só .Sabem que está ali o Senhor, o Mestre, o Rei, o Salvador. Vão adorar, fazer companhia, dialogar.
Ficam lá horas seguidas. Parecem não querer arredar pé do pé de Jesus Eucaristia. Longas horas de oração, grandes vigílias. Parece que nunca cessa a adoração, a reparação, a intercessão pelo mundo. Parece que gostam daquela companhia, que o sacrário tem íman que os atrai, seduz, convida.

Têm sede de estar com a fonte da água viva. Que insondável mistério!!!

A heresia da ação, a azáfama desenfreada do dia a dia, não nos deixam tempo para estar junto do sacrário.
Até parece que não acreditamos que Ele esteja lá. E se calhar não acreditamos mesmo, até ao mais profundo do nosso ser.
Se acreditássemos a vida mudava e íamos lá mais vezes, estávamos mais tempo, levámos lá o pensamento e o coração.
Talvez façamos uma vista à pressa, uma genuflexão mal ajeitada, mas não ficamos, com serenidade, com tempo e com amor.
A nuvem de poeira parece impedir-nos de ter fé nesta presença eucarística, de ajoelhar diante do sacrário, de termos tempos de adoração comunitária, diante de Jesus, exposto em custódia.
Assim como o denso nevoeiro nos impede de contemplar uma paisagem bonita ou uma obra de arte, assim nos impede de “ver” Jesus e de estar com Ele, na sua misteriosa mas real presença em sacrário.

Parece que andamos enganados, alienados, descentrados. Temos a graça de estarmos com Ele e não aproveitamos, a graça de estar com nosso tesouro, com a pérola preciosa da nossa vida e não aproveitamos.
Temos ali, no sacrário, o Jesus Amigo, e não temos paixão para nos encontrar com Ele e viver em íntima comunhão. A nuvem de poeira vai fazendo os seus estragos.
Que pena!!! Falta-nos fé viva e amor ardente. Falta-nos fogo no coração, amizade sincera, presença amiga. Precisamos de ser cristãos e cristãs, consagrados e sacerdotes, de vida em sacrário. Maravilhoso desafio!!!


 


Padre Dário Pedroso
 

Pe emiliocarlos

Nenhum comentário: