quinta-feira, 10 de março de 2016

LITURGIA DIÁRIA - O VERDADEIRO DEPOIMENTO DO AMOR DE DEUS PARA CONOSCO!

Leitura (Êxodo 32,7-14)

Leitura do livro do Êxodo.
32 7 O Senhor disse a Moisés: “Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito. 8 Desviaram-se depressa do caminho que lhes prescrevi; fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito’”. 9 “Vejo”, continuou o Senhor,” que esse povo tem a cabeça dura. 10 Deixa, pois, que se acenda minha cólera contra eles e os reduzirei a nada; mas de ti farei uma grande nação.” 11 Moisés tentou aplacar o Senhor seu Deus, dizendo-lhe: “Por que, Senhor, se inflama a vossa ira contra o vosso povo que tirastes do Egito com o vosso poder e à força de vossa mão? 12 Não é bom que digam os egípcios: ‘com um mau desígnio os levou, para matá-los nas montanhas e suprimi-los da face da terra!’ Aplaque-se vosso furor, e abandonai vossa decisão de fazer mal ao vosso povo. 13 Lembrai-vos de Abraão, de Isaac e de Israel, vossos servos, aos quais jurastes por vós mesmo de tornar sua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e de dar aos seus descendentes essa terra de que falastes, como uma herança eterna.” 14 E o Senhor se arrependeu das ameaças que tinha proferido contra o seu povo.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 105/106

Lembrai-vos de nós, ó Senhor,
segundo o amor para com vosso povo!

Construíram um bezerro no Horeb
e adoraram uma estátua de metal;
eles trocaram o seu Deus que é sua glória,
pela imagem de um boi que come feno.

Esqueceram-se do Deus que os salvara,
que fizera maravilhas no Egito;
no país de Cam fez tantas obras admiráveis,
no mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

Até pensava em acabar com sua raça,
não se tivesse Moisés, o seu eleito,
interposto, intercedendo junto a ele
para impedir que sua ira os destruísse.

Evangelho (João 5,31-47)

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
5 31 Disse Jesus aos judeus: “Se eu der testemunho de mim mesmo, não é digno de fé o meu testemunho. 32 Há outro que dá testemunho de mim, e sei que é digno de fé o testemunho que dá de mim. 33 Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34 Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos. 35 João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz. 36 Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar - essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeito que o Pai me enviou. 37 E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face. 38 e não tendes a sua palavra permanente em vós, pois não credes naquele que ele enviou. 39 Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. 40 E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida... 41 Não espero a minha glória dos homens, 42 mas sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43 Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis. Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo. 44 Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus? 45 Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46 Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em mim, porque ele escreveu a meu respeito. 47 Mas, se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis nas minhas palavras?”
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão


Jesus é a figura central de toda a Sagrada Escritura, por isso, Ele é o maior testemunho do amor de Deus para com a humanidade. No entanto, mesmo sendo Deus, em todo o tempo que passou na terra como homem, Jesus não quis dar testemunho de si próprio diante das criaturas. Ele não se prevalecia da Sua condição divina para dar depoimento de Si mesmo, porque as obras de amor que realizava em Nome do Pai, como também os prodígios e milagres eram a prova de que fora enviado por Deus. Os judeus não O acolhiam porque ficavam presos apenas às “palavras” da Escritura sem enxergar realmente o que estas significavam. No entanto, “As Escrituras dão testemunho de mim”, disse Jesus. 

A Sagrada Escritura é o próprio Jesus, por conseguinte, é nela que encontramos o verdadeiro depoimento do amor de Deus para conosco. Nós, no entanto, acreditamos na intervenção dos homens, e só cremos no que vemos e tocamos, sendo difícil “enxergar” as obras de Deus e a salvação que Ele veio nos oferecer porque somos criaturas falhas e infiéis.  Precisamos, pois, encarnar a Palavra de Deus e perceber as obras que Ele realiza por meio do Espírito Santo que Jesus nos enviou. O Espírito Santo é quem dá testemunho das maravilhas que Jesus alcançou para que as vivamos, dessa maneira não devemos buscar nos homens os parâmetros para nossa felicidade, mas sim, na Palavra de Deus que é justa e verdadeira.  Deus é maior que tudo e é Nele que devemos confiar. – Em que você tem se apoiado para alimentar a sua fé em Jesus? – Quem tem sido o (a) verdadeiro (a) testemunho do amor de Deus para você? - Em quem você tem acreditado mais: na Palavra de Deus ou nas pessoas queridas, que estão ao seu lado?  Você confia nos  governantes? Você confia na oração que as pessoas fazem por você?








Helena Serpa

Nenhum comentário: