quarta-feira, 18 de maio de 2011

LITURGIA DIÁRIA - VER JESUS É VER O PAI.

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 12, 24-25; 13, 1-5

IV SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 24Entretanto, a palavra de Deus crescia e se espalhava sempre mais. 25Tendo Barnabé e Saulo concluído a sua missão, voltaram de Jerusalém (a Antioquia), levando consigo João, que tem por sobrenome Marcos. 1Havia então na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnabé, Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo. 2Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado. 3Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram. 4Enviados assim pelo Espírito Santo, foram a Selêucia e dali navegaram para a ilha de Chipre. 5Chegados a Salamina, pregavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham com eles João para auxiliá-los. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(66)

REFRÃO: Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, / que todas as nações vos glorifiquem.


1. Tenha Deus piedade de nós e nos abençoe, faça resplandecer sobre nós a luz da sua face, para que se conheçam na terra os seus caminhos e em todas as nações a sua salvação. - R.

2. Alegrem-se e exultem as nações, porquanto com equidade regeis os povos e dirigis as nações sobre a terra. - R.

3. Que os povos vos louvem, ó Deus, que todos os povos vos glorifiquem. - R.

4. Sim, que Deus nos abençoe, e que o reverenciem até os confins da terra. - R.

Evangelho: João 12, 44-50

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 44Entretanto, Jesus exclamou em voz alta: Aquele que crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou; 45e aquele que me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas. 47Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me despreza e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a palavra que anunciei julgá-lo-á no último dia. 49Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar. 50E sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe bantu
Estamos diante de uma verdade inegável. Pela última vez Jesus visita a Jerusalém e fala publicamente, por ocasião da festa da Páscoa dos judeus. Clamado rei pelo povo quando entra na cidade, alto e em bom som começa o seu discurso de identificação com o Pai do Céu. Exortando-o a que permaneça unido à ele escutando, acolhendo a sua palavra assim como ele e o Pai são um. Eu e o Pai somos um.
A partir desta expressão concluímos que entre Jesus e o Pai que O enviou há tal comunhão de vida, palavra e juízos, ouvir e ser julgado por um é ver, ouvir e ser julgado pelo outro.
Retomando o que João disse no prólogo, acolhe-lo é acolher  a luz que vem de Deus. Pois Ele é a luz do mundo, e quem crer nele não permanece nas trevas, mas terá a luz da vida; É ter vida que vem do próprio Deus. Crer em Jesus é crer em Deus Pai; Ele só fala o que o Pai lhe mandou e ordenou que dissesse ou fizesse: Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar .
Quero chamar a tua atenção meu irmão minha irmã. Nas palavras de Jesus: As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia, nos hão de julgar. O julgamento não será feito por Jesus, mas sim pela própria acolhida ou rejeição de suas palavras.
Aproximemo-nos acolhamos e sejamos dóceis a elas saiba que a participação ou não na vida eterna é opção minha e sua. Deus conta com a minha e sua adesão na fé e com o nosso dom de amor a serviço da vida, a qual, assumida em Deus, é eterna. Quanto mais entramos em comunhão de vida, palavra e critérios com Jesus e o seu Reino, mais compreenderemos a a expressão: Ver Jesus é ver o Pai e preparados estaremos para a nossa união indivisível com Cristo no Pai e no Espírito Santo.



blog.cancaonova.com/homilia

Nenhum comentário: