quinta-feira, 22 de junho de 2017

O QUE SIGNIFICAM OS GESTOS DE MÃO NOS ÍCONES CRISTÃOS?

A nossa iconografia soube empregar inteligentemente a tradição da retórica greco-romana.

https://i2.wp.com/res.cloudinary.com/aleteia/image/fetch/c_fill,g_auto,w_620,h_310/https://aleteiaportuguese.files.wordpress.com/2017/06/hero-dieses-dreamstime.jpg?resize=620%2C310&quality=100&strip=all&ssl=1

Você já se perguntou, olhando para os ícones religiosos, por que as figuras de Cristo e dos santos fazem certos gestos com a mão?
Cada gesto tem um significado específico, mas nem sempre conseguimos compreendê-los (para “piorar”, alguns deles vêm “legendados” em grego!)…
–– ADVERTISEMENT ––
De fato, os gregos e romanos empregavam um “código gestual” complexo, usado pelos oradores e pelos retóricos ao discursarem na ágora, no Senado, em reuniões particulares e até nas salas de aula. Esses gestos, mesmo sendo complexos, eram de amplo conhecimento público, e, portanto, quase todos compreendiam o seu significado. É precisamente por isso que eram usados: para reforçar e tornar ainda mais clara a mensagem transmitida pelos discursos.
Mas nós, dois mil anos depois, precisamos de uma ajudinha para decifrá-los.
Os primeiros ícones cristãos usavam esse repertório gestual greco-romano ao representarem Cristo, os santos e os anjos precisamente porque o seu sentido era entendido pela maior parte das pessoas. Há ícones da Anunciação, por exemplo, nos quais o Arcanjo Gabriel aparece de mão levantada tal como os retóricos romanos, indicando estar prestes a iniciar uma frase importante: é que este era o gesto que precedia o exórdio nos discursos clássicos. O significado era tão enraizado em Roma que esse mesmo gesto pode ser visto inclusive na mais antiga das imagens da Anunciação que chegaram até nós.
A mão levantada também está presente em ícones que retratam Jesus. Afinal, mais do que ninguém, Ele tem algo importante a dizer ao mundo, certo?
No caso da figura de Cristo, além disso, o simbolismo dos gestos da mão ganha novos significados. Em princípio, toda representação icônica ortodoxa ou católica bizantina de Cristo com a mão direita levantada procura ressaltar também a Sua benção. O gesto com este sentido se aplica ainda ao sacerdote diante dos fiéis – o que também explica a representação de santos sacerdotes com as mãos erguidas da mesma forma.
Na tradição ortodoxa, assim como na iconografia cristã primitiva, o gesto da mão abençoante é com frequência associado às letras IC XC, que abreviam o “Nome acima de todo nome”: Jesus (IHCOYC) Cristo (XPICTOC).
O gesto de bênção feito por Cristo tem ainda a finalidade de transmitir verdades doutrinais. Por exemplo, os três dedos que simbolizavam as letras I e X representavam a Santíssima Trindade, que é o mistério da Unidade de Deus em três Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. Ao se encostar o polegar e o dedo anelar, simbolizava-se a Encarnação, ou seja, a união das naturezas divina e humana na Pessoa de Cristo.
Certamente haverá mensagens que você poderá “ler” melhor da próxima vez em que vir um ícone – mesmo que estejam em grego!





Daniel R. Esparza 

Nenhum comentário: