segunda-feira, 30 de abril de 2012

HOMILIA DIÁRIA - JESUS, O PASTOR VERDADEIRO


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 11, 1-18


IV SEMANA DA PÁSCOA*

(branco - ofício do dia)


Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 1Os apóstolos e os irmãos da Judéia ouviram dizer que também os pagãos haviam recebido a palavra de Deus. 2E, quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis que eram da circuncisão repreenderam-no: 3Por que entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles? 4Mas Pedro fez-lhes uma exposição de tudo o que acontecera, dizendo: 5Eu estava orando na cidade de Jope e, arrebatado em espírito, tive uma visão: uma coisa, à maneira duma grande toalha, presa pelas quatro pontas, descia do céu até perto de mim. 6Olhei-a atentamente e distingui claramente quadrúpedes terrestres, feras, répteis e aves do céu. 7Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro! Mata e come. 8Eu, porém, disse: De nenhum modo, Senhor, pois nunca entrou em minha boca coisa profana ou impura. 9Outra vez falou a voz do céu: O que Deus purificou não chames tu de impuro. 10Isto aconteceu três vezes e tudo tornou a ser levado ao céu. 11Nisso chegaram três homens à casa onde eu estava, enviados a mim de Cesaréia. 12O Espírito me disse que fosse com eles sem hesitar. Foram comigo também os seis irmãos aqui presentes e entramos na casa de Cornélio. 13Este nos referiu então como em casa tinha visto um anjo diante de si, que lhe dissera: Envia alguém a Jope e chama Simão, que tem por sobrenome Pedro. 14Ele te dirá as palavras pelas quais serás salvo tu e toda a tua casa. 15Apenas comecei a falar, quando desceu o Espírito Santo sobre eles, como no princípio descera também sobre nós. 16Lembrei-me então das palavras do Senhor, quando disse: João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo. 17Pois, se Deus lhes deu a mesma graça que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, com que direito me oporia eu a Deus? 18Depois de terem ouvido essas palavras, eles se calaram e deram glória a Deus, dizendo: Portanto, também aos pagãos concedeu Deus o arrependimento que conduz à vida! - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(41/42)


REFRÃO: Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

1. Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? - R.

2. Lançai sobre mim a vossa luz e fidelidade; que elas me guiem, e me conduzam ao vosso monte santo, aos vossos tabernáculos. E me aproximarei do altar de Deus, do Deus de minha alegria e exultação. - R.





Evangelho: João 10, 1-10



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 1Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. 4Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz. 5Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar. 7Jesus tornou a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. 9Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. - Palavra da salvação.
caolicanet.com


Homilia - Pe Bantu

Eu sou o BOM PASTOR! Jesus, quantas vezes os Teus contemporâneos Te perguntavam: Quem és Tu? E Tu foste dizendo: Eu sou… a Luz, o Caminho, a Verdade, a Vida, a Porta, o Bom Pastor. Já no Antigo Testamento, quando Moisés perguntava o que havia de dizer ao povo quem era Aquele que o tinha enviado, Tu respondeste simplesmente: Eu sou. Tu és – o Emanuel, o «Deus connosco»… És simplesmente, e estás. Também a mim Tu dizes: Eu sou… e marcas presença na minha pequena vida. Hoje dizes-me que és o meu Pastor, o Bom Pastor, Aquele que cuida de mim, que Se preocupa comigo, porque me ama.
O Bom Pastor CHAMA as suas ovelhas, uma a uma, PELOS SEUS NOMES. Nesta frase, lembro-me espontaneamente daquela cena no jardim, junto ao túmulo vazio, quando Maria Madalena chora porque não Te encontrava mais. Ao ver-Te não Te reconhecia – talvez também porque tivesse os olhos cheios de lágrimas e o coração fechado pela tristeza… Mas quando Tu pronuncias o seu nome: “Maria”, não havia mais dúvidas para ela.
Como será que foi a Tua voz, Jesus? Imagino-a suave, mas firme, cheia de ternura e compaixão, inconfundível no seu timbre. Jesus, Tu me chamas pelo meu nome. Chamaste-me um dia para um caminho especial – e eu disse o meu sim. Reconheci a Tua voz. Ela me atraía e me fascinava… Não fui capaz de Te resistir, embora me deixasses inteiramente livre… É esta a maravilha no Teu seguimento: não tiras a liberdade a ninguém. Até pelo contrário: queres libertar-me das minhas amarras, dos meus egoísmos, de tudo o que não me deixa ser livre para amar. Jesus, chamas-me, cada dia de novo, para dar passos nesse caminho e esperas o meu sim livre – sempre de novo…
Eu sou a PORTA... Aqui surge diante do meu olhar interior João Paulo II ao abrir o Grande Jubileu do ano 2000 com o gesto simbólico tão significativo da abertura da Porta Santa. Jesus, Tu mesmo disseste que ninguém podia ir ao Pai senão por ti, ou seja, sem aderir a Ti pela Fé. Quem quiser entrar na Tua Família – a Igreja – só o pode fazer por Ti que és o «Irmão mais velho».
Neste momento, quisera agradecer aos meus pais que me levaram a passar pela porta do Baptismo para entrar na Tua Família, Jesus. Considero-o a maior das graças da minha vida: ser filha de Deus! Contigo, Jesus, poder chamar a Deus «meu Pai», «nosso Pai»! Poderá haver algo mais belo? És Tu quem me abre a porta do caminho ao Pai, e, simultaneamente, Tu mesmo és a porta. E afirmas: Se alguém entrar por mim estará salvo … e achará pastagem. Só em Ti e por Ti, encontrarei a verdadeira felicidade, a realização total do projeto que o Pai traçou para a minha vida, a plenitude.
Mas não basta ainda. Queres que eu ajude a muitos outros a encontrar-Te a Ti como porta de acesso ao Pai. Queres que eu me ponha no papel de «porteira» a indicar onde estás Tu, a verdadeira porta e a levá-los até lá. Porque vieste para todos e queres ser porta para todos, não apenas para alguns.
O Bom Pastor DÁ A SUA VIDA pelas ovelhas. Jesus, Tu deste a Vida por mim, sofreste os horrores da Tua Paixão, para que eu pudesse ter parte na Tua Vida divina. Quantas vezes sou aquela «ovelha desgarrada» que se perde algures, longe dos Teus caminhos!? Quantas vezes fecho-me em mim própria e não escuto mais a Tua voz a chamar-me!? Quantas vezes fico presa nas «teias» de tantas coisas superficiais que me querem fascinar e desviar do Teu caminho de libertação e de salvação!? E, no entanto, sempre de novo vais à minha procura. Deixas as outras 99 para ir em busca da que se perdeu. Dás a vida por cada uma das Tuas ovelhas, num Amor tão pessoal e incondicional, como se as outras todas não existissem.
Eu vim PARA QUE TENHAM A VIDA e a tenham EM ABUNDÂNCIA. Esta frase poderia resumir toda a Tua vida: Vieste a este nosso mundo tão cheio de fragilidades e de morte para nos dar a Vida verdadeira. Quiseste assumir a nossa condição humana – e até a morte – e assim abrir-nos o caminho para a Vida, e Vida «em abundância», ou seja, Vida que não tem mais fim, Vida eterna.
Jesus, Bom Pastor, creio que também hoje continuas a cuidar das Tuas ovelhas, do Teu rebanho. Também hoje, Tu chamas as Tuas ovelhas, cada uma pelo seu nome. Também hoje, Tu esperas o meu sim livre e generoso para Te seguir. Aceita a vida e o sim renovado de todos os que Tu, um dia, chamaste. Recebe também os questionamentos e as dúvidas dos que Te querem seguir. Mergulha no mar da Tua misericórdia as fragilidades dos que se perderam do Teu caminho. Mas acima de tudo peço-Te: Jesus, continua a ser o Bom Pastor da Tua Igreja!

Nenhum comentário: