1a Leitura - Isaías 7,10-14;8,10
Leitura do livro do profeta Isaías.
Naqueles dias, 7 10 o Senhor disse ainda a Acaz:
11 "Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto".
12 Acaz respondeu: "De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova".
13 Isaías respondeu: "Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus?
14 Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel, 8 10 porque Deus está conosco".
Palavra do Senhor.
Naqueles dias, 7 10 o Senhor disse ainda a Acaz:
11 "Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto".
12 Acaz respondeu: "De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova".
13 Isaías respondeu: "Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus?
14 Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel, 8 10 porque Deus está conosco".
Palavra do Senhor.
Salmo - 39/40
Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade, Senhor!
Sacrifício e oblação não quisestes,
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,
holocaustos por nossos pecados,
e então eu vos disse: “Eis que venho!”
Sobre mim está escrito no livro:
“Com prazer faço a vossa vontade,
guardo em meu coração vossa lei!”
Boas novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;
vós sabeis: não fechei os meus lábios!
Proclamei toda a vossa justiça
sem retê-la no meu coração;
vosso auxílio e lealdade narrei.
Não calei vossa graça e verdade
na presença da grande assembléia.
2a Leitura - Hebreus 10,4-10
Leitura da carta aos Hebreus.
Irmãos, 10 4 pois é impossível que o sangue de touros e de carneiros tire pecados.
5 Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: "Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo.
6 Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam.
7 Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade".
8 Disse primeiro: "Tu não quiseste, tu não recebeste com agrado os sacrifícios nem as ofertas, nem os holocaustos, nem as vítimas pelo pecado" (quer dizer, as imolações legais). 9 Em seguida, ajuntou: "Eis que venho para fazer a tua vontade". Assim, aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia. 10 Foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.
Irmãos, 10 4 pois é impossível que o sangue de touros e de carneiros tire pecados.
5 Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: "Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo.
6 Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam.
7 Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade".
8 Disse primeiro: "Tu não quiseste, tu não recebeste com agrado os sacrifícios nem as ofertas, nem os holocaustos, nem as vítimas pelo pecado" (quer dizer, as imolações legais). 9 Em seguida, ajuntou: "Eis que venho para fazer a tua vontade". Assim, aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia. 10 Foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.
Evangelho - Lucas 1,26-38
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor! A palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós vimos sua glória que recebe de Deus Pai (Jo 1,14).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 1 26 "no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria".
28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?"
35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.
Reflexão
A solenidade da Anunciação do Senhor é a
celebração do grande mistério cristão da Encarnação do Verbo de Deus. A data de
25 de Março está em função do Nascimento de Jesus, que é celebração exatamente
nove meses depois. A catequese sempre fez coincidir a Anunciação e a
Encarnação. Estes mistérios começaram a ser celebrados liturgicamente
provavelmente depois da edificação da basílica constantiniana sobre a casa de
Maria, em Nazaré, no século IV. A celebração no Oriente e no Ocidente data do
século VII. Durante séculos, esta solenidade teve sobretudo carácter mariano.
Mas Paulo VI devolveu-lhe o título de “Anunciação do Senhor”, repondo o seu
carácter predominantemente cristológico. Em síntese, trata-se de uma
“celebração (que) era e é festa de Cristo e da Virgem: do Verbo que se torna
filho de Maria e da Virgem que se torna Mãe de Deus” (Marialis cultus 6).
Lectio
Lectio
Primeira leitura: Isaías 7, 10-14; 8, 10
Naqueles dias, o Senhor mandou dizer de novo a
Acaz: 11«Pede ao Senhor teu Deus um sinal, quer no fundo dos abismos, quer lá
no alto dos céus.» 12Acaz respondeu: «Não pedirei tal coisa, não tentarei o
Senhor.» 13Isaías respondeu: «Escuta, pois, casa de David: Não vos basta já ser
molestos para os homens, senão que também ousais sê-lo para o meu Deus? 14Por
isso, o Senhor, por sua conta e risco, vos dará um sinal. Olhai: a jovem está
grávida e vai dar à luz um filho, e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel. 10Traçai
planos, que serão frustrados; ordenai ameaças, que não serão executadas, pois
temos o Emanuel: «Deus-connosco.»
Acaz, rei de Jerusalém, vê vacilar o seu trono
devido à aproximação de exércitos inimigos. A sua primeira reação é entrar numa
política de alianças humanas. Isaías, pelo contrário, propõe a resolução do
problema pela confiança em Deus. Convida o rei a pedir um «sinal» (v. 11) que
seja confirmação da assistência divina. Acaz recusa a proposta: «não tentarei o
Senhor» (v. 12). Fá-lo por hipocrisia, e não por verdadeiro sentido religioso.
Isaías insiste que, apesar da recusa do rei, Deus lhe dará um sinal: «a jovem
está grávida e vai dar à luz um filho, e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel:
«Deus-connosco». O sentido imediato destas palavras refere-se a Ezequias, filho
de Acaz, que a rainha está para dar à luz. O seu nascimento, nesse momento
histórico, é interpretado como sinal da presença salvadora de Deus em favor do
seu povo aflito. Mais profundamente, as palavras de Isaías são profecia de um
futuro rei Salvador. A tradição cristã sempre viu neste oráculo o anúncio
profético do nascimento de Jesus, filho de Maria Virgem.
Segunda leitura: Hebreus 10, 4-10
Irmãos, é impossível que o sangue dos touros e
dos bodes apague os pecados. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo diz: «Tu não
quiseste sacrifício nem oferenda, mas reparaste-me um corpo. 6Não te agradaram
holocaustos nem sacrifícios pelos pecados. 7Então, Eu disse: Eis que venho -
como está escrito no livro a meu respeito -para fazer, ó Deus, a tua vontade.
8Disse primeiro: Não quiseste nem te agradaram sacrifícios, oferendas e
holocaustos pelos pecados - e, no entanto, eram oferecidos segundo a Lei.
9Disse em seguida: Eis que venho para fazer a tua vontade. Suprime, assim, o
primeiro culto, para instaurar o segundo. 10E foi por essa vontade que nós
fomos santificados, pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para
sempre.
Este texto, retirado do seu contexto, procura
demonstrar que o sacrifício de Cristo é superior aos sacrifícios do Antigo
Testamento. O autor da Carta aos Hebreus relê o Salmo 39 – utilizado pela
liturgia desta solenidade como Salmo Responsorial – como se fosse uma
declaração de intenções do próprio Cristo ao entrar no mundo, no momento da
Incarnação. Esta é também a atitude obediencial do povo da antiga aliança e de
todo o piedoso cantor do salmo: «: Eis que venho, ó Deus, para fazer a tua
vontade.». A Incarnação como atitude obediencial acontece no dia da Anunciação
do Senhor a Maria. Esse dia inaugura a peregrinação messiânica que conduzirá à
doação do corpo de Cristo no sacrifício salvífico, novo e inovador, único e
indispensável, que se completa no sacrifício da cruz.
Evangelho: Lucas 1, 26-38
Evangelho: Lucas 1, 26-38
Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por
Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um
homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28Ao entrar
em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está
contigo.» 29Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria
o que significava tal saudação. 30Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois
achaste graça diante de Deus. 31Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um
filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32Será grande e vai chamar-se Filho do
Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33reinará
eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» 34Maria disse
ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» 35O anjo respondeu-lhe: «O
Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua
sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus.
36Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no
sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37porque nada é impossível a Deus.»
38Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua
palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.
Uma possível chave de leitura deste texto é ver
nele um relato biográfico feito por Lucas que terá ouvido atentamente as
confidências de Maria. No diálogo entre Deus e a menina de Nazaré – pela
mediação do anjo Gabriel – revela-nos uma relação viva entre o divino e o
humano, em que a proposta do alto vai sendo progressivamente esclarecida. O
mensageiro respeita a condição humana de uma rapariga virgem que recebe uma
proposta inesperada: ser mãe do Messias. Maria, a virgem prometida como esposa
a José, aproxima-se progressivamente do mistério, deixando-se conscientemente
envolver por ele, disponibilizando-se e adequando à proposta de Deus o seu
próprio projeto. E termina pronunciando o seu «Eis-me aqui!» (cf. v. 38).
Meditatio
Meditatio
O mistério celebrado hoje é a conceição do Filho
de Deus no seio da Virgem Maria. Na basílica nazaretana da Anunciação, diante
do altar, há uma placa de mármore que os peregrinos beijam com emoção e onde
está escrito: “Aqui de Maria Virgem fez-se carne o Verbo”.
No texto da Carta aos Hebreus, o hagiógrafo refere ou interpreta a anunciação de Cristo; no texto de Lucas, o evangelista narra a anunciação a Maria. Cristo toma a iniciativa de declarar aquilo que Ele mesmo compreende; Maria recebe uma palavra que vem de fora de si mesma, uma palavra cheia de propostas de um Outro. O paralelismo transforma-se em coincidência na explicitação da disponibilidade de ambos para fazerem a vontade divina; é uma disponibilidade separada por qualidade e quantidade de consciência, mas que converge na finalidade de obediência total ao projeto de Deus: Ecce venio, ecce ancilla, eis-me aqui! Eis a serva!
A atitude de obediência irá aproximar a mãe e o filho, Maria “anunciada” e Jesus Cristo “anunciado”. Ambos pronunciam o seu «Eis-me aqui!». Ambos se exprimem com voz quase idêntica: «faça-se em mim segundo a tua palavra», «Eis que venho para fazer, ó Deus, a tua vontade». Ambos entram na fisionomia de «serva» e de «servo» do Senhor. Esta sintonia encoraja os discípulos à disponibilidade para servir a palavra de Deus, porque o próprio Filho de Deus é servo e porque a Mãe de Deus é serva; ambos são servos de uma palavra que salva quem a serve e que traz salvação.
Os Sacerdotes do Coração de Jesus são chamados a viver a espiritualidade oblativa, a fazerem da sua vida e obras uma oferta de amor que se concretiza, em primeiro lugar, na disponibilidade para cumprir a vontade de Deus, mesmo quando ela exige renúncia, sacrifício. Unem-se à oblação perfeita de Cristo ao Pai com o sacrifício das suas vidas, “como oblação viva, santa e agradável a Deus” (cf. Rom 12, 1), a realizar-se na contemplação e no apostolado (cf. Cst nn. 24 e 58).
Esta espiritualidade oblativa é bem expressa, segundo o P. Dehon, pelo “Ecce venio” (Eis-me aqui!) (Heb 10, 7): "Nestas palavras: Ecce venio,.. Ecce ancilla..., encerram-se toda a nossa vocação, a nossa finalidade, o nosso dever, as nossas promessas" (Dir. Esp. I. 3).” (Cst. n. 6; cf. Cst nn. 53.58.85).
No texto da Carta aos Hebreus, o hagiógrafo refere ou interpreta a anunciação de Cristo; no texto de Lucas, o evangelista narra a anunciação a Maria. Cristo toma a iniciativa de declarar aquilo que Ele mesmo compreende; Maria recebe uma palavra que vem de fora de si mesma, uma palavra cheia de propostas de um Outro. O paralelismo transforma-se em coincidência na explicitação da disponibilidade de ambos para fazerem a vontade divina; é uma disponibilidade separada por qualidade e quantidade de consciência, mas que converge na finalidade de obediência total ao projeto de Deus: Ecce venio, ecce ancilla, eis-me aqui! Eis a serva!
A atitude de obediência irá aproximar a mãe e o filho, Maria “anunciada” e Jesus Cristo “anunciado”. Ambos pronunciam o seu «Eis-me aqui!». Ambos se exprimem com voz quase idêntica: «faça-se em mim segundo a tua palavra», «Eis que venho para fazer, ó Deus, a tua vontade». Ambos entram na fisionomia de «serva» e de «servo» do Senhor. Esta sintonia encoraja os discípulos à disponibilidade para servir a palavra de Deus, porque o próprio Filho de Deus é servo e porque a Mãe de Deus é serva; ambos são servos de uma palavra que salva quem a serve e que traz salvação.
Os Sacerdotes do Coração de Jesus são chamados a viver a espiritualidade oblativa, a fazerem da sua vida e obras uma oferta de amor que se concretiza, em primeiro lugar, na disponibilidade para cumprir a vontade de Deus, mesmo quando ela exige renúncia, sacrifício. Unem-se à oblação perfeita de Cristo ao Pai com o sacrifício das suas vidas, “como oblação viva, santa e agradável a Deus” (cf. Rom 12, 1), a realizar-se na contemplação e no apostolado (cf. Cst nn. 24 e 58).
Esta espiritualidade oblativa é bem expressa, segundo o P. Dehon, pelo “Ecce venio” (Eis-me aqui!) (Heb 10, 7): "Nestas palavras: Ecce venio,.. Ecce ancilla..., encerram-se toda a nossa vocação, a nossa finalidade, o nosso dever, as nossas promessas" (Dir. Esp. I. 3).” (Cst. n. 6; cf. Cst nn. 53.58.85).
Dehonianos
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