segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CURA, O MINISTÉRIO DO AMOR!


Jesus veio ao mundo para nos salvar de tudo, para nos curar de toda e qualquer enfermidade: "O Espírito de Deus está sobre mim porque ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Enviou-me para proclamar aos cativos a libertação e aos cegos a recuperação da vista, para restituir aos oprimidos a liberdade, e proclamar o ano da graça do Senhor" (Lc 4,17c-19).

Tipos de cura

"Levando em conta que o homem tem três dimensões: corpo, alma e espírito (cf. 1Ts 5,23), compreendemos que existem os males físicos, os da alma ou interiores e os espirituais. Se somos atingidos em qualquer área interior, necessitamos de uma cura interior; se somos atingidos em nosso espírito, contaminando-nos com falsas doutrinas e apartando-nos da sã doutrina da salvação, precisamos de uma cura espiritual ou libertação; se somos atingidos no corpo com alguma enfermidade, necessitamos de uma cura física." (Perdigão, 2002).

No Manual do Ministério de Cura e Aconselhamento da Comunidade Shalom, as autoras afirmam que "todo ser humano, uns mais outros menos, tem necessidade de cura interior; isto porque todos temos feridas internas, muitas vezes ocultas, imperceptíveis, mas que podem influenciar de modo muito negativo nosso caráter, nosso comportamento, as nossas vidas, impedindo-nos de alcançar a integridade emocional, ou seja, de viver uma vida emocional equilibrada e relacionamentos sadios, e de crescer em santidade." (Mohana e Perdigão, 2000, p. 31).

Perfil do ministro de cura
Somente quem experimenta o Amor pode transbordá-lo. Só quem vivenciou a dor pode penetrar no mistério da dor dos irmãos. "O sofrimento, tão presente no nosso mundo, sob tantas formas, também está presente para desencadear no homem o amor, o dom de si mesmo em favor dos que sofrem. O mundo do sofrimento humano anseia, sem cessar, um outro mundo diverso: o mundo do amor humano. A pessoa que sofre é capaz de compadecer-se do outro que sofre igualmente. E provavelmente deve esta compaixão e doação de si ao seu próprio sofrimento, ou seja, realiza com mais verdade o 'colocar-se no lugar do outro que sofre'" (Mohana e Perdigão, 2000, p. 94).

Por isso, este é um ministério muito especial, e o ministro necessita de amadurecimento humano, de uma vida de profunda intimidade com Deus - através da oração pessoal e estudo da Palavra diários, da freqüência aos sacramentos, sobretudo Eucaristia e Confissão, e amizade com Maria - e de uma grande dedicação. O nosso olhar precisa sempre ser purificado pelo Espírito Santo, nossas palavras devem ter a suavidade mariana e todo o nosso ser precisa estar voltado para Cristo Jesus, nosso único Salvador, e centrado nele.

Isso nos faz focalizar os acontecimentos da vida de cada irmão ou irmã na ótica de Deus e não na nossa limitada visão humana. Na vida do que crê, nada é em vão nem por acaso; cada acontecimento é permissão de Deus, por isso, deve ser transformado em um grande louvor, mesmo aquilo que consideramos mau! "Tudo concorre para o bem dos que  amam a Deus" (Rm 8,28).

Porque nossa missão é tão importante, são pedidas algumas coisas para que alguém ingresse no ministério: ter participado do curso de engajamento geral da Obra; fazer parte de um grupo de oração da Obra Shalom e discernir com o coordenador, núcleo e/ou formador que esse é o seu ministério; ter feito ou estar fazendo o curso de Formação Básica; participar do curso específico para o ministério.

Depois do ingresso, é pedido que o ministro: participe, semanalmente, das reuniões de formação do ministério; atenda em pelo menos um turno por semana em uma das casas da Obra; atenda nos eventos e em domicílio ou no hospital, conforme envio e orientação da coordenação do ministério.

Cada vez que servimos neste ministério, saímos mais fortificados, pois alimenta a nossa fé ver que irmãos totalmente derrotados pelos acontecimentos da vida são reerguidos pela mão poderosa do nosso Deus. Vidas que ali chegam sem sentido saem renascidas, recriadas. É maravilhoso nos tornar "intermediários" entre Deus e o homem, ver passar pelas nossas mãos a graça de Deus para dar um rumo, um caminho à vida de muitos!

 

por
Comunidade Shalom

Nenhum comentário: