terça-feira, 11 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - SOMENTE POR MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO

 Resultado de imagem para JESUS E OS DISCIPULOS
1a Leitura - Gênesis 32,23-33
Leitura do livro do Gênesis.

32 22 Naquela mesma noite ele se levantou com suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e passou o vau do Jaboc. 23 Tomou-os, e os fez passar a torrente com tudo o que lhe pertencia. 24 Jacó ficou só; e alguém lutava com ele até o romper da aurora. 25 Vendo que não podia vencê-lo, tocou-lhe aquele homem na articulação da coxa e esta deslocou-se, enquanto Jacó lutava com ele. 26 E disse-lhe: “Deixa-me partir, porque a aurora se levanta.” “Não te deixarei partir respondeu Jacó, antes que me tenhas abençoado.” 27 Ele perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” “Jacó.” 28 “Teu nome não será mais Jacó, tornou ele, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste.” Jacó perguntou-lhe: 29 “Peço-te que me digas qual é o teu nome.” “Por que me perguntas o meu nome?”, respondeu ele. E abençoou-o no mesmo lugar. 30 Jacó chamou àquele lugar Fanuel: “porque, disse ele, eu vi a Deus face a face, e conservei a vida”. 31 O sol levantava-se no horizonte, quando ele passou Fanuel. E coxeava de uma perna. 32 É por isso que os israelitas, ainda hoje, não comem o nervo da articulação da coxa, porque aquele homem tinha tocado nesse nervo da articulação da coxa de Jacó.
Palavra do Senhor.

Salmo - 16/17
Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!
 
Ó Senhor, ouvi minha justa causa,

escutai-me e atendei o meu clamor!

Inclinai o vosso ouvido à minha prece,

pois não existe falsidade nos meus lábios!
 
De vossa face é que me venha o julgamento,

pois vossos olhos sabem ver o que é justo.

Provai meu coração durante a noite,

visitai-o, examinai-o pelo fogo,

mas em mim não achareis iniqüidade.
 
Eu vos chamo, ó Deus, porque me ouvis,

inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

Mostrai-me vosso amor maravilhoso,

vós que salvais e libertais do inimigo

quem procura a proteção junto de vós.
 
Protegei-me qual dos olhos a pupila,

e guardai-me à proteção de vossas asas.

Mas eu verei, justificado, a vossa face

e, ao despertar, me saciará vossa presença.
Imagem relacionada
Evangelho - Mateus 9, 32-38
Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 9 32 apresentaram-lhe um mudo, possuído do demônio.
33 O demônio foi expulso, o mudo falou e a multidão exclamava com admiração: "Jamais se viu algo semelhante em Israel". 34 Os fariseus, porém, diziam: "É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios". 35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade. 36 Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor. 37 Disse, então, aos seus discípulos: "A messe é grande, mas os operários são poucos. 38 Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus continuava fiel na Sua missão salvífica mesmo diante da incompreensão daqueles que opinavam que Ele estaria a serviço do “chefe dos bg demônios”, por isso, apiedava-se das pessoas por viverem abandonadas, cansadas e abatidas. Por isso mesmo, durante o tempo em que passou na terra, Ele não perdia tempo, percorrendo todas as cidades e povoados pregando o Evangelho, ensinando nas sinagogas e mostrando a todos o caminho para o reino dos céus.   Ele, porém, concretizava os Seus ensinamentos curando os enfermos, expulsando os espíritos maus e libertando os oprimidos, somente por misericórdia e compaixão. Ao se deparar com as mais diversas situações de pecado e de sofrimento do povo Jesus se compadecia e enxergava a necessidade de que houvesse pessoas comprometidas com o Seu projeto de Salvação.   Claramente Jesus dava a entender que viera inaugurar o tempo da misericórdia e conclamava os seus discípulos a serem trabalhadores da messe para que todos conhecessem o amor misericordioso do Pai. Hoje, também, “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.” As pessoas continuam como ovelhas sem pastor, abatidas, cansadas, desanimadas, sem esperança até dentro das nossas casas, por isso, Jesus nos chama também a sermos trabalhadores (as) da Sua colheita e nos cura da timidez, do respeito humano, da falta de convicção e nos habilita para podermos falar e anunciar aos que não têm esperança, que existe solução para todos os problemas que nos assolam. Nós também podemos ser trabalhadores da messe de Cristo apenas fazendo o que Ele fazia: tudo por amor. A vivência do amor anima as pessoas abatidas, cansadas e sem esperança. O amor vence o ódio e expulsa dos corações a intriga, a divisão, a incompreensão. Se fizermos como Jesus fez, estaremos sendo trabalhadores da Sua messe. - Você acha difícil fazer tudo como Jesus fazia?- Você se considera trabalhador da messe de Cristo?- Você conhece quando as pessoas à sua volta estão desanimadas e sem esperança? – O que você diz a elas?- Em que você tem empregado o seu tempo livre? 





Helena Serpa 

Nenhum comentário: