quinta-feira, 19 de abril de 2012

O SANTO TERÇO - CARTA DA IRMÃ LÚCIA(vidente de Fátima) A RESPEITO DA PODEROSA ORAÇÃO

Carta da Irmã Lúcia a MadreMartins, que foi sua companheira no noviciado em Tuy. Ao que parece ela respondia sobre uma possível “abolição” ou falta de importância do Santo Terço. Leia e veia a sabedoria e a inspiração do Espírito Santo nesta bem aventurada que se doou por inteiro a Deus, desde sua infância.
(Negritos nosso)
***
 
 
 
 
 
 
J.M.J.T. – Coimbra, 16-9-70
Querida Madre Martins
Pax Christi
Quanto ao que me diz da reza do Terço, é uma grande pena, porque a oração do Rosário ou Terço é, depois da Sagrada Liturgia Eucarística, a que mais nos une com Deus pela riqueza das orações de que se compõe, todas elas vindas do Céu, ditadas pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.
A glória que rezamos em todos os mistérios foi ditada pelo Pai aos anjos, quando os enviou a cantá-la junto do Seu Verbo recém-nascido, e é um hino à Trindade.
O Pai-Nosso foi-nos ditado pelo Filho, e é uma oração dirigida ao Pai.
A Ave-Maria é toda ela impregnada de sentido trinitário e eucarístico: As primeiras palavras foram ditadas pelo Pai ao Anjo, quando o enviou a anunciar o mistério da Encarnação do Verbo: “AVE-MARIA CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONVOSCO”. Sois cheia de graça porque em Ti reside a fonte da mesma graça, é pela tua união com a Santíssima Trindade que Tu és cheia de graça.
Movida pelo Espírito Santo, disse Santa Isabel: “BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES, E BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE JESUS”. Se sois bendita, é porque é bendito o fruto do vosso ventre, Jesus.
A Igreja também movida pelo Espírito Santo, acrescentou: “SANTA MARIA MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES, AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE”. Isso é também uma oração dirigida a Deus através de Maria. PORQUE SOIS MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS. É oração trinitária, sim, porque Maria foi o primeiro Templo vivo da Santíssima Trindade: “O ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE TI. O PAI TE COBRIRÁ COM A SUA SOMBRA. E O FILHO, QUE DE TI NASCER, SERÁ CHAMADO O FILHO DO ALTÍSSIMO”.
Maria é o primeiro Sacrário vivo, onde o Pai encerrou o Seu Verbo. O seu Coração Imaculado é a primeira Custódia que O guardou, o seu regaço e os seus braços foram o primeiro altar e o primeiro trono sobre o qual o Filho de Deus feito Homem foi adorado; aí o adoraram os Anjos, os pastores e os sábios da terra. Maria é o primeiro Sacerdote que tomou nas mãos puras e imaculadas o Filho de Deus, O conduziu ao Templo para oferecê-Lo ao Pai como vítima pela salvação do Mundo.
Assim a oração do Terço é, depois da Sagrada Liturgia Eucarística a que mais nos traz ao espírito os mistérios da Fé, da Esperança e Caridade. Ela é o pão espiritual das almas; quem não ora definha e morre. É na oração que nos encontramos com Deus, e é nesse encontro que Ele nos comunica a Fé, a Esperança e a Caridade, virtudes estas sem as quais não nos salvaremos.
O Terço é a oração dos pobres e dos ricos, dos sábios e dos ignorantes; tirar as almas esta devoção, é tirar-lhes o pão espiritual de cada dia. Ela é a que sustenta a pequenina chama da fé que ainda todo se não apagou em muitas consciências. Mesmo para aquelas almas que rezam sem meditar, o simples ato de tomar o Terço para rezar é já um lembrarem-se de Deus, do sobrenatural. A simples recordação dos mistérios em cada dezena é mais um raio de luz a sustentar nas almas a mecha que ainda fumega.
Por isso o demônio lhe tem feito tanta guerra! E o pior é que tem conseguido iludir e enganar almas cheias de responsabilidades pelo lugar que ocupam... São cegos a guiar outros cegos... E querem apoiar-se no Concílio, e não vêem que o Sagrado Concílio ordenou que se conservem todas as práticas que no decorrer dos anos se vêm praticando em honra da Imaculada Virgem Mãe de Deus, e que a oração do Santo Rosário ou Terço é uma das principais a que, em face do ordenado pelo Sagrado Concílio e pelo Sumo Pontífice, estamos obrigados, isto é, devemos conservar.
Eu tenho uma grande esperança de que não virá longe o dia em que a oração do Santo Rosário e Terço seja declarado oração litúrgica, sim porque toda ela faz parte da Sagrada Liturgia Eucarística. Oremos, trabalhemos, sacrifiquemo-nos e confiemos que “POR FIM, O MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ!”
Lúcia, i.c.d.
Ps: ùltima frase remete ao que Nossa Senhora disse nas aparições aos três pastorinhos.

***

Nenhum comentário: