quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DOM DE LÍNGUAS - PARTE II


A primeira manifestação de dons, foi o de língua. No dia de pestecostes, estavam os discípulos, e junto com eles, Maria. Repletos do Espiríto Santo, começaram a orar, Louvar e cantar numa língua nova...a do Expiríto. Para uns, estavam bêbados, para outros, era o cumprimento de uma profecia, a de Joel.

Mas, o que é o dom de línguas? Quando nós somos batizados no Espírito Santo, a primeira coisa da qual nos enchemos é de oração. E por que isso? Porque o Espírito Santo é a ligação entre o Pai e o Filho. A oração é a comunicação entre o Pai e o Filho; o Filho que fala ao Pai e o Pai que fala ao Filho. A beleza da intimidade que acontece dentro da Trindade é feita pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é oração. Ele é a ligação entre Deus e nós. A oração que vai e a oração que volta. Quando somos introduzidos no Espírito Santo, saímos cheios de oração, porque o Espírito Santo é oração, uma oração de fogo, infalível. Fornecemos a matéria, ou seja, a boca, lingua e voz. Mas quem dá o conteúdo, o fogo e a oração é o Espírito Santo. Não somos nós que oramos simplesmente, mas o Espiríto Santo que orando em nós.

Que acontece no dom de línguas? Quem entra em ação não é a nossa inteligência, mas a do Espiríto Santo. São Paulo explica isso na Epístola aos Romanos, 8,26:''Do mesmo modo, também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza, pois não sabemos rezar como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis''.Essa explicação é bem simples: ''gemidos inexprimíveis ou inefáveis'', quer dizer: gemidos que não podem ser entendidos, a não ser quando Deus dá a interpretação. Quando oramos por alguem, sabemos exatamente do que eles precisam? Não. É por isso que o Espírito Santo vem em nosso auxílio: porque não sabemos o que pedir, nem sabemos orar como convém. Ele mesmo intercede por nós e em nosso favor, com gemidos inexprimíveis.

São Paulo continua:''E aquele que perscruta os corações sabe qual é a intenção do Espírito: com efeito, é segundo Deus que o Espírito intercede pelos santos''.Rm 8,27.
(adaptado do site www.cancaonova.com)
Na terceira parte, analisaremos os escritos à comunidade de coríntios e buscaremos maior profundidade para compreender sua real interpretação.
Aguardemos, pois.

Nenhum comentário: