quinta-feira, 20 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - JESUS PEDE APENAS NOSSA ADESÃO À SUA MISERICÓRDIA

 Imagem relacionada
1a Leitura - Êxodo 3,13-20
Leitura do livro do Êxodo.
3 13 Moisés disse a Deus: “Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome?”
14 Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E ajuntou: “Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) ‘EU SOU’ envia-me junto de vós.”
15 Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: ‘É JAVÉ, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração”.
16 “Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘o Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó apareceu-me. E disse-me: eu vos visitei, e vi o que se vos faz no Egito,
17 e disse: tirar-vos-ei do Egito onde sois oprimidos, para fazer-vos subir para a terra dos cananeus, dos hiteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, terra que mana leite e mel’.
18 Eles ouvirão a tua voz. Irás então com os anciãos de Israel à presença do rei do Egito e lhe direis: ‘o Senhor, o Deus dos hebreus, nos apareceu. Deixa-nos, pois, ir para o deserto, a três dias de caminho, para oferecer sacrifícios ao Senhor, nosso Deus’.
19 Eu sei que o rei do Egito não vos deixará partir, se ele não for obrigado pela força.
20 Mas estenderei a mão e ferirei o Egito com toda sorte de prodígios que farei no meio deles. Depois disso, o faraó vos deixará partir".
Palavra do Senhor.


Salmo - 104/105
O Senhor se lembra sempre da aliança.
 
Dai graças ao Senhor, gritai seu nome,

anunciai entre as nações seus grandes feitos!

Lembrai as maravilhas que ele fez,

seus prodígios e as palavras de seus lábios!
 
Ele sempre se recorda da aliança,

promulgada a incontáveis gerações;

da aliança que ele fez com Abraão

e do seu santo juramento a Isaac.

Deus deu um grande crescimento a seu povo

e o fez mais forte que os próprios opressores.

Ele mudou seus corações para odiá-lo,

e trataram com má-fé seus servidores.

Então mandou Moisés, seu mensageiro,

e igualmente Aarão, seu escolhido;

por meio deles realizou muitos prodígios

e, na terra do Egito, maravilhas.
Imagem relacionada

Evangelho - Mateus 11,28-30
Aleluia, aleluia, aleluia.

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28)
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 11 28 "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve."
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Jesus nos chama e não podemos deixar de aceitar o Seu convite, pois ele é conforto e segurança para nós. “Vinde a mim”! Este é o chamado que Deus nos faz por meio de Jesus quando estamos cansados (a), fatigados (a) com o peso da vida, das circunstâncias, cansados de nós mesmos (as) dos nossos desenganos e fracassos. Os nossos fardos pesam, mas quando os colocamos sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. Ele quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma.  O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar. A nossa humanidade decaída é uma carga pesada, e, por mais que nos esforcemos, na maioria das vezes, leva de vencida e nos derruba. É o nosso temperamento, a nossa maneira de ser e de agir, as nossas irreverências, a nossa rebeldia, impaciência, egoísmo e desamor que ocasionam o nosso cansaço. O fardo de Jesus é leve. Ele não exige mais do que podemos oferecer a Ele. Ele pede apenas a nossa adesão à Sua Misericórdia. O jugo é a lei e a Sua lei é a Lei do Amor.  “Aprendei de mim “ disse Ele , “porque sou manso e humilde de coração e vós encontrareis descanso”.  Está bem claro que só teremos descanso quando aprendermos com Jesus a sermos também mansos e humildes de coração.  O coração de Jesus é manso e humilde, por isso Ele é vitorioso. Por isso Ele é poderoso.   -  O que tem angustiado e feito você infeliz? – Como está a sua disposição, você sente-se cansado (a)? -  Como é o fardo do Senhor para você? – Você sente peso quando vive as coisas de Deus? –  Deus é pesado para você?  - Você também, às vezes se cansa de si mesmo (a)?
 
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa  

Nenhum comentário: