sábado, 28 de abril de 2012

APRENDA A ESCUTAR.


Existem muitas barreias que impedem os seres humanos de encadear uma comunicação adequada e um encontro mais profundo com seus semelhantes. Uma destas barreiras e não querer “escutar”.
Diz a Palavra de Deus que nossa Mãe, Maria Santíssima, escutava a voz de seu Senhor e guardava todas as coisas em seu coração.

Poucas pessoas em verdade se atrevem a guardar silêncio e paz em seu coração! Há pessoas que aprendem a escutar, meditar e aprofundar o que Deus lhe disse, crescem em seu interior, se convertem em gigantes em conhecimentos e podem chegar a ser sabias. Os discípulos de Jesus chegaram a ser grandes mestres e pregadores, porque primeiro foram seguidores de Cristo e souberam escuta-lo.
O que escuta ama em silêncio e se faz parte da outra pessoa, guarda em seu coração um recinto sagrado onde convida essa pessoa com quem quer comunicar-se a repousar com ele e ali, interiormente em sua alma, o atende. O que escuta se converte em um homem de paz. O que aprende a escutar aprende também a respeitar a presença da outra pessoa.

O que escuta no dialogo a seu próximo, seja seu irmão, seu esposo ou esposa, seus filhos ou seu amigos, se faz mais humano. Essa pessoa chega a amar mais, porque compreende e conhece melhor os demais. Quando fala, sabe bem o que diz; porque primeiro escuta, medita em seu coração e logo expressa seus pensamentos e sentimentos. Uma maneira de fazer amigos de verdade consiste simplesmente em saber escutar. Quando o amor matrimonial esta esmorecendo, muitas vezes a causa é que não se estão escutando mutuamente.

Uma coisa é ouvir outra muito distinta e escutar. O que escuta de verdade de alguma forma esta amando, colocando o outro em uma situação que corresponde como ser humano e filho de Deus. Escutar não significa ter que estar sempre de acordo com a outra pessoa, mas aceita-la em suas diferentes manifestações. Assim, o outro se sente acolhido, querido e importante e se realiza uma pequeno, porém grande milagre de amor, um renascimento interior.

Algumas das barreiras que não permitem escutar e impedem a comunicação são:

Não querer comprometer-se É muito mais cômodo viver só, tranqüilo e sem preocupações. Comunicando-se e escutando alguma pessoa, se compromete a ser amigo, o qual pode implicar em amar e servir a essa pessoa e preocupar-se com ela.

Ter outros interesses – Existem pessoas que valorização seu negocio, seu dinheiro, sua roupa e muitas outras coisas materiais mais que as pessoas. Isso e muito triste quando se põem uma coisa ou um objeto material com um valor superior a de um ser humano.


Falta de paciência – A muitas pessoas lhes falta paciência e controle emocional para escutar. Existem pessoas que não tem um momento de paz e tranqüilidade para escutar, porque supostamente tem muitas outras coisas para fazer. No fundo é um mecanismo de defesa, uma forma de escapar da realidade.

Falta de compreensão – É necessário compreender que a outra pessoa é um ser humano, podendo ser sua esposa, seu esposo, seu pai ou sua mãe, seu filho ou filha, seu chefe, seu subalterno ou seu amigo. O que na verdade escuta entende que cada pessoa é um ser humano único. Essa pessoa é ALGUEM que tem algo importante para lhe comunicar, porque Ele é importante. Como tal, tem um mensagem a transmitir.

Por isso, insistimos que tentem aprende o bom e saudável habito de escutar. Escute a Deus e também a você mesmo, pois seus idéias e pensamentos mais profundos são importantes. Não se desvalorize. Anote suas idéias mais luminosas e faça um diário.

Deus o escuta sempre. Ele é seu melhor amigo e o compreende. O Senhor tem todo o tempo que você necessita e sempre está disponível para atende-lo. Tenha plena confiança em Deus, aproxime-se mais do Senhor orando muito, exponha tudo com suas próprias palavras. Fale com amor e fé é Ele o escutará e com Ele, você será invencível.






Mons. Rómulo Emiliani, c.m.f.

Nenhum comentário: