terça-feira, 13 de junho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - CONSTRUTORES DE UM MUNDO MELHOR

 Imagem relacionada
1a Leitura - 2 Coríntios 1,18-22
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios. 1 18 Deus é testemunha de que quando vos dirijo a palavra, não existe um sim e depois um não. 19 O Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós, Silvano, Timóteo e eu, vos temos anunciado, não foi sim e depois não, mas sempre foi sim. 20 Porque todas as promessas de Deus são sim em Jesus. Por isso, é por ele que nós dizemos Amém à glória de Deus. 21 Ora, quem nos confirma a nós e a vós em Cristo, e nos consagrou, é Deus. 22 Ele nos marcou com o seu selo e deu aos nossos corações o penhor do Espírito.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

Maravilhosos são os vossos testemunhos,
eis por que meu coração os observa!

Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,
ela dá sabedoria aos pequeninos.

Abro a boca e aspiro largamente,
pois estou ávido de vossos mandamentos.

Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade,
como fazeis para os que amam vosso nome!

Conforme a vossa lei, firmai meus passos
para que não domine em mim a iniqüidade!

Libertai-me da opressão e da calúnia,
para que eu possa observar vossos preceitos!

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo
e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
Resultado de imagem para JESUS E AS MULTIDAO
Evangelho - Mateus 5,13-16
Aleluia, aleluia, aleluia. Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, dêem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
5 13 Disse Jesus: “Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15 nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Fazendo comparação com coisas comuns à nossa vida, Jesus nos motiva a sair da nossa inanição e da nossa vida medíocre para assumir um papel de construtores de um mundo melhor. Quando nos convoca a ser sal e luz da terra e do mundo, Jesus nos propõe abraçar a missão a que o Pai nos destinou e nos enviou. A terra tem o significado do lugar onde habitamos e o ambiente  em que vivenciamos os nossos relacionamentos em família, com os amigos e pessoas  com as quais nos deparamos. O mundo é o “ar que respiramos”, isto é, a mentalidade que nos é imposta e, na qual nós nos deixamos envolver. Ser sal da terra é, portanto, saber temperar a nossa vida e das pessoas com o jeito de ser cristão, levando esperança, ânimo, alegria, amor, etc. conforme o fruto do Espírito Santo. Ser luz do mundo é clarear a mentalidade deturpada e enganadora que reina na cabeça das pessoas desavisadas do Evangelho. É tirar da ignorância, aqueles (as) que não se conhecem, por isso não enxergam as suas próprias dificuldades. Não conhecem a Deus, não amam e não perdoam porque nunca se sentiram amadas e nunca foram perdoados (as). É abrir caminhos, é dar alternativas para uma vida feliz. – Você tem levado alegria e esperança à  vida das pessoas? – Você é daqueles (as) que só pensam em si e nos seus problemas? – Você tem procurado tirar as pessoas da ignorância em relação às coisas de Deus? –Você tem sido sal da terra e luz do mundo? 




Helena Serpa 

Nenhum comentário: