quinta-feira, 19 de abril de 2012

LITURGIA DIÁRIA - QUEM CRÊ NO FILHO DE DEUS TEM A VIDA ETERNA


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 5, 27-33


II SEMANA DA PÁSCOA

(branco - ofício do dia)


Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, os guardas 27Trouxeram-nos e os introduziram no Grande Conselho, onde o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: 28Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina! Quereis fazer recair sobre nós o sangue deste homem! 29Pedro e os apóstolos replicaram: Importa obedecer antes a Deus do que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. 31Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. 32Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem. 33Ao ouvirem essas palavras, enfureceram-se e resolveram matá-los. - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(33)


REFRÃO: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

1. Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios. - R.

2. Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele. - R.

3. O Senhor volta a sua face irritada contra os que fazem o mal, para apagar da terra a lembrança deles. Apenas clamaram os justos, o Senhor os atendeu e os livrou de todas as suas angústias. - R.

4. O Senhor está perto dos contritos de coração, e salva os que têm o espírito abatido. - R.

5. São numerosas as tribulações do justo, mas de todas o livra o Senhor. - R.





Evangelho: João 3, 31-36



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 31Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos. 32Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho. 33Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. 34Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas. 35O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas. 36Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu

O Evangelho de João, de maneira admirável, une a didática, a poética e o simbolismo. Recorrendo freqüentemente à repetição dos temas e palavras-chave principais da revelação de Jesus, seu Evangelho apresenta um vocabulário bem mais reduzido do que os Evangelhos sinóticos.
Neste texto de hoje, a partir das oposições céu e terra, crer e não crer, são afirmadas a originalidade e a autenticidade do testemunho de Jesus em revelar a Boa-Nova de Deus. Aquele que vem do céu, Jesus, foi enviado para anunciar as palavras de Deus e dar o espírito sem medida. Ele está acima de todos. Quem é da terra, sejam profetas, discípulos ou adversários, só entende segundo suas tradições terrenas. Jesus, enviado por Deus, fala das coisas do céu. Porém, ele dá o espírito sem medida, que inspira a fé e a compreensão das coisas do alto.
O auge da revelação é o dom da vida eterna a todo aquele que crê em Jesus, Filho de Deus. E a vida eterna é conhecer a Deus (17,3), no amor fraterno vivido em comunidade, na missão de resgatar a vida e a dignidade humana no mundo.
No texto de hoje, se apresenta uma clara diferença entre o que vem e fala da terra, e o que vem e fala do céu. Jesus inclui muito bem o que fala da terra, que está limitado pelas condições humanas que o geraram, e o que vem do céu, como é a proposta que ele encarna e que conta com a aprovação, o respaldo e a intervenção do próprio Deus.
O evangelho acentua que quem age sob a vontade de Deus está no céu, e não pode compactuar com quem tem sua consciência identificada com outro tipo de interesses contrários à vontade de Deus. São esses os interesses de nossa consciência, que mostrarão se a união com o Pai é autêntica e geradora de vida eterna.
Jesus foi o único que veio do céu e o primeiro que subiu ao céu. Ninguém antes havia ido para lá. E, quando veio do céu, pela Sua Morte e Ressurreição, Jesus abriu para nós a sua porta. No entanto, só poderá entrar no céu quem acredita que Jesus desceu do céu para inaugurar o seu caminho para nós.
Com efeito, só Jesus pode falar conforme as palavras de Deus para nós e somente Ele dá testemunho do que viu e ouviu do Pai.
Aparentemente parece ser complicado o entendimento disso, mas Deus nos dá Seu Espírito Santo sem medidas e é Ele quem nos esclarece as coisas santas. Tudo se torna mais simples quando paramos de raciocinar e acreditamos no que Jesus nos diz: “Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna e aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida!” Aí então, nós começaremos a “enxergar” as coisas do céu. A vida eterna começa aqui para aquele que cultiva no seu coração a percepção das coisas santas, dos mistérios de Deus. Quanto mais nos aprofundamos no conhecimento de Deus, mais nós nos apropriamos das realidades do céu e começamos a viver a vida eterna, portanto, a fé em Jesus nos abre a porta do céu.
Nossa comunidade deve saber identificar as duas classes de consciências pelas quais o ser humano pode optar: a terrena – limitada, condicionada pelo poder – ou a do céu – livre, comunitária, comprometida. Estes dois pólos de consciência expressam realmente os elementos com que cada uma se identifica: uma com a busca de interesses individuais, e a outra com a criação de uma sociedade igualitária em direitos e humanizada.
Como você encara a realidade do céu? Você consegue perceber quando o céu se abre na sua vida? Como você tem vivido mais: no corpo ou no espírito? O que predomina em você: o céu ou a terra? Pense um pouco sobre isto e peça ao Espírito Santo que revele a você os Seus mistérios. O que vem do alto pode ser chuva, um trovão, um raio, a luz do sol, um meteoro e um avião etc. Mas se a pergunta for: Quem vem do alto? A resposta é única: é Jesus Cristo o Filho de Deus. Ele é único, é superior a todos os seres. Ele desceu do céu para atrair a todos. Os seres terrenos, que temos pensamentos terrenos somos inferiores.
É somente ao nos “enxertarmos” nele que seremos superiores o pior nisso tudo é que alem de sermos inferiores, achamos que podemos tudo, que somos maiores que não precisamos de Jesus Cristo, o único caminho para a vida superior. Ele é o único caminho, sem Ele nada podemos fazer. Vamos nos converter? Vamos buscar mais as coisas do alto?
Pai, faze-me dócil e acolhedor diante do testemunho de Jesus que nos revela a tua Palavra, empenhando-me a levar cada ser humano a entrar em profunda comunhão contigo. Senhor Jesus tirai-nos desse apego exagerado às coisas da terra. Ajudai-nos a buscar mais as coisas do céu.

Nenhum comentário: