quinta-feira, 9 de março de 2017

LITURGIA DIÁRIA - PERSEVERANÇA, FÉ E ORAÇÃO.


Resultado de imagem para Mateus 7, 7-12
1a Leitura - Ester 4,17
Leitura do livro de Ester.
Naqueles dias, 4 17n também a rainha Ester, apavorada com o perigo da morte iminente, procurou refúgio no Senhor. 17o Tirando suas vestes de luxo, cobriu-se com vestes de luto. Em vez dos perfumes finos, encheu a cabeça de cinza e humilhou duramente seu corpo com jejuns. 17p Prostrada por terra, com suas escravas, de manhã à noite, assim orou: 17q “Ó Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito! Socorre-me, pois estou sozinha, e não tenho outro defensor senão tu, Senhor, 17r agora que devo arriscar a minha vida! 17s Ouvi, dos livros dos meus antepassados, Senhor, que tu salvaste Noé, no dilúvio. 17t Ouvi, dos livros dos meus antepassados, Senhor, que tu entregaste nove reis a Abraão, quando este dispunha de apenas trezentos e dezoito homens. 17u Ouvi, dos livros dos meus antepassados, Senhor, que tu livraste Jonas do ventre da baleia. 17v Ouvi, dos livros dos meus antepassados, Senhor, que tu livraste Ananias, Azarias e Misael, da fornalha de fogo. 17x Ouvi, dos livros dos meus antepassados, Senhor, que tu retiraste Daniel da cova dos leões. 17y Ouvi, dos livros dos meus antepassados, que tu te compadeceste de Ezequias, rei dos judeus, quando estava às portas da morte e orava por sua vida, e lhe concedeste mais quinze anos. 17z Ouvi, dos livros dos meus antepassados, Senhor, que tu concedeste um filho a Ana, em resposta à oração que brotava de sua alma. 17aa Ouvi, dos livros dos meus antepassados, Senhor, que tu libertas, até o fim, a todos os que te agradam.
17bb Agora, pois, ajuda-me, porque estou só, e não tenho ninguém senão tu, Senhor, meu Deus! 17cc Tu sabes que a tua serva tem abominado reclinar-se com os incircuncisos. 17dd Ó Deus, tu sabes que eu não tenho comido da mesa de suas maldições, nem bebido o vinho das suas libações. 17ee Tu sabes que, desde o dia de minha coroação, não tenho tido alegria senão somente em ti, Senhor. 17ff Tu sabes, ó Deus, que, desde o momento em que este traje passou por minha cabeça, eu o abomino como a um trapo imundo,
e não foi feliz o dia em que o revesti. 17gg Agora, vem em auxílio a esta órfã,
e inspira a palavra adequada à minha boca, diante do leão: torna-me graciosa a seus olhos e muda o seu coração, para que odeie quem nos ataca, para a perdição desse homem e dos que com ele consentem. 17hh E a nós, livra-nos das mãos dos nossos inimigos; converte o nosso luto em alegria e as nossas dores em salvação!

Palavra do Senhor. 

 Salmo - 137/138
Naquele dia em que gritei,
vós me escutastes, ó Senhor!

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos
e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,
porque fizestes muito mais que prometestes;
naquele dia em que gritei, vós me escutastes
e aumentastes o vigor da minha alma.

Estendereis o vosso braço em meu auxílio
e havereis de me salvar com vossa destra.
Completai em mim a obra começada;
ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
Eu vos peço: não deixeis inacabada
esta obra que fizeram vossas mãos!

Resultado de imagem para Mateus 7, 7-12
Evangelho - Mateus 7,7-12
Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai! 
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12.14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 7" Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto.
8 Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.
9 Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão?
10 E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente?
11 Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.
12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas".
Palavra da Salvação.


Reflexão

As três ações a que Jesus se refere neste Evangelho, pedir, procurar e bater expressam os nossos desejos e os nossos anseios interiores. Quem pede quer receber, quem procura quer encontrar e quem bate à porta, espera que lhe seja aberta. São também as “ações” que podem permear o teor da nossa oração junto ao Pai. São motivações para que possamos nos prostrar diante do Pai, confiantes na Sua misericórdia e no Seu auxílio. Pedi, procurai e batei, porque assim vos será dado, achado e aberto, nos recomenda Jesus. Com estas palavras de ordem e estas promessas Jesus nos dá a garantia de que os nossos pedidos têm valia diante de Deus. Portanto, pedi, procurai e batei, não são apenas uma sugestão de Jesus, mas, um imperativo! Pedir, procurar e bater é o mesmo que insistir e perseverar com fé, na oração. A fé é quem move a nossa oração nesta ação de pedir, buscar e bater. De acordo com o grau da nossa fé também alimentamos a esperança de que as coisas acontecerão no momento certo. Atrelada ao nosso pedido, à nossa busca, e à nossa insistência, precisa estar, porém, a nossa paciência e abandono em Deus. Muitas vezes não temos muita consciência do que pedimos, a quem buscamos e onde batemos e entendemos que, só o fato de pedirmos com fé já é suficiente para recebermos do Senhor tudo o que reivindicamos. Não paramos para refletir se, de fato, o que estamos pedindo, procurando e batendo com insistência é ou não um benefício para nós. Somente o Senhor sabe precisamente quais são as nossas reais necessidades. Muitas vezes, não recebemos, não encontramos e não alcançamos o que pleiteamos porque estamos pedindo para o mal. Podemos estar pedindo a Ele  algo que na nossa maneira de entender é pão, mas na concepção divina é como uma pedra que irá nos machucar. Ou então, achamos que pedimos peixe e não recebemos nada, porque, na realidade, estamos pleiteando uma cobra para nos picar. Somos mestres em desejar coisas que nos machucam ou situações das quais sairemos feridos (as), porém, Deus nunca nos dará nada que não seja bom para nós. Ele só deseja nos conceder graças e bênçãos para a nossa felicidade.  Na realidade o que o Pai almeja nos dar é o Seu Espírito Santo, e com Ele, todas as bênçãos que estão reservadas para nós. O Senhor deseja nos dar a vida em abundância que somente o Espírito Santo pode nos garantir. Portanto, pedir o Espírito Santo e desejar que a vontade de Deus se realize na nossa vida é o melhor que  podemos pleitear para nós. Não seremos decepcionados (as), pelo contrário, iremos entender que o Senhor tem os planos certos para realizar na nossa vida, nas horas certas. - Você tem pedido ao Senhor que realize os seus sonhos?  - Atualmente qual é o seu grande sonho?     Será que você tem sonhado e pedido a Deus o que é justo para sua vida? – É disso mesmo que você precisa?  - Você tem pedido o Espírito Santo? - Experimente fazer isto e veja os seus sonhos acontecerem!




Helena Serpa

Nenhum comentário: