sábado, 4 de março de 2017

LITURGIA DIÁRIA - JESUS CHAMA OS PECADORES

Imagem relacionada

1a Leitura - Isaías 58,9-14
Leitura do livro do profeta Isaías.
58 9 Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;
10 se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno.
11 O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis.
12 Reerguerás as ruínas antigas, reedificarás sobre os alicerces seculares; chamar-te-ão o reparador de brechas, o restaurador das moradias em ruínas.
13 Se te abstiveres de calcar aos pés o sábado, de cuidar de teus negócios no dia que me é consagrado, se achares o sábado um dia maravilhoso, se achares respeitável o dia consagrado ao Senhor, se tu o venerares não seguindo os teus caminhos, não te entregando às tuas ocupações e às conversações,
14 então encontrarás tua felicidade no Senhor: eu te farei galgar as alturas da terra, e gozar a herança de Jacó, teu pai; porque a boca do Senhor falou.
Palavra do Senhor.

Salmo - 85/86
Ensinai-me os vossos caminhos e, na vossa verdade, andarei.

Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido,
escutai, pois sou pobre e infeliz!
Protegei-me, que sou vosso amigo,
e salvai vosso servo, meu Deus,
que espera e confia em vós!

Piedade de mim, ó Senhor,
porque clamo por vós todo o dia!
Animai e alegrai vosso servo,
pois a vós eu elevo a minha alma.

Ó Senhor, vós sois bom e clemente,
sois perdão para quem vos invoca.
Escutai, ó Senhor, minha prece,
o lamento da minha oração!

Imagem relacionada

Evangelho - Lucas 5,27-32
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
5 27 Jesus viu sentado ao balcão um coletor de impostos, por nome Levi, e disse-lhe: Segue-me.
28 Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Levi deu-lhe um grande banquete em sua casa; vários desses fiscais e outras pessoas estavam sentados à mesa com eles.
30 Os fariseus e os seus escribas puseram-se a criticar e a perguntar aos discípulos: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?
31 Respondeu-lhes Jesus: Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos.
32 Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores.
Palavra da Salvação.


Reflexão

Jesus se agradou de Levi um cobrador de impostos, pecador público, com a fama de explorador dos pobres e de ladrão, a ponto de chamá-lo para que O seguisse. Jesus não olhou para o pecado de Levi, mas para alguém que precisava de perdão e de conversão. A mentalidade de Jesus não era conforme o que pensam os homens aqui em baixo. Era a mentalidade do céu!
Se compararmos as ações de Jesus em relação aos pecadores com as nossas reações diante do pecado dos nossos irmãos, verificaremos que ainda estamos muito longe de ser cristãos!
 Quando seguimos as concepções do mundo e de como a maioria das pessoas pensa e age, a Palavra de Deus nos confunde, pois fala justamente o avesso do que estamos acostumados a ouvir. Neste Evangelho Jesus nos esclarece e ensina que a Sua Missão tem uma finalidade muito diversa daquela que muitas vezes nós alcançamos. Por isso, Ele continua a nos dizer que não veio chamar os justos, mas os pecadores e é a estes que Ele procura. Precisamos, pois nos reconhecer pecadores para que Jesus também nos diga: “segue-me” Então, Ele nos dará oportunidade de conversão e de vida nova. Mesmo que sejamos os piores pecadores e pecadoras, Jesus nos vê e nos chama. Levi atendeu prontamente ao chamado de Jesus e O seguiu. Em virtude da sua atitude de acolhimento ao chamado de Jesus, ele pôde recebê-Lo para um grande banquete na sua casa e convidando, justamente, os que mais precisavam de ajuda. Ele não procurou outras pessoas para que Jesus pensasse ser ele   “gente boa”, mas sim, os que estavam doentes como ele e necessitados de cura. Quanto mais doente, isto é, quanto mais pecador for alguém, maior será o perdão e a sua cura. Jesus nos diz: “os que são sadios não precisam de médicos, mas sim os que estão doentes!”  Quanto mais reconhecermos a nossa enfermidade mais teremos a Jesus como médico da nossa alma e conseguiremos a cura do nosso coração. A nossa necessidade de conversão é perene e nunca podemos nos contentar com o que já progredimos. A cada dia precisamos ouvir o chamado de Deus. Necessitamos recebê-Lo na nossa casa e sentarmo-nos na mesa com Ele, juntamente com aqueles com os quais convivemos.   - Você também se considera, doente, necessitado (a) de salvação e de cura? – Você já experimentou levar Jesus para sua casa e apresentá-Lo à sua família e aos seus amigos? – Os seus amigos são também doentes como você? – Há alguém que você conheça que é considerado pelo mundo como um caso sem jeito? Convide-o para cear com Jesus na sua casa. 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: