terça-feira, 9 de agosto de 2011

"MAIS VINHO"


Jesus é Deus-humano, capaz de compreender, experimentar e ajudar a aliviar nossas dores. Vai também às festas para participar das alegrias do convívio humano e motivá-las para que tenham consistência enobrecedora. Mostra-nos a justa alegria de convivermos como família unida, no respeito de uns aos outros e colaboração para que todos se sintam amados.
No caso do primeiro milagre nas bodas de Caná, mostra seu respeito e obediência à sua mãe, bem como sua sensibilidade em relação aos apuros dos promotores daquela festa de casamento (conferir em Jo 2, 1-11).

Qual rainha Ester, intercessora junto ao rei, pedindo a salvação do povo judeu (Cf. Est 5, 1-2; 7, 2-3), Maria pede a seu filho providência para salvar o bom andamento da festa. Ela, atenciosa, sabedora dos acontecimentos dentro da organização festiva, recorre a quem tem a solução para o impasse. Ela conhece o filho e seu poder. Não duvida. Usa a sabedoria de mãe. Solicita a ação de Jesus. Ele reconhece a preocupação da mãe. Adianta seu projeto de manifestação pública de sua pessoa e de sua missão. O pedido da mãe não pode ser rejeitado.
Esta senhora, humilde serva do Senhor, está presente na história da salvação da humanidade. Segue os passos do Filho até o fim, cooperando com o plano redentor de Deus. Ela não tem poder por si mesma. Mas é cheia de poder sobre o Filho, que a respeita como mãe. Também nós tudo podemos com a força do Cristo. Se tivermos na condição de miserabilidade ou impossibilidade de superar nossos limites, recorremos a esta mulher, que tem força diante do filho e não nos é negado qualquer bom pedido.
Celebramos todos os anos a festa da Mãe Aparecida. Este título carinhoso, conferido a ela pela devoção de grande parte de nosso povo, confere-nos o reforço na fé. O filho de Maria nos leva à plena realização e superação de nossos limites. Sem Ele, não teríamos acesso ao amor solidário com o semelhante, base de encaminhamento para o encontro definitivo e feliz com Deus. Maria é o exemplo maior de fé e cooperação com os desígnios divinos em relação à salvação da humanidade. Seguindo-a, estamos no caminho de seu próprio Filho. Recorremos a Deus, colocando seu nome intercessor, que nos motiva mais à confiança na graça do Senhor.
Na vida, há falta frequente do vinho da alegria na convivência justa, fraterna e misericordiosa. Quanta coisa precisa e pode ser modificada para que aconteça a festa da vida digna e realizadora para tantas pessoas e famílias! Tendo Maria ao nosso lado, somos capazes de solidariedade para com os sofredores e deixados de lado. Arregaçamos as mangas de nosso potencial humano para ajudarmos a comunidade e a sociedade nos encaminhamentos necessários de promoção do bem de todos. Recorremos à oração, ao trabalho solidário, à promoção da boa política, damos de nosso tempo para cuidarmos de crianças, de adolescentes, de idosos carentes de ajuda e carinho.
Imitamos a mãe de Jesus na solidariedade para com os que vivem nos mais diversificados apuros da vida.
A Mãe Aparecida peça ao Filho por todos, especialmente para os que podem ajudar e ainda não o fazem!


por
Arquidiocese de Montes Claros

Nenhum comentário: