terça-feira, 17 de abril de 2012

A VERDADE E O ENGANO.



         “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (Jo 8, 31-32).

         Quando a Sagrada Escritura foi escrita, muitas pessoas acreditavam que vários deuses habitavam a Terra e que eles – não as leis naturais – controlavam o Sol, a Lua, o tempo, a fertilidade e assim por diante. Mas os antigos profetas hebreus que serviam a Deus não pensavam assim. É claro, que eles sabiam que o Senhor Deus podia controlar diretamente a natureza e que tinha feito isso em certas ocasiões. (Josué 10,12-14; 2Reis 20,9-11). O Dr. John Lennox, estudioso de religião e professor de matemática na Universidade de Oxford, Inglaterra, disse que aqueles profetas “não precisaram deixar de acreditar que (deuses místicos) controlavam o Universo..., pelo simples fato de que eles nunca tinham acreditado nesses. O que os protegeu dessa superstição foi acreditar em Um Deus Verdadeiro, Criador do Céu e da Terra”.

          O renomado escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle perdeu filho, irmão, cunhado e sobrinho na Primeira Guerra Mundial. Aflito e desesperado, Doyle e sua esposa iam a sessões espíritas na esperança de entrarem em contato com o filho. Hoje, também, muitas pessoas consultam médiuns para conversar com parentes e amigos. Por quê? Porque tamanha é a ignorância dos ensinamentos bíblicos e científicos.

         Essa prática é uma terrível desobediência à ordem de Deus. “A evocação dos mortos o Senhor abomina” (Ler Dt 18, 9-13; Lv 19,31; 20,6).
O grande poeta e dramaturgo inglês Willian Shakespeare, em sua obra clássica O Mercador de Veneza, escreve de um modo monumental sobre a negação da verdade: “O mundo se ilude com ornamentos. Na lei, apelos nauseabundos e corruptos quando temperados por uma voz graciosa oculta a face da mal. Na religião quantos erros diabólicos por algum sóbrio cenho são abençoados e aprovados em textos que cobrem a podridão com belos ornatos”.

RELATIVISMO

Alguns afirmam que a verdade é o que é real ou possível dentro de um conjunto de valores, o que aponta para uma questão ideológica: para o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, a verdade é um ponto de vista e, portanto, impossível de ser definido de modo absoluto.
Grandes pensadores dissimulam e relativisam a verdade. No pluralismo de idéias eles chegam de mãos dados a terrina, no entanto, vazia.
É magistral a frase do dramaturgo e escritor brasileiro Domingos de Oliveira. Diz ele: “A única coisa que ainda escandaliza hoje em dia é a sinceridade”.
Ser honesto com a verdade, ser ortodoxo com o ensinamento do Evangelho de Cristo e ser fiel a Revelação Divina, é ser taxado de fundamentalista, fanático; mais do que nunca, o mundo precisa urgentemente desse escândalo chamado de: “VERDADE ABSOLUTA DE JESUS CRISTO”.

O BEM DA VERDADE

“Os que não se deixam vencer pela verdade serão vencidos pelo erro”.
Santo Agostinho de Hipona
Bispo e Doutor da Igreja

Quando a pessoa tem a verdade, tudo é definido corretamente. A verdade da Revelação Divina faz a pessoa ficar livre de todo o sistema fraudulento. Ficar com a verdade é a garantia de retidão, exemplo de dignidade e de vitória.
O conhecimento da verdade Cristã leva a pessoa a viver o testemunho de fé, a prática do amor e o estado de graça.
O sistema político, econômico, social e religioso quando se tornam corruptos é porque romperam com a verdade. O lucro é muito grande com a cultura da arte do engano. A verdade não vende. Ela não é lucrativa. A televisão, rádio, jornais, revistas e a internet não suportariam o mercado econômico sem a rede de mentiras e o teatro das ilusões e das fraudes.
Todo corrupto, ganancioso pelo amor do dinheiro, viciado pela luxúria, idólatra, materialista não tem parte com a verdade, ao contrário, são inimigos da verdade.
A vida de hipocrisia, ensinos falaciosos, demagogia política, sofisma religioso, pedagogia relativista e libertinagem moral, são repúdios a verdade do Evangelho de Cristo e apologia ao mal.
No sistema religioso quanto engano via a idolatria, a ambição pelo dinheiro por meio da teologia da prosperidade, a negação da doutrina da Santíssima Trindade, o engano da comunicação com os mortos e a intolerância de líderes radicais que boçalizam seus fiéis.
De todos os sistemas que faltam com a verdade, o religioso é o mais terrível. Porque está em jogo o futuro eterno da alma.
A religião é um lugar privilegiado para muitos crápulas se esconderem e alguns passam como santos. São três pecados terríveis desses informes: “depravação sexual, idolatria pelo dinheiro e o poder ditatorial.” O falso religioso é um verdadeiro apóstolo de Satanás. Antes da descoberta desse falso religioso – caso isso aconteça – o estrago é terrível. Fica para sempre na história dos escândalos.

CONLUSÃO

A mentira no sistema religioso passa como se fosse grande verdade. A Bíblia e o nome de Deus são usados como a mais poderosa ferramenta de manipulação e escravidão. Essa é a maior armadilha que o diabo usa para levar muitas almas à perdição eterna.
Quando não se vive à verdade de Jesus Cristo, a mentira é a regra para vida sem sentido.
O conhecimento da verdade cristã é o fator radical de libertação de tudo que é mortal e infernal.
A verdadeira missão do ser humano é seguir Aquele que é “Fiel e verdadeiro.” (Ap. 19,11).

Pe. Inácio José do Vale
Escritor e Conferencista
Professor de História da Igreja
Especialista em Ciência Social da Religião
E-mail:
pe.inaciojose.osbm@hotmail.com

Nenhum comentário: